segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Eu tive um sonho...


Há alguns anos me veio à cabeça, quase que uma ideia fixa de uma grande, enorme mesmo festa para a comemoração do nosso sesquicentenário. Minha fantasia era tão intensa que há três anos, eu chaguei a prever a acessão de Berguim ao poder, só pensado nesta que seria uma festa inesquecível, afinal estávamos completando 150 anos e esta é uma data histórica.

No dia nove de junho de 2013, fui acometido por ACV que me privou da visão e deixou-me sem locomoção, mas o cérebro, graças a Deus não foi afetado, parado, em meu leito de agonia, minha cabeça fervilhava e várias vezes pedi ao Senhor, que me deixasse, ao menos assistir a festa dos 150 anos de minha cidade. Previa fosse , um festa inesquicível.
Em janeiro de 2014, voltei ao Recife para, pela segunda vez me operar; mas o pensamento era fixo, no aniversário da cidade, é tanto que elaborei um esboço, do que seria o Projeto 150. Creio eu, ser o único brasileiro, nascido em Itaporanga, que se preocupou tanto com esse evento.

O que foi pensado, foi apenas por mim, mas estava aberto a sugestões. O que eu planejei realmente foi um mergulho no nosso passado e a correção de alguns erros, que muitos teimam em perpetuar para as futuras gerações, pena que não tive o apoio esperado, por quem era de direito, ou seja, os poderes executivo e legislativo, que deveriam zelar pela nossa história e pó nossas tradições...

Vamos ao que interessa, o Projeto 150 foi registrado por mim no Cartório de Beto Barros.

Publicado em janeiro de 2012
Projeto 150

Introdução:

No dia 09 de janeiro de 2015 Itaporanga, importante cidade do Vale do Piancó, incrustada no sertão paraibano, distando 420 km da capital, que hoje desponta como um promissor polo têxtil comemorara o seu sesquicentenário de instalação do município. As comemorações ocorrerão de 31 de dezembro a 09 de janeiro do próximo ano e o evento não terá conotação política partidária ou religiosa, mas será bancado pela Prefeitura Municipal e empresas que queiram participar do projeto.

Objetivo:

Comemorar os 150 anos do município com lançamento do site oficial da nossa história e outras atividades, aproveitando para reparar alguns equívocos históricos, resgatando para as gerações vindouras, a verdadeira historia de nossa terra. E homenagear algumas pessoas que contribuíram para o crescimento e o reconhecimento de nosso município em varias esferas. 

Eventos a serem realizados:

Confecção e emissão pela empresa de Correios, de um selo comemorativo.
Participação de cidades que até a década de sessenta pertenciam a Itaporanga.
Participação da Câmara Municipal.
Participação da sociedade civil. 
Cunhagem de 150 medalhas comemorativas.
Lançamento de um CD/DVD comemorativo.
Lançamento do site oficial com a nossa história.
Exposição audiovisual.

Sugestões:

- Mudança do nome da Avenida Getulio Vargas para Avenida 09 de Janeiro, pois toda cidade que se preza, tem em sua rua principal sua data de fundação e evitaria que no futuro tentasse beneficiar alguém, com o nome da Avenida como já foi tentado.
- Mudança do nome da Praça Frei Martinho para Praça do Sesquicentenário ou Largo da Luz, com os Bustos de Brunet Ramalho e Lô do Motor (colocar o nome de batismo de Lô), Brunet foi o primeiro Prefeito de Misericórdia, eleito pelo “voto cantado” e governou o município por quase uma década e foi o responsável em importar o primeiro motor gerador de energia elétrica, vindo da França e que permaneceu fornecendo iluminação a cidade até os anos 60. Lô do motor dedicou quase uma vida a manutenção deste motor, de quem herdou o apelido e até um hino, cantado na época, pela maioria dos moradores.
- Revogação da Lei que da o nome de Monsenhor José Sinfronio a Praça do Centenário, nome dado por seu intermédio para marcar em 1960, o centenário da Paróquia. Mudança do feriado facultativo do dia em homenagem ao Padre Zé, com a retirada do dia de São João, como feriado.
- Correção de um erro histórico. A mudança do nome da festa para Festa de Instalação Oficial do Município, que aconteceu no dia 09 de janeiro de 1865.
Correção da Lei nº. 11 de 73, que instituiu os símbolos municipais e de nossa lei orgânica (Bandeira e Escudo).

Sugestões de nomes que serão agraciados com o “Titulo de Cidadão Itaporanguense”:

1 - Paulo Conserva – Jornalista, escritor, exilado político, ex-preso político e a 69 anos mora em Itaporanga.
2 - Maria Araújo – A enfermeira? (técnica em enfermagem)  aposentada, Maria de Ivanó, chegou em Itaporanga com três anos de idade e prestou serviços de enfermagem a população durante mais de três décadas. 
3 - Marcos Oliveira – Fotógrafo, mora em Itaporanga desde a década de oitenta e é um dos poucos, mesmo sem ser itaporanguense, que se interessa por nossa história.
4 - Tahis Bezerra Ventura – Médica. Ganhou o ano passado, um prêmio internacional, por desenvolver uma técnica de anestesilogia, inédita no mundo. Mora em Itaporanga há mais de trinta anos, desde que era criança.

* A Câmara pode conceder até onze honrarias, neste ano.

Sugestões de nomes que serão agraciados com a “Medalha Deputado Soares Madruga”:

1 - Kátia Lúcia Fonseca Pinto – Primeira mulher a governar os destinos do município.
2 - Marlene Alves – Primeira mulher a ser Reitora da Universidade Estadual da Paraíba.
3 - Joana D’arc Dantas – Uma das fundadoras, no Rio Grande do Norte, do Projeto de educação “Freinet” 
4 - Vilibaldo Cabral – Renomado Cirurgião Plástico.
5 - Erasmo Barros – Renomado Neuro-Cirugião.
6 - Paulo Soares – Irmão de Soares Madruga, Pediatra de renome nacional.
7 - Zé Badú – Com o grupo familiar “Clã Brasil” se apresentou até em palcos internacionais.
8 - Fernando Lelis – Músico, Levou nossa música para o sul do pais.
9 - Vicente Cassimiro – Autor do hino de Itaporanga.

* A Câmara pode outorgar até onze medalhas, por ano.


Veja
Versão Integral

Pois bem, como vêem, do que foi pensado, do que foi pensado, do que pedido, do que foi sugerido; pouco foi programado e quase nada, feito! O que esta grafado em azul, deixou de ser realizado e ninguém garante que será!


Rainério

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More