segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

A BANALIZAÇÃO DA VIDA


Nos idos de 1970, com apenas 11 anos de idade, devido a certas circunstâncias*, fui obrigado a estudar em Natal, capital norte­rio-grandense e lá quando me perguntavam de onde eu era, vez por outra servia de chacota, quando respondia que era de Itaporanga.Muitas foram às vezes que ouvia: Misericórdia. É da terra onde matam um na sexta e, deixam já, um outro amarrado, para morrer no sábado. Triste fama, lamentável notoriedade para uma cidade de povo tão hospitaleiro. 

O pior, é que, tinha no fundo, no fundo, um pouco de verdade, lembro-me ainda que, na época, a minha mãe, geralmente, me prendia em casa nos dias de sábado. Tinha-se como certo, a morte de alguém. Mas para quem era de fora, não dava para saber que aqui havia uma “rixa” muito grande entre duas famílias e os assassinatos, eram por eles justificados, como vingança. 

O tempo foi passando, os valentes foram morrendo e a nova geração procurou a paz, em vez da guerra. A má fama foi caindo no esquecimento, até chegarmos a ouvir que Itaporanga era uma cidade muito pacata; que a exemplo das festas de São Pedro, com um “ajuntamento” de gente daqueles, no final de três, quatro dias de festa, o plantão policial, registrava apenas algumas prisões por bebedeira. Isto não faz parte de um passado distante. 

Hoje, a nossa comunidade passa a assistir, indignada, o aumento galopante da violência urbana. Violência em todos os níveis: homicídios, assaltos constantes, roubos, destruição do patrimônio público, crimes hediondos, e por aí vai. Será que a profecia de Nego Chiêta, esta se cumprindo? Quando no disco Canta Itaporanga, em sua música ele cantava: “tudo isto é cidade grande...” Não. Alguma coisa está errada. 

Não quero aqui julgar ninguém nem tampouco lhes atribuir culpa. Mais creio, muito dela é da instituição quase falida - a família - célula mãe da sociedade. Um outro fator preponderante é a educação, sem deixar de contar também, com os valores morais. 

Tu pai, já parou para pensar, que tipo de amor estás a dar a teu filho? Às vezes o adolescente em vez de luxo e conforto, necessita, mais de carinho. Já procuraste saber qual a educação que teu filho está a receber? Em quais companhias ele está a se envolver? Muitas das respostas a estas duas perguntas é: “Meu filho estuda nos colégios mais caros e só tem amizade com os filhos de fulano”... Certo! Conheces bem fulano, mas será que ele, como tu, conheces os filhos? E, já questionaste alguma vez, que valores morais estás a passar para teus sucessores? Será que foi em vão, a morte do filho de Deus? 

Sempre afirmo que sou atoa, não ateu. A nossa juventude carece urgentemente de ver, ou até que lhes seja mostrado, que, “a nossa vida (não) é um carnaval”. Não estou aqui a fazer propaganda de nenhuma igreja, mas, nossos pupilos, precisam acreditar em Deus, precisam procurar, ao menos conhecer os Dez Mandamentos e seguir ao menos os dois primeiros. Pegando carona no amigo Reynolds, “Pensem nisto! Mais pensem agora”. 

A tragédia que se abateu neste último fim de semana, destroçou duas famílias itaporanguenses, duas, famílias pobres, duas famílias simples, porém, duas famílias cujos chefes, não têm esta índole. É inconcebível que um jovem de apenas 27 anos de idade, tenha sua vida ceifada em um crime covarde, praticado por um amigo, que premeditamente o convidou para a “farra”. Eis o resultado. 
  • Damião Alves da Silva, apelidado de Banga - Enterrado.
  • Jocélio Soares Nôbrega - Desterrado. 
  • As famílias de Seu Dionésio e Paulo Soares -Inimigas. 


Motivo: Simplesmente a Banalização da Vida. A ausência D’Ele no coração! 

***


E Deus Criou o Homem 
Quando Deus criou o homem colocou-o no Paraíso... Adão se sentindo muito só, em prece pede a deus uma companheira. 
Deus, muito benevolente, faz Adão dormir, tira dele uma costela e faz da costela a mulher. 
Adão ficou e viveu muito contente até cometer o pecado. Deus então chamou os dois a sua presença, olhou então pra Adão e disse: Adão. Tu vais pagar o teu pecado, com o suor do teu rosto! - Daí nasceu o Trabalho. 
Virou-se para Eva e falou: Eva. Vais pagar o teu pecado, com o sangue do teu corpo! - Aí nasceu o Crediário. 
E, deste dia até hoje, a mulher vem pagando em “módicas” prestações mensais... 


A PAZ QUE O MUNDO PRECISA


A violência eliminou: 

Gandhi, 
John Lennon, 
Martin Luther King. 
Destruiu crianças inocentes, 
Jovens sonhadores, 
Separou famílias 
E só trouxe dor e revolta... 

É preciso eliminar a violência 
Não só das guerras, 
Mas também dos Corações. 
É uma cruel violência 
A falta da escola, 
O pobre não ter direito à moradia, 
A criança não ter sobrenome, 
A Saúde fazer adoecer 
E o salário ser de fome... 
O envio de mísseis sobre nações 
E a má distribuição de renda 
São diferentes formas da violência. 

Quem quer promover a Paz 
Respeita o Próximo, 
Luta pela Igualdade, 
Perdoa ao que ofende 
E age com Solidariedade... 

A violência é eliminada 
Quando há Justiça para todos; 
Quando Deus está nos corações 
E a dignidade é restaurada. 

Vamos respeitar o ser humano 

E agir com o Amor Restaurador 

Vamos eliminar as armas 
E em cada canto plantar uma flor... 
Eu quero a paz no mundo, 

Mas não a Paz que vem da agressão 
E nem do silêncio da covardia. 
Quero a Paz que vem dos corações, 
Que se entendem pelos laços do amor, 
Que gera vida e Fraternidade, 
Que une os que pensam diferente 
E que nos faz sermos tratado como Gente... 

Trabalhando pela paz, penso que faremos um mundo melhor, com mais amor... Eu e Você... 

Tentemos pelo menos, cada um fazendo um pouco, no final, somando-se os esforços o mundo será um lugar bem melhor para deixarmos aos nossos filhos... Vamos começar... Já!!! 

Amo você... amo sua alma pacifica... 
Com muita Paz. 
Com muito Amor. 
Faça algo pela PAZ! 

Do livro: Agnaro Pati

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More