segunda-feira, 27 de outubro de 2014

MURILO BERNARDO


JOSÉ MURILO BERNARDO – Vigésimo Primeiro Prefeito de Itaporanga – 1988

José Murilo Bernardo era um estranho na política itaporanguense. A sua nomeação foi recebida com frieza por alguns setores da sociedade civil que entendam que o cargo deveria ser ocupado por alguém da terra ou por uma pessoa perfeitamente integrada à vida da cidade. A situação, no entanto, não perturbou Murilo... Com carta branca do governador Tarcísio Burity ele logo começou a trabalhar, reunindo em torno de si uma equipe eficiente capaz de levar adiante o seu programa de governo. E foi o que aconteceu.

Filho de Geraldo Bernardo de Albuquerque e Rosa Amélia Dantas Bernardo, Murilo nasceu em Antenor Navarro, hoje São João do Rio do Peixe, no sertão paraibano, em 1937. Estudou o primário em sua cidade natal e o ginásio no Diocesano de Patos, Mudou-se então para o Recife, onde cursou o cientifico, bacharelando-se em Direito na Universidade do Agreste na cidade de Caruaru, Pernambuco. Integrante do Ministério Público a partir de 1960, ele é hoje Procurador do Estado, classe especial, atuando no momento corno assessor técnico do Gabinete do Governador, no exercício do cargo de Secretário Executivo do PROCON no Estado da Paraíba.

Já foi funcionário do Banco do Nordeste, delegado da SUNAB e superintendente do IBAMA no Estado da Paraíba. Foi ainda Interventor no município de Pedras de Fogo. No Governo Tarcísio Burity, de março de 1987 a março de 1990, exerceu as funções de Secretário de Comunicação Social, Secretário das Assessorias Especiais do Governo do Estado e chefe de Gabinete do Governo. José Murilo Bernardo é professor concursado da Universidade Federal da Paraíba, onde ministra aulas sobre Direito Penal. Ele ficou na Prefeitura de Itaporanga de 14 de março a 31 de dezembro de 1988 quando teve oportunidade de desenvolver inúmeras ações, tais corno a restauração de 6 mil e 800 metros quadrados de calçamento nas avenidas Getulio Vargas, Pedro Américo (Soares Madruga), Osvaldo Cruz (Irineu Rodrigues), Horácio Gomes, Marquês do Herval Manoel Maia), Argemiro de Figueiredo, 13 de Maio, Maria Medeiros de Carvalho, Santos Dumont, Dandão Severino, Quintino Bocaiúva e Padre Lourenço, além da instalação de modernas luminárias nas ruas centrais da cidade.

Murilo também construiu galerias de escoamento nas ruas Padre Lourenço, Dandão Severino e Pedro Américo, e rede de esgotos na Severino Neves, Dandão Severino e Cônego Manuel Firmino. Comprou um imóvel na Getulio Vargas que passou por reformas, servindo depois para a instalação de um Biblioteca Pública (Biblioteca Municipal Paulo Correia) e da Secretaria de Educação do Município, e um terreno no bairro da Bela Vista para a instalação de um sistema de retransmissão de televisão (Já chegou a retansmitir seis canais, hoje tem apenas três e “pegando mau”). Adquiriu uma ambulância, dois tratores e um veículo utilitário e reformou completamente o Estádio Municipal "José Barros Sobrinho’ (atualmente desprezada pela administração municipal). Promoveu ainda a restauração dos grupos escolares Hormisda Teódulo, Euclides da Cunha, Jacinta Chaves Paulo e Miguel Alves e, em convênio com a TELPA, instalou telefones automáticos nos sítios Jardim do Baião,. São Pedro, Genipapo, Barrocão, Cardoso e Frade.

Murilo Bernardo confessa-se orgulhoso de ter concedido um aumento de mil por cento ao funcionalismo municipal, além de ter contribuído com a construção da sede da Associação dos Filhos de Itaporanga (ASFITA), no retão de Manaíra, em João Pessoa, e ter entregue a Prefeitura com um saldo em caixa de cinco milhões, oitocentos e setenta mil cruzeiros.

E em menos meses de administração, Murilo conseguiu essa proeza.


Revista Itaporanga, janeiro de 2000
__________________________________________

Se porventura, existir algum fato não condizente com a verdade, desculpem-nos, pois, poucas são as fontes de consulta. Os familiares dos ex-prefeitos que quiserem colaborar conosco, com fotos ou documentos; favor entrar em contato com: itaporanga150@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More