quarta-feira, 8 de outubro de 2014

MOACIR PINTO


JOSÉ MOACIR PINTO - Décimo oitavo prefeito de Itaporanga – 1982 a 1983

Com a renuncia de Marleno Barros, o vice José Moacir Pinto assumiu a Prefeitura Municipal de Itaporanga disposto a continuar com a obra administrativa do seu antecessor, dando prosseguimento aos empreendimentos por ele iniciados e procurando seguir os seus passos na procura de benefícios e na busca de soluções para os problemas da cidade, notadamente no que dizia respeito aos seus aspectos urbanísticos e na execução de uma política de assistência a população mais carente, que continuou recebendo uma atenção toda especial por parte da administração municipal.

Filho de Dinamérico Pinto Filho e de Otilia Cavalcante Pinto, Moacir nasceu no dia 08 de dezembro de 1932, na Vila de São Boa Ventura, no município de Misericórdia. Recebeu os primeiros ensinamentos escolares no sitio Angicos. Estudou o primário na escola de professor Lindolfo Ramalho. Ainda muito jovem, mas demonstrando uma excelente vocação comercial, enveredou por esse caminho, estabelecendo um grande intercâmbio entre os Estados da Paraíba. Maranhão e Bahia, comprando e vendendo arroz e café, ao mesmo tempo em que. na sua terra natal. dedicava-se a agricultura e a pecuária.

Em 1960, já atuando com transporte rodoviário, Moacir contrai núpcias com Maria Ivete Fonseca, Segunda Tabeliã Pública da Comarca de Itaporanga. Desta união nasceram quatro filhas: Kátia Lúcia, ex-prefeita de Itaporanga, Andréia, médica; Valéria e Flávia, ambas advogadas. 

Apesar de todo o prestígio que desfrutava no meio empresarial e social no Vale do Piancó, somente em 1976 é que Moacir Pinto resolveu ingressar na política, disputando como vice-prefeito na chapa encabeçada por Marleno Barros, a quem terminou sucedendo quando este foi nomeado advogado do Banco do Brasil. Moacir realizou diversas obras, com destaque para a construção de um grupo escolar no Sítio Cardoso, e de um posto de saúde no Sítio Cantinho. Promoveu ainda a recuperação e limpeza do mercado público, desobstrução e limpeza de diversas ruas, como a Damião Guimarães, manutenção da arborização e conservação das artérias da cidade, tanto no centro como periferia. 

O trabalho desenvolvido por Moacir foi de maneira profícuo que os itaporanguenses não permitiram que ele se desligasse da política, tanto que elegeram sempre candidatos que ele indicava, como José Silvino em 1992 e Kátia, sua filha mais velha, em 1996. Convido por Silvino, assumiu a Secretaria de Obras e Urbanismo da Prefeitura, permanecendo também no governo da sua filha.

José Moacir Pinto morreu em  1º de fevereiro de 2004 e se encontra sepultado no cemitério Mãe de Misericórdia.

Revista Itaporanga, janeiro de 2000
__________________________________________

Se porventura, existir algum fato não condizente com a verdade, desculpem-nos, pois, poucas são as fontes de consulta. Os familiares dos ex-prefeitos que quiserem colaborar conosco, com fotos ou documentos; favor entrar em contato com: itaporanga150@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More