A paróquia de Itaporanga está completando neste dia 11 de julho seus 153 anos de instalação. A história da Cidade de Itaporanga se confunde com a história da Paróquia, que foi instalada cinco anos antes da emancipação política do Município. Naquela época, um dos requisitos para a emancipação política era a instalação de uma Paróquia.
O povoado de Misericórdia, hoje Itaporanga, nasceu à beira do rio Piancó, a partir da chegada de um desbravador português, chamdo Antonio Vilela de Carvalho, que adquiriu junto à Casa da Torre, na Bahia, em 28 de julho de 1765, as terras que mais tarde deram origem ao município.
A ocupação definitiva das terras aconteceu anos depois com a chegada de Joaquim Fonseca (conhecido por Joaquim Carnaúba), João Madeiro, Padre Lourenço e Alexandre Gomes da Silva, que iniciaram a ocupação do lugar, começando pela construção de uma capela que consagraram a Nossa Senhora do Rosário (atual Igreja do Rosário) e que contava apenas da parte que hoje é a capela-mor.
Papa Pio IX |
A vila era chamada Misericórdia, posto que a imagem de Nossa Senhora do Rosário que havia sido entronizada na Capela tinha vindo da Santa Casa de Misericórdia, em Lisboa, Portugal.
A vila prosperou de tal modo que, no dia 02 de agosto de 1859, era lido na Assembleia Provincial da Parahyba do Norte o ofício do Bispo de Olinda, Dom João da Purificação Marques Perdigão, comunicando o seu assentimento em elevar a capela de Misericórdia ao termo de Matriz, o que deu ensejo ao presidente da província, Luiz Antonio da Silva Nunes, em sancionar, no dia 11 de julho de 1860, a lei nº 05, que criava a paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Misericórdia. Àquela época, reinava como Sumo Pontífice o Santo Padre o Papa Pio IX.
Juntou-se ao esforço da Igreja, tendo à frente o Padre Lourenço, pároco da Paróquia de Santo Antônio em Piancó, a dedicação do povo de Deus e as pessoas influentes da vila, a fim de conseguirem a criação da paróquia. Para se ter uma ideia, Cajazeiras, atual sede do Bispado, a cuja jurisdição está vinculada a Paróquia de Itaporanga, mesmo com a influência que tinha, por ser a terra do Padre Rolim, ao ponto de ser vista como o centro da cultura paraibana naquela época, tornou-se paróquia apenas um ano antes de Itaporanga. Percebe-se, pois, que o Padre Lourenço tinha certa influência dada pelo povo naquela época, de modo a viabilizar tamanho acontecimento. Foi como que um reconhecimento do muito que ele fez.
Como capela, tínhamos como padroeira Nossa Senhora do Rosário, que era a grande devoção naquela época à Santa Mãe de Deus. Em 1860, ano da instalação da Paróquia, uma outra devoção a Nossa Senhora ganhava corpo: se espalhava por todo o mundo Católico o Dogma da Imaculada Conceição de Maria, proclamado em 1850 pelo Papa Pio IX.
Imagem da Padroeira de Itaporanga |
Em 27 de abril de 1892, foi criada a Diocese da Parahyba, desvinculando-a da Diocese de Olinda, de modo que a Paróquia de Misericórdia ficou sob essa nova jurisdição eclesiástica. Era Sumo Pontífice o Papa Leão XIII.
No dia 06 de fevereiro de 1914, o Papa São Pio X elevou a Diocese da Parahyba à dignidade de Arquidiocese e criou a Diocese de Cajazeiras, sob cuja jurisdição eclesiástica ficou pertencendo a Paróquia de Misericórdia.
Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho |
Papa João XXIII |
Administrador Paroquial |
Papa Bento XVI |
Dom José Gonzalez Alonso |
1 comentários:
Lindo a história da paróquia de itaporanga
Postar um comentário