sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Sobre o Artigo: Porque Itaporanga se chama Itaporanga


Por joaodehon  em 17/10/2006 

Pena que Pitanga não pesquisou tudo, por que se assim tivesse agido não teria mudado um nome tão bonito e significativo, para um nome que não tem significado nenhum para nossa terra.

No livro, Origem da Parahiba, coletana da Arquidiocese da Paraiba, fala que quando ergueu-se o cruzeiro na primeira orada, a Casa da Torre, mandou que o donatário da gleba, invocasse aquela capela à Nossa Senhora da Misericórdia, cujo invocação também existia na cidade de Philipéia de Nossa Senhora das Neves e que hoje é a Igreja da Misericórdia na decida para a Lagoa. Apenas duas invocações a Nossa Senhora da Misericórdia: uma no Sertão e a outra na Capital. A Casa da Torre também fez questão de enviar um Quadro de Nossa Senhora da Misericórdia que ficou nas Igrejas de Itaporanga, até quando o Padre Firmino era vivo e que depois ficou jogado por trás do altar velho da Igreja do Rosário e com a reforma esse Quadro desapareceu.

Não sei a opinião de tantos filhos de Itaporanga, mas a minha é que Misericórdia tem uma origem e faz parte de um começo. Itaporanga, foi capricho, Itaporanga foi ranço e não tem nada com o começo de Misericórdia.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More