quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Curral Velho - Antigo Distrito de Bruscas

Curral Velho, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Itaporanga. De acordo com o IBGE, no ano 2009 sua população era estimada em 2.886 habitantes. Área territorial de 181km².

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

História da cidade de Curral Velho Paraíba - PB

A região que hoje compreende o atual município, antigamente, era chamada de Bruxas e, posteriormente, Bruscas, recebendo o topônimo de Curral Velho somente em 1.850, em alusão a um antigo Curral abandonado.

Dizem os historiadores que um senhor chamado Panta-Negro implantou naquele mesmo ano uma fazenda na localidade, transferindo para Francisco Lacerda e, este, deu de presente a seu genro José Cavalcante Estrela de Lacerda, o bravo e lendário Col. Zuza.

O Cel. Zuza mantinha na fazenda que corresponde a toda a extensão da área do atual município, homens armados que combatiam bandidos e eram combatidos pelas forças militares do Estado.

O povoado desenvolveu-se em redor de uma capela construída pelo mestre José Pedro.

Gentílico: curral-velhense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Curral Velho, pelo decreto-lei estadual nº 2210, de 19-12-1959, subordinado ao município de Itaporanga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Curral Velho, figura no município de Itaporanga.

Elevado à categoria de município com a denominação de Curral Velho, pela lei estadual nº 3057, de 02-07-1963, desmembrado de Itaporanga. Sede no atual distrito de Curral Velho ex-Localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-10-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More