sábado, 7 de março de 2015

Itaporanga


Olá minha querida Itaporanga, estou aqui pra lhe falar algumas palavras, algo que está formigando o meu juízo. Venho falar com você, sei que já é uma Senhora, de maneira que lhe respeito, vou respeitosamente chamá-la assim.

Quero lhe dizer que lhe admiro, reforçando, pois sou seu filho; um filho sertanejo, paraibano, nordestino e brasileiro. Por reconhecer que é uma Senhora trato como merece e a estimo muito, pois guarda meu umbigo enterrado em seu solo, embora já decomposto. A Senhora abrigou um dos meus troncos genéticos, o Senhor Alexandre Gomes da Silva – um dos colonizadores que lhe criou. Vou lhe confessar: ser seu filho não foi tarefa fácil, como de fato não o é; tive que enfrentar muito desafios, enfrentar seu clima, as vezes sua escassez de água, a fonte da vida; mas isto é o que me estimula, faz sentir-me um nada e ao mesmo tempo um forte somente para encarar dificuldades, porque é um prazer, pra mim, vencer desafios. Vou acrescentar algo mais, que me faz aumentar a minha estima: a Senhora abrigou algumas pessoas, também filhos seus, que reforça a minha consideração: os meus avós Pedro Doma de Alexandria, o Seu Doma, Adauto Herculano dos Santos, Seu Peixinho e as esposas destes patriarcas com muita dignidade como também o meu pai Senhor Francisco Gomes de Alexandria todos “in memoriiam”. Abriga também aí em seu solo a minha mãe social e genética com muito respeito, muita dignidade: Dona Marina Herculano de Alexandria, Dona Marina. Abrigou e abriga muitas pessoas que tenho consideração, os habitantes dessa cidade, os lutadores, os dignos, os honestos, os abnegados com os desafios, os alegres e festeiros, os vaidosos: é meu povo é muito vaidoso – se for pecado que Deus nos perdoe - mesmo nas piores situações, pois seus filhos são alegres, guerreiros, lutadores, festeiros, trabalhadores sem generalização, salvo as exceções. 

Gostaria de lhe falar que a Senhora possui muitos filhos, e muitos filhos brilhantes, e quando falo de filho; não é só filho nascido do seu ventre não; são outros filhos por adoção, pois mãe não é só mãe que pare, mas a mãe que adota também. 

Hoje seu filho é um alagoano por adoção, não só alagoano como itaporanguense, paraibano, nordestino e um brasileiro cidadão e que está antenado no mundo em sua volta.

Os seus filhos verdadeiros lutam pela Senhora, vive pela Senhora, pois a ama. Esteja onde eu estiver, estou de olho em seus filhos, conheço todos e sei que tem filhos bons e filhos maus, porque aquele filho que lhe usa sem lhe valorizar; desvaloriza a maior riqueza que é o desenvolvimento humano – São seus filhos desnaturados, então a sua família inteira tem de ficar de olho neles e a Senhora como mãe severa há de puni-los de forma correta.

Estamos de olho em seus filhos. Temos uma ferramenta chamada “internet” que permeia o mundo inteiro segundo a segundo, passando as informações gostosas oriunda da mãe Itaporanga. Temos o itaporanga.net, itaporanga.com, Folha do Vale, blogs e toda mídia informativa que transmite nosso território para o mundo.

Senhora Itaporanga, mais uma vez, sou seu filho, sou cidadão brasileiro acompanhando o mundo. Estou ligadíssimo. A Senhora merece que seus filhos a tratem com respeito e responsabilidade: cuidando bem do seu solo com as ferramentas: educação, saúde e segurança sempre nessa ordem. Se seus filhos lhe tratarem dessa forma, estão lhe dando o desenvolvimento. 
Não sou forasteiro e vivo ai, embora distante como muitos irmãos itaporangueses que moram fora.

A sua bênção.

Abraço a todos itaporanguesess espalhados pelo mundo. 

Francisco C Alexandria em  26/01/2008

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More