terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

CAPÍTULO VI - Biu de Dedé


Preferências de Composições e Autores

Fundou uma banda com diversos amigos onde estavam Vilson (violão), Zito (saxofone), Costa (trombone de vara), Tico de Olegário (bateria), Centinho (pandeiro) e Pedro Mouco (caracaxã). Compôs um chorinho chamado “Revendo os amigos”. Não compôs mais porque se declara limitado em seu conhecimento de partituras uma vez que tocava sempre de ouvido e isto já era suficiente para ir ganhando o seu dinheiro e fazendo o pé-de-meia. 
Revela que foi instado para compor o chorinho e o fez de uma maneira um tanto engraçada; “quando Zé Badu lançou o CD Filhos de Itaporanga, ele me disse: 
- tio Biu, eu queria um chorinho seu para gravar no CD.” 
Prometi que iria avaliar esta possibilidade; na época eu já estava deixando a profissão, então, fiz duas partes, mas Zé Badu insistiu: 
- Faça mais uma. 
Fiz e viemos para o Recife; na época, era lá que acontecia a gravação. Eu estava com medo de não dar conta do recado porque o chorinho, em si, é difícil, e ainda havia o nervosismo e o medo de decepcionar, porém, tive a felicidade de gravar. 
Badu voltou à carga: 
- Tio, você não quer gravar um pouco mais lento e eu, com medo de não saber gravar de novo (risos) respondi: 
- Não, tá bom! Este já está pronto. 
Graças a Deus imortalizei esta música e hoje ela está ensaiada e tocada por minha sobrinha Lucy Alves, filha de Zé Badu; estou muito feliz por ter uma substituta com muito mais técnica do que eu. 
Tem como ídolo maior, no acordeão, o itabaianense Sivuca cuja execução instrumental acha perfeita sem contar com as composições fantásticas feitas e tocadas por este artista maravilhoso. 
Refere-se a Dominguinhos com muito carinho, principalmente, pelo casamento que faz da própria voz com o instrumento. 
Luiz Gonzaga é o seu referencial maior por todo acervo musical que legou para o Brasil e que se encontra atualizado até hoje.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More