sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Duas cidades do Sertão da Paraíba têm hinos municipais idênticos


Um fato bastante curioso, polêmico e provavelmente criminoso está rodando dois municípios da Paraíba, um deles localizado na Região Metropolitana do Vale do Piancó e outro na Microrregião de Serra do Teixeira, a descoberta foi feita por um grupo de amigos da cidade de Boa Ventura, encabeçado pelo jovem blogueiro Geverton Martins.

O que os municípios de Boa Ventura, e Tavares; 76,9 km, de distância um do outro, poderiam ter em comum? O hino! É, o hino Municipal. Iguais um do outro! E a razão? Com certeza plágio!

Um dos boaventurense, que preferiu não se identificar, disse que estava pesquisando sobre o município de Tavares para um trabalho, quando ele se deparou com a introdução musical do hino do município, o jovem disse ter tomado um susto, pois é a mesma musica/melodia do Hino de Boa Ventura.

As supostas “coincidências” não param por ai… Além da melodia, ritmo e partituras ser as mesmas, a letra do hino em si, é muito idêntica muda-se apenas algumas palavras e outras são trocadas de posições ou a mesma com outro modo. O fato é mais notório ainda na segunda parte dos hinos.

Aí fica a pergunta: Quem copiou quem?

Boa Ventura
O município foi criado em 1 de dezembro de 1961, pela lei lei estadual nº 2605, com o nome de Boa Ventura.

Segundo pesquisa feita em primeira mão pelo BoaVenturaOnline.com, conforme o site oficial da Prefeitura e também sites de pesquisas na internet, a Letra e Música do hino boaventurense é de Terezinha Otto de Carvalho (Falecida na semana passada). Ainda segundo sites: Em 1962, assinado pelo então governador Pedro Moreno Gondim. A Data da Composição foi: 02 de dezembro de 1973.

Tavares
O município alcançou sua independência político-administrativa, através do Projeto de Lei n.º 2.150, em 10 de Setembro de 1959, sendo que, sua emancipação política e administrativa ocorreu em 17 de Novembro de 1959.

O BoaVenturaOnline.com fez varias pesquisas na internet, incluindo até o site oficial da Prefeitura, mas não obteve resposta quanto a autoria da Letra e Musica ou da data de composição do hino tavarense. 

Contato:
A reportagem do BoaVenturaOnline.com entrou em contato com a Secretária de Comunicação da Prefeitura Municipal de Tavares, Marta Alves; a mesma não soube informa sobre o caso, mais se comprometeu a se informar e ajudar, e o mais rápido possível nos retornar dando um parecer e enviar o registro do hino.

Já a Prefeitura Municipal de Boa Ventura se dispõe em ajudar no que for necessário, e nos enviar com exclusividade e o mais rápido possível o registro do hino.

Aguardamos o contato das Prefeituras para os seus parecer, e o envio dos registros dos hinos para vermos e descobrirmos quem copiou quem? Em breve saberemos… 

Plagiar é Crime:
Segundo pesquisa feita pela equipe do BoaVenturaOnline, tal acontecimento envolvendo os hinos dos municipios pode ser considerado Plagio:

“O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto,música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autororiginal. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.” (fonte: Wikipedia.org)

A Constituição Federal Brasileira ampara a propriedade intelectual como direito fundamental, garantindo tanto o interesse privado dos autores e criadores quanto o direito social na preservação da memória e da cultura do povo e na transferência de conhecimento para gerar desenvolvimento.

Assistam os vídeos e escutem os Hinos:

Imagens e letra dos hinos abaixo:



BoaVenturaOnline.com 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More