O Porquê do site

Justificativa para a criação deste espaço.

Como navegar ho Site

Saiba como encontra tudo que você procura.

História

De como todo comocomeçou, até se tornar Itaporanga.

Localização

Onde esta situada a cidade e a sua localização.

Região Matropolitana do Vale do Piancó

Localização e cidades que compoem esta região sertaneja.

José Brunet Ramalho

Primeiro Prefeito de Misericórdia.

sábado, 28 de fevereiro de 2015

TROCADILHO


Mal comparando amigo
Ao reino dos animais
Que sempre nos dá exemplo
A pomba é símbolo da PAZ
A mulher a PAZ da pomba
E o velho a pomba em PAZ

Bebé de Natércio em 20/08/2007

Imagem do Dia: em meio à devastação, uma ponta de esperança cresce em solo itaporanguense

Tão resistente quanto o homem sertanejo


Por Redação da Folha – Tarde dessa sexta-feira, 27, em uma área rural de Itaporanga. Um exemplar da família cactácea, conhecido popularmente como mandacaru, destaca-se em meio à vegetação seca, parecendo ser a única forma de vida a resistir imponente à falta d’água naquele ambiente hostil.

Bem adaptado ao clima semárido e às privações da caatinga, resultado de um processo evolutivo de milhares de anos, o mandacaru, verde e viçoso, assemelha-se ao próprio homem sertanejo, radicado profundamente neste lugar e, há séculos, resistindo bravamente à estiagem sem perder a esperança. Foto: Sousa Neto.

Publicado pelo Folha do Vale em 28-02-2015

Primeiro DVD ao vivo do Clã Brasil

Clique na imagem para ampliar - Capa oficial do DVD
Ótimo DVD para quem gosta do forró de raiz. O famoso forró pé-de-de-rra. Vale a pena assistir!

Relembrando o Parque Lima e a rádio de Crispim

Mercado Público Muunicipal demolido na adm. de Sinval Pinto

Quem hoje cinquentão não lembras do serviço de som do Parque Lima, que a minha época era montado ao lado Mercado Público de Itaporanga, na Av. Pedro Américo, atualmente a Av. Soares Madruga.

O saudoso Crispim Pessoa, um dos pioneiros na radiodifusão em nossa ciodade, gosta e tocava muito esta música na rádio Cruzeiro do Sul, quem não lembra?


Na festa do seu casamento, Porcino fala de outra paixão: a política

Pré-candidato à Prefeitura de Itaporanga, sindicalista diz quem seria seu vice ideal


O ex-prefeito de Itaporanga, Antônio Porcino (PMDB), conseguiu transformar a festa do seu casamento em um evento público: além dos comes e bebes no BNB Clube na tarde deste sábado, 9, quando recebeu eleitores, amigos e partidários, entre os quais o ex-governador José Maranhão, Porcino também patrocinou quatro atrações musicais para o Atlântida, que abriu suas portas para o povo dançar de graça durante à noite, festa que também marcou o aniversário do clube.

Entre as atrações, a dupla sertaneja paulistana Nilton & Nélton, que lançou um CD com 17 composições, entre as quais duas músicas de autoria de Porcino, uma delas dedicada à esposa Fabiana Nóbrega: a patoense que ele conheceu, por acaso, em um restaurante de João Pessoa em janeiro deste ano e casou-se em seis meses. O matrimônio civil foi em São Paulo no último dia 7, mas a festa ele fez questão que fosse aqui.


Legalmente casado, Porcino busca agora parceria para um outro casamento, desta vez na política, onde também espera ser muito feliz. Pré-candidato à Prefeitura de Itaporanga, o sindicalista está buscando um vice para bater chapa e unir força. Em contato com a reportagem da Folha (www.folhadovali.com.br), o presidente da Federação Nacional dos Frentistas disse que tem alguns nomes preferidos, o principal deles é o do ex-prefeito José Silvino, mas o próprio Porcino reconhece que ter Silvino em sua chapa é pouco provável. “Eu conversei com ele, que é um homem que eu respeito e admiro muito, mas Silvino é uma pessoa muito ligada à família, o que impossibilita essa união conosco”, comentou Antônio Porcino.

O empecilho familiar está no fato de Silvino ser tio de Kátia, esposa do atual prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), que deverá disputar a reeleição, ou seja, será o adversário de Porcino nas urnas.

Outros dois nomes entre os seus preferidos são o do ex-vereador Aldiberg Alves e do empresário Divaldo Dantas, conforme Porcino, ao observar que “O que eu quero é fazer uma grande coalizão, unindo forças para um projeto político-administrativo para Itaporanga”.  

Fotos (www.folhadovali.com.br): não faltaram flashes na festa de Porcino, até Maranhão apareceu por lá.
Folha do Vale em julho 2011

Eu tive um sonho - Parte 6


Continuando o que por nós foi sugerido e não foi cumprido. Mas vamos ao que interessa...

Eventos a serem realizados:

Confecção e emissão pela empresa de Correios, de um selo comemorativo.
Participação de cidades que até a década de sessenta pertenciam a Itaporanga.
Participação da Câmara Municipal.
Participação da sociedade civil. 
Cunhagem de 150 medalhas comemorativas.
Lançamento de um CD/DVD comemorativo.



As quatro primeiras sugestões não foram aceira e nem as duas últimas que falaremos agora. A simbologia das 150 medalhas a cunhar, que seria em número de 150, uma para cada ano da instalação do município, era muito grande e essa comenda seria entregue a pessoas que realmente tiveram ou participaram da história de Itaporanga.

Seria uma forma de mostrar que pessoas, muitas delas, no anonimato, contribuíram para o desenvolvimento e para que a nossa cidade fosse o que sempre foi e será a Rainha do Vale do Piancó.

Quanto ao CD, seria um disco promocional com as músicas que tiraram nos ter primeiros lugares no Festival da Canção, organizado por Geraldo de Mazim e com o apoio de Rainério; teria o Hino do Sesquicentenário, com letra e música de Edmilsom Pinto, a gravação de uma paródia feita por Sergio Augusto e Ricardo Pedrosa, que obteve o primeiro lugar em um festival de paródias realizado em 1980, pela AUI e o Hino de Itaporanga composto por Vicente Cassiniro e que é desconhecido pela maioria dos itaporanguenses.

Já o DVD, traria os retalhos conseguidos de nossa parca historia com fotos de prédios antigos e novos que foram e são destaques nestes 150 anos de vida da nossa cidade. Não cunharam as medalhas, não fizeram o CD, nem tampouco o DVD. Quem perdeu? Foi nossa cultura e história que continuam relegadas a segundo plano.

È triste, muito triste embora seja a verdade nua e crua. E como disse o poeta “Uma andorinha só não faz, verão!”

Paulo Rainério Brasilino

Ao Padre Zé

19 de Setembro de 2007

A grande data que hoje celebrar,
Com saudade, com carinho e devoção,
É a ti ó Padre Zé que vamos recordar,
A ti reverenciar, agradecer e lembrar,

Que a tua vida foi uma luz que nos guiou,
Foste exemplo de humildade com teu coração,
Sempre, sempre iremos de te recordar,
Como o mestre do carinho e da compreensão.

Celebramos da tua passagem, o aniversário,
E esta data, vai ser para sempre um relicário,
Do pastor querido,que aqui viemos saudar,
Nesse dia de saudade, estamos a te homenagear..

Ó Padre Zé tu foste um perfeito modelo,
De humildade, confiança e amor,
Dedicaste para nós com muito zelo,
Ensinando-nos a amar com fé o Senhor.


Aí do céu! Mostre para essas almas que desejam,
Seguir a cena que na vida tu trilhaste,
Felicidade é o que todos de almejam,
Agradecendo todo bem que ensinastes.

Autor Desconhecido em 2007

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Conferência do Idoso

De parabéns está todos que fazem a Secretaria de Assistência da Social de Itaporanga, pela realização da II Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa, nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, na 7ª Gerência Regional de Ensino em Itaporanga, durante quase todo o dia.
O tema da conferência era Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – por um Brasil de Todas as Idades, que teve como palestrante a Psicóloga, especialista em Gestão Social, Rozana Fonseca, autora do Blog Psicologia no SUAS; que entre outros tópicos, discorreu sobre o Estatuto do Idoso que todos tem o dever de conhecer.
Pensando nos nossos velhinhos, a palestra foi antecedida por um lanche, e logo depois da fala de Rozana, onde contou com a participação dos ouvintes, que passaram de meros expectadores a coadjuvante e até tomaram a cena, foi servido um farto almoço. Faltando apenas servirem camas e redes para uma sesta após o gostoso repasto.
De volta ao trabalho, foram formadas três turmas, de onde saíram as proposta para a plenária estadual, baseadas em três eixos básicos. Depois de aprovadas as ideias, foi feita a eleição dos quatro representantes que irão para João Pessoa, representar o idosos do município e para finalizar o evento foi servido novamente um outro lanche para todos os participantes.
Os eleitos para participarem da plenária estadual foram: Dianês, nosso secretário de Assistência Social, Roberta Pereira, funcionária da secretaria, Dauricélia Conserva, pela Pastoral do Idoso e Paulo Rainério Brasilino.
O Grupo de Idosas "Os Matutos", do Conjunto Chagas Soares que é atendido pela secretaria, marcou presença na festa e brindou a todos com a apresentação musical com uma banda composta por pessoas da terceira idade.

Itaporanguense sofre de uma enfermidade rara: ela acomete uma pessoa a cada um milhão

Terremoto foi avaliado por vários especialistas, que descartaram uma intervenção cirúrgica


Por Sousa Neto/Folha do Vale Os diagnósticos médicos não são animadores para o itaporanguense Cláudio Claudino de Lima, conhecido como Terremoto, de 30 anos, que passou metade da vida lutando contra um problema vertebral que o afeta desde a infância.

A deformidade óssea que paralisa e enrijece toda a parte direita do seu corpo, especialmente braço e perna, e toda a sua estrutura dorsal, é uma doença congênita e rara, atingindo uma pessoa a cada um milhão, conforme o cirurgião ortopédico Jocemir Paulino, que examinou o paciente na tarde da terça-feira, 20, em um hospital traumatológico de João Pessoa.

Terremoto já havia passado por vários ortopedistas antes, inclusive um especialista em quadril, e todos atestaram a gravidade do problema e a pouca probabilidade de solução, mas o diagnóstico definitivo veio com o dr. Jocemir, que é um dos mais requisitados cirurgiões de coluna de João Pessoa. “Vocês vieram de tão longe em busca de uma boa notícia, mas não há o que se fazer neste caso, nem aqui e em nenhuma outra parte do mundo. Nenhuma cirurgia ou medicamento corrige o problema, ao contrário, agrava-o ainda mais”, enfatizou o especialista, que prescreveu alguns medicamentos para aliviar as dores do paciente e assinou um breve relatório sobre o caso: documento que pode embasar um pedido de aposentadoria por invalidez, mas como nunca contribuiu com a previdência, dificilmente ele conseguirá o benefício, mas já recebe um amparo assistencial do governo.

Mesmo que o problema de Terremoto tivesse sido diagnosticado em seu estágio inicial, ou seja, durante a infância do paciente, não haveria solução, “porque há 15 ou 20 anos, a medicina ainda não tinha recursos para tratar esse tipo de doença”, comentou dr. Jocemir. Para o encontro com o médico em João Pessoa, ele foi em uma ambulância do hospital de Itaporanga conseguida pela Gerência Regional do Orçamento Democrático Estadual, mas retornou de ônibus.

Com o corpo deformado, locomovendo-se com dificuldade e sem conseguir ficar ereto, em função da calcificação muscular, Terremoto, com o apoio da Fundação José Francisco de Sousa e dezenas de pessoas que contribuíram com a campanha financeira em prol do itaporanguense, buscava uma solução pelo menos paliativa, mas recebeu com resignação o relatório médico, porque já tinha consciência do peso da doença que carrega nas costas, embora nunca tenha perdido a esperança nem a motivação de viver.

Morando com mãe, que é deficiente visual, e com um irmão, no Alto das Neves, em Itaporanga, Terremoto tem um outro desejo na vida, este talvez menos complicado: rever o pai, que abandonou a família quando ele ainda era criança. Também está nos seus planos um casamento e filhos. Foto (www.folhadovali.com.br): Médico fotografa Terremoto durante a consulta.  

Publicado pelo Folha do Vale em 23-09-2011

Clã Brasil & Sivuca - Feira de Mangaio



UMA BANDEIRANTE

Madá Leite Guimarães, uma bandeirante


Aos 91 anos de Idade, faleceu em João Pessoa, Dona Madá Leite Guimarães esposa de José Teódulo da Silva(falecido), mãe do renomado Artista Plástico Francisco Teódulo(GIL), Antonio Teódulo(falecido) e de Célia Teódulo.

Madá era da família Guimarães, filha do Major Abdon Leite Guimarães, homem nobre que dedicou sua vida inteira à Itaporanga, ora como Cartorário e assistentes de Juizes, ora como tradutor de Padres estrangeiros que visitavam nossa Itaporanga à sua época.

Tia Madá carregava consigo o espírito de uma bandeirante, pois na década de 50 saiu de Itaporanga, rumo ao centro oeste e juntamente com seu esposo e filhos se aportaram no Goiás, na cidades de Ceres e depois Rialma onde morou até o fim daquela década.

Brasília começava a nascer e o Núcleo Bandeirante precisa de um Homem enérgico e sério para ser o Delegado e o Sr. José Teódulo foi nomeado como Primeiro Delegado de Brasília e lá se foi Dona Madá morar em Brasília.

Nessas Entradas e Bandeiras no desbravamento de suas vidas na Região Centro Oeste, Dona Madá e José Teodulo da Silva, presenteou toda nossa família com o nascimento de uma linda gatinha que todos nós da família do Major Abdon conhece por Celhinha que me tirou a Coroa do Neto mais novo da família.

Agora a nossa bandeirante não está mais aqui, ela passou para os braços de Deus às 3,00 horas da madrugada do dia 16.05.07, com certeza e como diria o bom Cristão para Dona Madá não houve julgamento final, Deus em sua bondade infinita simplesmente tocou na sua cabeça e disse:” Vem ficar aqui do meu lado, do mesmo lado onde está Dona Capitulina sua mãe, Abdon Leite seu pai, José Teódulo seu esposo, Antonio seu filho e seus irmãos: Ranulfo, Hermínia, Olívia, Edson, Dazinha e Severino, vem que estou precisando da sua jovialidade, da sua alegria, da sua espiritualidade, do seu bom humor, estou precisando de você para que todos os seus daqui e lá da terra, possam sentir que a morte também é feita de alegria e de felicidade, você minha filha, será aqui no céu uma espécie de anjo com a atribuição de velar por aqueles que não acreditam, que se pode fazer das atribulações da vida, um paraíso e transformar as coisas ruins em coisas boas”.

Minha querida tia, chorei e choro sua partida, mas o meu choro é apenas de saudades, como ainda choro de saudades de Dona Dazinha, minha mãe e as vezes até digo que desde que ela morreu que minha vida perdeu o sentido. Mas quem sou para falar assim dos desígnios de Deus? Vou continuar chorando de saudades sim, de você e de minha Tia Olívia, porque vocês representaram muito para minha.

Com certeza você estará lá de cima olhando para todos nós, mas é necessário se dizer que você irá fazer falta porque apesar de ter 91 anos, você era jovem, era brincalhona, era piadista e cheia de humor, você era gente, no seu rosto estava escrito: eu sou sincera, eu sou verdadeira, eu tenho amor para dar a todas as pessoas.

Até breve minha TIA, eu lhe amo.
DEHON em 17/05/2007

Escola JOSINO RICARTE DA SILVA


A E.M.I.E.F Josino Ricarte da Silva no sítio Lagoinha, em Itaporanga é considerada uma escola de referência no município, devido a sua participação na educação e cidadania desta comunidade na zona rural.

O educandário que tem 155 alunos matriculados está sofrendo com o descaso desta administração que nada fez nestes 34 meses de governo, pois nem uma mão de cal para apagar a logomarca do governo passado foi dada.


Recebemos denúncias de alguns moradores e nossa reportagem compareceu ao local na quinta-feira, 27/10 por volta das 11h00, onde fotografamos e filmamos o estado em que se encontra aquela unidade educacional.

Há três meses conforme apurado pelo www.portaldovale.net, devido à falta de segurança (observem as fotos), foram furtados os equipamentos do laboratório de informática e até a data de hoje o crime não foi desvendado, deixando os alunos prejudicados.

Segundo denuncias de pais de alunos, funcionários, professores e pais de alunos (vejam no mural deste site) é grande também o descaso por parte do transporte de alunos e professores que não tem hora certa deixando, os funcionários esperando por muito tempo.

Vejam as fotos e tirem suas conclusões:


Segundo informações os tijolos para a construção do muro caído, foram colocados lá em agosto e por coincidência, com menos de 24 horas que nossa reportagem lá esteve, o blog oficial da prefeitura publicou: “Prefeitura de Itaporanga inicia reforma nesta sexta-feira em algumas escolas da rede municipal” e mesmo sendo dia do funcionário público (feriado), as paredes que há muito tempo estavam caídas, foram erguidas em um único dia.


Portanto, além de registrarmos o fato em fotos e vídeos, queremos parabenizar a equipe da prefeitura municipal, pela rapidez com que começaram a recuperação da escola!

www.portaldovale.net em outubro de 2011

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More