quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Um líder, Padre Zé


Por Francisco C Alexandria  em 23/09/2006

Segundo o Dicionário do nosso saudoso Aurélio Buarque de Holanda, Líder é um Indivíduo que chefia, comanda e/ou orienta, em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de idéias; Guia, chefe ou condutor que representa um grupo, uma corrente de opinião, etc; Indivíduo, grupo ou agremiação que ocupa a primeira posição em qualquer tipo de competição.

Já liderança pode ser entendida como a capacidade de liderar; espírito de chefia. Forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos. Em suma, pode-se dizer que a liderança é a função do líder.

Um outro aspecto que se pode comentar sobre o líder é a área onde ele domina e o reflexo dessa liderança no Tempo, como também as áreas de conhecimento onde o líder atua, sendo que esse conhecimento pode ser formal ou informal como também a ideologia de cada indivíduo a respeito do mesmo bem como o tipo de liderança que pode ser empregada para o bem como para o mal.

Com base no exposto acima pode-se dar vários exemplos de Líderes em escala mundial, de um país, de um Estado, de uma Cidade, de um distrito, de uma tribo, de uma propriedade, de um lar, de uma empresa ou de uma sala-de-aula etc. Pode-se citar os seguintes líderes: Jesus de Nazaré (Jesus Cristo); Adolpho Hitler, Mahatma Ghand, Juscelino Kubitschek, Rui Barbosa, Zumbi dos Palmares, Virgulino Ferreira da Silva(Lampião), Antonio Conselheiro, John Maynard Keynes, Carl Max, Augusto dos Anjos, Irmã Dulce, São Francisco de Assis, Fernando Henrique Cardoso, Delfim Neto, Praxedes da Silva Pitanga, Luiz Inácio Lula da Silva, Margarida Maria Alves, Chico Mendes, Caetano Veloso, Amado Batista, Ayrton Senna, Pelé, Ronaldo (o fenômeno), Saddam Husseim, Osama Bin Laden, Otacílio Batista, Francisco Gomes de Alexandria (meu pai) e Monsenhor José Sinfrônio de Assis etc.

É, exatamente, sobre esse último, que vou prender um pouco a atenção para tecer comentários sobre o Líder que foi; e que, deixou a vida terrena no dia 19 de Setembro de 2006 e foi ficar eternamente ao lado de Deus em um outro plano. 

Meus amigos, esse pastor da Igreja Católica chegou em Itaporanga PB ainda jovem, por volta dos anos 50, por lá, começou a evangelizar e resolveu, através da Igreja, construir um Colégio religioso – Ginásio Diocesano Dom João da Mata. Bom, tudo que é da Igreja é fruto de doação das pessoas(fiéis), mas quando essa doação é canalizada para um lado positivo, é de grande valia para os grupos que convivem em volta dele. Quando é encabeçado por uma pessoa visionária (líder) melhor ainda, aí, meus amigos, onde entra a estória ou história do Homem, Pe Zé, como todos o Conhecia. Nascido em Cajazeiras na Paraíba veio à Itaporanga cumprir missão dele na esfera terrena.

Já nos anos 50, começava a liderar e trabalhar em Itaporanga. Possuidor de uma inteligência privilegiada, começou com as missões da Igreja e gerenciar o Ginásio(fundou e construiu). O Ginásio Diocesano abrigava estudantes oriundos das cidades vizinhas englobando zonas rural e urbana. 

Ele era Padre da cidade, Diretor do educandário, Professor, Educador. Foi na área da educação seu maior legado(herança) para Itaporanga e região do Vale do Rio Piancó. Gerações e gerações de jovens terminariam o ensino básico lá no Ginásio e enveredavam em busca de horizontes nos grandes centros.

Estudei no Ginásio nos anos 80, onde tive o privilégio de conhecê-lo melhor e admirá-lo, pois, como Padre, cumpria com a missão de celebrar as missas todas as manhãs ou quando necessárias. Era uma das autoridades de prestígios dentro de uma cidade e que fazia merecer tal préstimo; Como Diretor Educacional possui uma forma renomada de dirigir o estabelecimento, seja no cumprimento dos horários, seja na organização interna do colégio; como Professor lecionava as disciplinas de ordem religiosas e políticas e como Educador complementava ou criava nova formação moral, pois a formação dos jovens se complementa na escola. E que educador!. Ele cuidava de corrigir os defeitos ad-vindos dos lares, por exemplo: quando aluno tentava colocar um nome na parede do colégio ele repreendia dizendo: “ Olhe, José ou Maria dependendo do sexo, não ponha nomes nas paredes; vocês tão pensando que aqui é parede de cadeia”. Sabemos que os presos enchem as paredes de riscos e outras coisas mais. Corrigia os alunos na maneira de se portarem em determinadas ocasiões etc. Contribuía com a moral e com a disciplina dos jovens.

Itaporanga e região hoje têm diversos Doutores, Mestres, Graduados e bons técnicos espalhados pelo Brasil e pelo mundo eu diria, em cuja origem se deu no Ginásio do Padre. Ginásio esse, fruto de uma idéia e da coragem desse líder chamado José Sinfrônio de Assis Filho – Pe Zé, como, carinhosamente, era chamado. 

Quero acrescentar mais feitorias do Pe Zé, como: Banda de música, Capelas e o Cristo de braços aberto recebendo quem entra na Cidade entre outras. 

Uma liderança como a do Pe Zé não se apaga no tempo; ela foi construída com esforços e inteligência e o que o Padre plantou: EDUCAÇÃO. Educação é um bem imaterial valiosíssimo.
Aproveitando faço um apelo aos Senhores Vereadores de Itaporanga, em memória ao Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, mudem o nome da rua que dar acesso à frente do Ginásio do Padre para o nome do mesmo, seria lindo passarmos pela rua Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho e fôssemos parar no Ginásio criado e guiado por ele até o fim da vida. Itaporanga estaria presenteado o Padre líder, isso em nome da Cidade de Itaporanga. 

Ex-aluno do Ginásio, Economista, Contador, Fiscal de Renda e Pós-Graduado em Gestão Pública e Governamental pela UFAL.

Francisco Carlos de Alexandria

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More