sexta-feira, 3 de outubro de 2014

MARLENO BARROS


MANOEL MARLENO BARROS -  Décimo Sétimo Prefeito de Itaporanga - 1978 a 1983

Filho do ex-prefeito José Barros Sobrinho e de Marina Vieira Barros. Marleno nasceu no dia 27 de maio de 1939, na cidade de Itaporanga, onde aprendeu as primeiras letras e fez o curso primário. Estudou o ginásio no Colégio Diocesano de Patos e o clássico no Liceu Paraibano. Terminou o curso de direito na Faculdade de Direito de Caruaru, em Pernambuco, após ter cursado parte dele na Universidade Federal da Paraíba. Do período de 1959 a 1962, MarIeno foi secretário geral da Prefeitura de Itaporanga e secretário da Junta do Serviço Militar. Exerceu o cargo de prefeito de Itaporanga de janeiro de 1977 a maio de 1982, quando renunciou em favor do vice Moacir Pinto.

 Foi também presidente da Associação dos Municípios do VaIe do Piancó (AMVAP), criada por ele, conselheiro da OAB e juiz togado do Juizado Especial Criminal da Comarca de Campina Grande. Como funcionário de carreira do Banco do Brasil trabalhou naquela instituição financeira de 27 de fevereiro de 1962 a 27 de fevereiro de 1992, exercendo as funções de fiscal da Carteira Agrícola nas agências de Patos e Piancó até o ano de 1973, quando foi nomeado advogado do Banco do Brasil, passando a prestar serviços nas cidades de Imperatriz - MA, Patos, João Pessoa e Campina Grande, aposentando-se como chefe da assistência jurídica do referido banco.


Como prefeito de Itaporanga, Manoel Marleno Barros colocou modernas luminárias nas avenidas Getulio Vargas, Deputado Soares Madruga (antiga Pedro Américo) Osvaldo Cruz (hoje Irineu Rodrigues da Silva), Horácio Gomes, Marquês de Herval (hoje Manoel Medeiros Mais) e Padre Lourenço; iluminou, recuperou e reformou as praças do Centenário (atualmente Praça Monsenhor José Sinfronio de Assis Filho), Frei Martinho e João Pessoa, construiu a praça Deputado Balduino Minervino de Carvalho e calçou e iluminou a rua Maria de Medeiros Carvalho (Dona Liquinha); fez o calçamento das ruas 13 de Maio e todas aquelas que dão acesso a rua São José. Calçou também a Rua Dandão Severino e a Avenida Marques do HervaI. Marleno indenizou e demoliu a casa residencial de Dona Maura Ventura, permitindo o alargamento da Rua Padre Luiz Vieira, no inicio da Deputado Soares Madruga e construiu 256 metros de canais e galerias, acabando com o lamaçal das Ruas 13 de Maio, São José e Santo Antônio.

Ele iluminou ainda o Bairro Bela Vista, o Alto das Neves e o Alto do Ginásio, construiu o Estádio "José Barros Sobrinho", com murada (90%). vestiário, túnel, alambrado, iluminação e quadra de esportes; adquiriu e doou os terrenos para a construção do Hotel Pedra Bonita, da Coletoria Estadual, do Colégio Adalgisa Teódulo da Fonseca e do BNB Clube. Na sua gestão que foi instalada a Delegacia do Serviço Militar e criadas as agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e do Bradesco (os dois últimas, fechadas e reabertas a pouco tempo). Construiu uma unidade sanitária anexa ao Hospital Distrital.

Marleno ainda levou esgoto a dezenas de residências e recuperou todos os grupos escolares do município, além de implantar duas escolas nos sítios Lagoinha e São João e abrir varias estradas vicinais no interior do município. Modernizou a administração municipal e valorizou os seus funcionários, pagando o salário família e o décimo terceiro. Executou uma consistente política de assistência aos mais carentes e construiu o pedestal onde foi colocada a estátua de Padre Cícero Romão Batista, na Avenida Deputado Soares Madruga.

Marleno foi o primeiro prefeito do sertão a comprar, com recursos próprios, o ônibus universitário permitindo assim a ida e vinda diária dos estudantes, nas universidades da cidade de Patos. E vale salientar que o FPM era só uma cota única por mês.

Com Revista Itaporanga, janeiro de 2000
__________________________________________

Se porventura, existir algum fato não condizente com a verdade, desculpem-nos, pois, poucas são as fontes de consulta. Os familiares dos ex-prefeitos que quiserem colaborar conosco, com fotos ou documentos; favor entrar em contato com: itaporanga150@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More