sábado, 7 de fevereiro de 2015

Itaporanga comemorou seu aniversário de 149 anos em grande estilo

(Centenas de pessoas lotaram a Avenida Getúlio Vargas / Foto: Assessoria)

Neste 09 de janeiro de 2014 a cidade de Itaporanga comemorou 149 anos de emancipação política. A então chamada Vila de Misericórdia foi emancipada no dia 11 de dezembro de 1863, através da Lei Provincial 104, desligando-se definitivamente de Piancó, mas a sua instalação oficial só ocorreu em 09 de janeiro de 1865.

Em 1938, a cidade passou a chamar-se Itaporanga, que em tupi-guarani significa “Pedra Bonita”, isso por força de um Decreto-Lei estadual n° 1164, quando era interventor do município, o Dr. Praxedes Pitanga. E em mais um aniversário, a rainha do Vale do Piancó tem muitos motivos para comemorar, tendo em vista os grandes avanços nestes últimos anos e muitos outros que estão por vir.

As comemorações dos 149 anos de Itaporanga tiveram início logo nas primeiras horas da manhã da última quinta-feira, 09, com o desfile da Banda Filarmônica Cônego Manoel Firmino pelas principais ruas da cidade. Logo depois houve o hasteamento das bandeiras do município, do estado da Paraíba e do Brasil na praça João Pessoa, que fica em frente à sede do poder executivo municipal, ocasião esta que contou com as presenças do Prefeito Audiberg Alves, a primeira-dama Naura Ney, a vice-prefeita Thaís Rodrigues, do major Jurandy Pereira comandante do 13º BPM, e do Dr. Ridelson Farias de Souza professor coordenador do IFPB, além da presença de outras autoridades e munícipes. Após esta solenidade, houve uma missa em ação de graças celebrada na Igreja Matriz N. Senhora da Conceição.

(Hasteamento das bandeiras / Foto: Assessoria)

(Missa em ação de graças celebrada na Igreja Matriz N. Senhora da Conceição / Foto: Assessoria)

Dando prosseguimento à programação festiva pelos 149 anos do município, o prefeito Audiberg Alves, juntamente com toda sua comitiva, fez a inauguração da Academia da Saúde, instalada na praça Dr. Balduíno de Carvalho, que teve sua reforma concluída nesta gestão, onde estiverem presentes a secretária de saúde Aparecida Alves e familiares do médico cuja praça em homenagem leva o seu nome.

(Solenidade na praça Dr. Balduíno de Carvalho / Foto: Assessoria)

(Estátua do Dr. Balduíno de Carvalho / Foto: Assessoria)

(Inauguração da Academia da Saúde, instalada na praça Dr. Balduíno de Carvalho / Foto: Assessoria)

(Praça Dr. Balduíno de Carvalho revitalizada / Foto: Assessoria)

O prefeito, já na sede do poder executivo municipal, recebeu o governador Ricardo Coutinho e o deputado federal Wilson Filho, que discursaram parabenizando a gestão do prefeito e a passagem de mais um aniversário de Itaporanga. O prefeito Audiberg disse sentir-se muito honrado em ser prefeito de sua cidade e poder contribuir para os avanços de que a cidade precisa para desenvolver-se cada vez mais, e em seguida passou a assinar ordens de serviço e de licitação de novas obras que irão beneficiar a população itaporanguense, como investimentos na educação e a construção do matadouro público, grande anseio dos itaporanguenses. Na oportunidade foi apresentada a equipe da SITTRANS (Superintendência Itaporanguense de Transportes e Trânsito), que começará a operar no município sob a responsabilidade do secretário Alan Cloves.

(Prefeito assina ordens de serviço e de licitações de novas obras / Foto: Assessoria)

(Projeto do Matadouro Público / Foto: Assessoria)

(Governador Ricardo prestigia a cidade de Itaporanga / Foto: Assessoria)

(Equipe da SITTRANS / Foto: Assessoria)

Durante a tarde houve uma maratona promovida pela prefeitura como incetivo ao esporte, onde atletas amadores das classes infanto-juvenil e adulto puderam disputar troféus e prêmios em dinheiro da primeira até a terceira colocação.

(Vencedor da Maratona na categoria Infanto / Foto: Assessoria)

(Vencedor da Maratona na categoria Adulto / Foto: Assessoria) 

A festa social promovida pela Prefeitura Municipal de Itaporanga teve início no começo da noite, onde grandes lideranças políticas regionais e a nível de estado vieram prestigiar o evento, assim como as centenas de pessoas lotaram a Avenida Getúlio Vargas e puderam se divertir a noite toda e madrugada adentro onde puderam ver passar pelo palco as bandas SOM DE DEUS, WESLEY DOS TECLADOS E CHAMEGO BOM, SAULO E FORRÓ DA LAMPARINA, MAGNÍFICOS E FORRÓ DO BOM. Foi assim, em grande estilo que Itaporanga comemorou mais um aniversário.

(Prefeito Audiberg, Governador Ricardo e secretários de Estado / Foto: Assessoria)

(Vice-prefeita Thaís Rodrigues e familiares / Foto: Assessoria)

(Diretor da AESA Chico Lopes / Foto: Assessoria)

(Deputado Federal Wilson Filho / Foto: Assessoria) 

PARABÉNS ITAPORANGA PELOS SEUS 149 ANOS!

Publicado pelo Portal Pedra Bonita em 11 de janeiro de 2014

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More