sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Pedro Pinto lembra da importância de Terezinha Óton para Boa Ventura

Recentemente Boa Ventura perdeu uma filha querida: a compositora do hino do município, a senhora Terezinha Oton. E como lembrou muito bem ao blog o senhor Pedro Pinto, ela era inteligente e sensível à arte e à cultura.

De acordo com o ex-prefeito, Boa Ventura Foi emancipada no ano de 1961, mas até o seu segundo mandato, ninguém tinha ainda despertado o interesse de festejar e nem criar uma música em homenagem a independência do município.

No ano de 1973, Pedro Pinto assumia a prefeitura e tinha nomeado Terezinha Oton para o cargo de tesoureira, assim como o fez em seu primeiro mandato, em 1965. “Então, como ela era inteligente e voltada muito à cultura, conversamos sobre festejar o dia da cidade com muita festa, e ela de pronto aceitou, bem como pensar em escrever um hino para essa festa”, disse Pedro ao blog.

Desafio lançado, Têca, como era carinhosamente chamada, preparou uma grande festa, juntamente com dona Paula Cordeiro e outras senhoras da comunidade, bem como apresentou a letra do novo hino de Boa Ventura ao então prefeito, que gostou e oficializou como sendo a composição da terra.

Pedro Pinto contou que foram muitos dias de festa e que era para descontar os anos que se passaram sem ser festejado. “Foi uma programação muito boa, com jogos de futebol, vaquejada, festa no prédio de seu Abraão Diniz e outras atividades”, lembrou.

Alguns anos atrás o jornalista Delcides Brasileiro publicou no folhadovali a seguinte matéria em homenagem a Terezinha Oton:

A autora do hino de Boa Ventura 50 anos depois da histórica composição

Neste dia primeiro de dezembro, data em que Boa Ventura comemora 50 anos de emancipação política, e a Prefeitura agendou uma programação festiva para comemorar a data, merece destaque a senhora Terezinha Oton de Carvalho, 84 anos de idade e autora do hino oficial do município, composto à véspera da publicação do ato de independência político-administrativa boaventurense, em 1962, assinado pelo então governador Pedro Moreno Gondim.

Nascida em Princesa Izabel, veio ainda pequena para Boa Ventura, onde, juntamente com os pais e irmãos, cresceu e plantou amizades, com seu jeito peculiar de cativar as pessoas. Ainda jovem e atraída pela magia da representação, e incentivada pelo seu professor Lindolfo Ramalho, um italiano dotado de sabedoria, deu alguns passos como atriz, contracenando em várias peças de teatro, escrita pelo seu estimado professor, com exibições sempre em frente à pequena igreja católica da época. “Lembro-me muito bem que cheguei a fazer um par romântico com Cláudio Arruda, que anos depois seria o primeiro prefeito eleito em nossa cidade. Era uma época muito boa, inocente e pacata”, recorda.

“Vivi o clima de emoção dos moradores quando da expectativa das notícias da capital dando conta da nossa emancipação, e nessa alegria sentida pelos moradores da vila de São Boa Ventura, com muita felicidade comecei a compor uma música em homenagem a minha terra de coração, que daí em diante tornou-se o hino do município, cantado por todos daqui até os dias atuais. No dia do anúncio oficial, teve uma grande festa e todos se abraçavam emocionados, ao som da homenagem que fiz” diz ela.

Terezinha Oton conta que ocupou alguns cargos importantes na administração municipal, como o de tesoureira em duas ocasiões, bem como a função de servidora responsável pela Junta Militar no município, até se aposentar em 1990. Em várias ocasiões, ela foi homenageada pela população e autoridades, pelo carisma e emoção ao transmitir em forma de música um resumo da história do município.

Hino de Boa Ventura:

Letra e Música – Terezinha Otto de carvalho 
Data da Composição – 02 de dezembro de 1973

Boa Ventura, teu nome é glória no porvir
Teu povo bravo,
Presta homenagem hoje a ti
No teu passado,
Com harmoniosa tradição
Tiveste assim Boa Ventura,
A tua heroica fundação
Boa Ventura, Foste a República da Estrela
Um fato histórico,
Em nossa terra assim ficou
Nos orgulhamos
E exaltamos a bravura
Do Coronel Zuza Lacerda
Que a Republica aqui fundou
Hoje teus filhos, comemora com emoção,

A data magna
Da tua emancipação
Torrão bendito
Que a todos nós vistes nascer
A te queremos até morrer
Com muito amor e gratidão

Congratulamos a esta terra estremecida
Boa Ventura tão querida
Recebe a nossa saudação.

Lei Orgânica de Boa Ventura

Site Oficial


Hino de Boa Ventura




Delcides.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More