segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Legislatura de: 1977 à 1982


No dia 31 de Janeiro de 1977, tomaram posse, para a legislatura de 1977/82, os Vereadores, eleitos, no dia 15 de novembro de 1976: Lourival Rodrigues da Silva, Mozaniel Pinto (Zié), Edval Barreiro Lemos, Joaquim Salviano da Silva, José Felismino, José Inácio ee Figueirêdo e João Tolentino Neto, tendo o vereador Lourival Rodrigues da Silva, como Presidente da Câmara. 

Prefeito: Dr. Manoel Marleno Barros e Vice-prefeito, José Moacir Pinto. 

Na sessão do dia, 14 de agosto de 1977, o vereador José Inácio de Figueirêdo registrou uma “moção de aplausos” ao Sr. José Will Rodrigues pela dinâmica Administração, como presidente do Campestre Esporte Clube, inclusive, pela inauguração da piscina daquele sodalício. Nessa mesma reunião, pediu à presidência da Câmara que fossem observados cinco minutos de silêncio pela morte do Sr. José Nunes Viana, de tradicional família de nossa querida Itaporanga. No dia 24 de agosto desse mesmo ano, a Câmara aprovou “licença” de trinta dias para o Prefeito, assumindo o cargo, o vice, Moacir Pinto. Na sessão do dia 09 de setembro de 77, o vereador José Felismino propôs e a Câmara aprovou a concessão do título de “Cidadão Itaporanguense” ao Dr. Djaci Farias Brasileiro, ao Dr. José Ardson Andrade Lira e esposa, Maria Vieira Andrade; ao Dr. Orlando Rodrigues dos Santos e esposa, Maria Gonçalves Rodrigues; ao Dr. João Luís Filho e esposa, Rosa Maria Luís de Araújo e ao Dr. Manoel Medeiros Maia. 

No dia 20 de outubro de 1977, a Câmara prestou uma homenagem póstuma, observando cinco minutos de silêncio, ao Sr. Elvídio Figueiredo, pai do vereador José Inácio de Figueiredo. Numa proposição do vereador João Tolentino Neto, a Câmara aprovou o Projeto de Lei n°. 10/77, dando o nome de "Marcelino José Diniz" à Rua que liga o Grupo Manoel Diniz ao Alto da Bela Vista e, no dia18 de novembro de 1977, o vereador Joaquim Salviano da Silva propôs e a Câmara aprovou o título de “Cidadão Itaporanguense” para Frei Damião de Bozzano, título esse, que, mais tarde, por ocasião de uma de suas missões, foi-lhe entregue, pelas minhas mãos e que tive, também, a honra e a felicidade de receber a incumbência para saudar, em nome do povo católico de Itaporanga, esse Santo Missionário. 

Na sessão do dia 29 de janeiro de 1978, a Câmara aprovou Projeto de Lei, revogando a denominação de Antônio Pereira Caiana, dada, à Rua 13 de Maio e fazendo voltar o seu nome tradicional, ou seja, Rua 13 de Maio. Nesse mesmo Projeto de Lei, dava o nome de Antônio Pereira Caiana à Rua Quintino Bocaiúva ou Benjamin Constant. Consta, nos anais da Câmara, que a volta do nome tradicional daquela artéria urbana, deu-se por exigência dos moradores, capitaneados, pelo acadêmico de direito, Jurandir Eufrausino, que, na reunião, usou a tribuna e agradeceu aos Vereadores a volta do antigo nome daquela rua. (Livro de atas n°. 03-págs. 55v/57). 

No dia 02 de março de 1978, a Câmara aprovou a concessão do título de “Cidadão Itaporanguense” ao governador Ivan Bichara e ao Presidente do Banco do Nordeste, Dr. Antônio Nilson Holanda. Também, nessa mesma reunião, por proposição do vereador Edval Barreiro Lemos, a Câmara aprovou o Projeto de Lei n°. 04/78, reconhecendo de Utilidade Pública, a Associação Universitária de Itaporanga - AUI, que, segundo consta, nos anais da Câmara (Livro de atas n°. 03-págs.58/59), foi fundada, no dia 19 de setembro de 1970, pelo universitário Antônio Soares da Fonseca Junior, seu primeiro Presidente. A ata de sua fundação foi publicada, no Diário Oficial de 12 de novembro de 1972. Registrada, no Cartório do 1°. Ofício, sob o n°. 129 - Livro A, n°. 1, Pessoa Jurídica, em 12 de dezembro de 1972 - fls. 68 e 69 do Livro A, nº. 1, na Cidade de Itaporanga. 

Com Demir Cabral

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More