segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Correio apronta mais uma sacanagem e deixa proprietário de blog indignado

Veículos do grupo de comunicação desrespeitam direito autoral, mas esse não é o único crime


Dizer que o Correio não respeita o direito autoral parece café pequeno para um grupo dado ao cometimento de tantos crimes, e não apenas de expressão: desrespeito aos direitos humanos e ao Estatuto da Criança e do Adolescente e uso de concessões públicas (rádio e TV) para a defesa de interesses político-pessoais dos seus proprietários, um dos quais, inclusive, manchou recentemente uma cadeira do Senado com um assento biônico, são alguns dos graves pecados do dito Sistema Correio, que se alimenta e cresce exatamente das imundices: desde os pedaços de cadáveres que sua televisão mostra aos acordos escusos que seus microfones escondem.

Mas para um grupo que anoiteceu com José Maranhão (PMDB), o derrotado, e amanheceu de braços dados com seu opositor, Ricardo Coutinho (PSB), o vitorioso, e que agora também defende com unhas e dentes aquele em quem tanto cuspiu, Cássio Cunha Lima (PSDB), parece simples apropriar-se de um texto alheio e publicar como seu ou dar as referências autorais incorretas ou incompletas.

O grupo que expõe e ridiculariza pobres presos e menores apreendidos, em um desrespeito flagrante aos direitos humanos e ao código do menor, parece não ter limite: alguns dos seus profissionais, especialmente do veículo impresso e do site, não querem ter trabalho nem despesa na apuração dos fatos do interior e apropriam-se de notícias e imagens da imprensa microrregional sem lhe dar o devido crédito autoral, o que é uma falha ética e um descumprimento da lei.

Vários textos da Folha, por exemplo, apareceram no Correio sem a necessária referência autoral e, mais recentemente, o site do grupo reproduziu uma matéria e foto exclusivas do funcionário público Paulo Rainério Brasilino, dono do blog Portal do Vale, de Itaporanga, sem apontar a correta autoria, o que deixou o autor indignado.

A matéria foi sobre uma apreensão de maconha na cadeia de Itaporanga no dia 1º de julho: o site fotografou e divulgou com exclusividade o fato e, apesar disso, teve o seu nome excluído da referência autoral, o que é uma infração passível de processo criminal e cível. “E esse tipo de coisa parte de um site que se diz ético e de credibilidade, mas divulga uma matéria sem fazer referência ao verdadeiro autor do texto e da imagem”, lamentou Rainério, que é um dos pioneiros do Sertão na produção de sites noticiosos, em contato com a Folha (www.folhadovali.com.br).

Na mesma linha torta do Correio, seguem alguns blogs do Vale, insistentemente desrespeitando o direito autoral: eles copiam e colam matérias da Folha, por exemplo, mas modificam o texto, suprimindo a referência autoral constante no corpo da notícia, o que é um abuso, além de crime. Apropriam-se gratuitamente do conteúdo, mas escondem o endereço correto do site de onde extraíram a matéria, numa demonstração de arrogância, mesquinhez e arbitrariedade. Foto: Correio desfigura direito autoral.

Publicado pelo Folha do Vale em 03-07-2011

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More