sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Legislatura de: 1977 à 1982 - II


Também, o vereador João Tolentino Neto apresentou e a Câmara aprovou o Projeto de Lei n", 5/78; reconhecendo de Utilidade Pública, a Casa Franciscana (Escola Profissional Pe. Luís Vieira), localizada, na Praça Frei Martinho. Na sessão do dia, 16 de março de 1978, a Câmara aprovou, por proposição do vereador Joaquim Salviano da Silva, a concessão do título de "Cidadão Itaporanguense" ao Dr. Tarcísio de Miranda Buriti, Secretário de Educação do Estado, através do Projeto de Lei n°. 06/78. No dia, 16 de junho de 1978, a Câmara escolheu os Vereadores Joaquim Salviano da Silva e Lourival Rodrigues da Silva, como delegados e Mozaniel Pinto e Edval Barreiro Lemos, Suplentes, para votarem, no Colégio Eleitoral de 1° de setembro de 1978, que elegeu, na Capital, o Governador, o Vice-Governador, Senador e Suplentes. 

Na sessão do dia, 24 de março de 1979, a Câmara aprovou Projeto de Lei, declarando Zona Urbana, uma área de 15 (quinze) hectares, pertencente ao Sr. Eliziário César Nitão, dos quais, 12 (doze) hectares foram adquiridos pela Prefeitura, na propriedade "Favela", com as seguintes confrontações: ao Poente, com os herdeiros de Luís Loureiro, no corredor de acesso ao sítio Favela; ao Sul, com a estrada para Boa Ventura e com Miguel Bian, por cercas; ao Norte, com Dr. Balduíno de Carvalho e seus filhos, por cercas; ao Nascente, com o próprio Eliziário Cezar Nitão, numa linha divisória, até onde se completar a área de 15 (quinze) hectares, linha esta, no sentido Norte/Sull (Livro de atas n°. 03 - págs. 73 e 73v). 


O vereador José Inácio de Figueirêdo propôs e a Câmara aprovou o título de "Cidadão Itaporanguense" para os Srs. Marcone Góes e Teócrito Leal, Diretor e Superintendente do Jornal "O Norte", respectivamente, na sessão do dia 07 de abril de 1979. Já, na sessão do dia 05 de maio de 1979, o vereador Lourival Rodrigues apresentou e a Câmara aprovou Projeto de Lei, consagrando o dia 27 de maio ao Sagrado Coração de Jesus e ao Santíssimo Coração de Maria. Na ocasião, o Pe. Francisco Sitônio agradeceu ao propositor e demais Vereadores a aprovação desse Projeto de Lei que ele via como de suma importância para o povo católico de Itaporanga. Na sessão do dia 08 de outubro de 1979, a Câmara aprovou o título de "Cidadão Itaporanguense" para os Srs. Aluísio Moura, Superintendente do Jornal "Correio da Paraíba" e para o Frei Aquino Rodrigues Torres. 

No dia seguinte, a Câmara aprovou Projeto de Lei, de iniciativa do Poder Executivo, autorizando o Prefeito a comprar um terreno, destinado à construção do Colégio Estadual de Itaporanga. Na sessão do dia 28 de outubro de 1979, a Câmara aprovou Projeto de Lei do Poder Executivo, delimitando o perímetro urbano de Itaporanga: partindo da parte posterior do Armazém da Cibrazem, em linha reta à Pedreira de Manoel Paulo, por trás do Hospital; desta ponta, por outra reta, até a última casa à margem esquerda da estrada PB-372 (Itaporanga/Conceição); deste ponto, por outra reta, até a porteira de Francisco Nitão, no fim da rua Santo Antônio; deste ponto, segue pelo prolongamento da Rua Rui Carneiro até o cruzamento da Rua Luís Guimarães, Luís Guimarães até a casa de Dasneves Guimarães, no Alto Santo Antônio (hoje Alto da Neves); prossegue, por outra reta, na direção oeste/leste, até o antigo Posto Fiscal, na estrada BR-361, na saída de Piancó, prosseguindo, por outra reta, até a lateral esquerda do Ginásio Diocesano, no fim da Rua Pe. Lourenço. Deste ponto, por outra reta, até a parte posterior do Cemitério e, daí, por outra reta, até o ponto sobre o córrego da Várzea, na estrada nova Itaporanga/Boa Ventura e, por outro alinhamento reto, até a parte posterior do Armazém da Cibrazem, ponto inicial e final. 

Com Demir Cabral

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More