segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Legislatura de: 1977 à 1982 - III


No dia 26 de janeiro de 1980, o Prefeito Dr. Marleno Barros enviou para a Câmara Projeto de Lei, fixando a área para erguimento da Estátua do Pe. Cícero Romão e obrigando a Diretoria administrativa da Estátua, cujo Presidente, na época, era o Sr. João Pequeno, a publicar, mensalmente, a entrada e saída do numerário recebido dos fiéis em forma de contribuição. Na sessão do dia 24 de abril de 1980, a Câmara concedeu "licença", para tratamento de saúde, ao Prefeito, por 15 (quinze) dias, assumindo a Prefeitura, o Vice-prefeito, Moacir Pinto. No dia 27 de abril, desse mesmo ano, a Câmara aprovou Projeto de Lei do Poder Executivo, autorizando o Prefeito a abrir crédito para a conclusão dos prédios dos Grupos Escolares dos sítios São João e Lagoinha. 

Na sessão do dia 10 de maio de 1980, o Prefeito pediu e a Câmara aprovou a prorrogação de sua "licença", por mais 30 (trinta) dias. Também, foram aprovados, pela Câmara, na sessão do dia 05 de julho de 1980, os Projetos de Lei, reconhecendo de Utilidade Pública, o Clube de Mães Santa Mônica e autorizando o Prefeito a abrir um crédito especial, destinado à compra de terreno e que seria doado à Paraíba Turismo - PBTUR para a construção de um Hotel (possivelmente o Hotel Pedra Bonita, pertencente ao estado). No dia 05 de janeiro de 1981, foi aprovada a concessão do título de "Cidadão Itaporanguense" ao Capitão Claudemir Rodrigues da Silva, Comandante da 3a. CIESE (hoje 13º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba). Também, foi aprovado igual título para os Srs. Adalberto Barreto e Luiz Otávio Amorim, Superintendente e Diretor do Jornal e Rádio Correio da Paraíba. Ainda, nessa mesma reunião, o vereador José Felismino apresentou o Projeto de Lei, que deu o nome de Av. Manoel Inácio de Araújo, à Rua que atravessa a Santo Antônio até o Alto do Madeiro. 


Na reunião do dia 15 de janeiro de 1981, a Câmara autorizou o Município a participar da Associação dos Municípios do Vale do Piancó - AMVAP e o vereador José lnácio de Figueiredo foi eleito Presidente da Câmara para o biênio 1981/82. Na sessão do dia 14 de março de 1981, foi aprovado Projeto de Lei, denominando de "Conjunto Residencial Francisco das Chagas Soares", as casas construídas, pela CEHAP e de "Conjunto Residencial Luiz César Loureiro", as casas construídas, pelo IPEP. Na ata dessa reunião, foram registrados alguns dados biográficos desses dois cidadãos, dados, que resolvi transcrevê-los, numa homenagem, pelo fato de eles terem sido meus Padrinhos de “Crisma” e “Batismo”, respectivamente: 

Francisco das Chagas Soares, filho de Manoel Soares de Pontes e Maria Soares de Pontes. Nascido, no dia 10 de fevereiro de 1902, em Patos (Pb). Chegou a Itaporanga, com seis anos de idade. Foi Presidente do PSD e do PTB; Vice-prefeito, na Gestão de Francisco Clementino de Carvalho (Dr.Paizinho). Lançou a Pedra Fundamental do Ginásio Diocesano Dom João da Mata. Foi comerciante e agricultor. De seu casamento, com Ana Loureiro Soares, nasceram os filhos: Maria Diva Soares, José Soares Madruga (que herdou o interesse pela Política), Antônio Soares Loureiro, Rita Soares Loureiro Rodrigues, Paulo Soares Loureiro e Geraldo Loureiro Soares. Faleceu aos 72 anos, na Capital do Estado e foi enterrado, no Cemitério da cidade. 

Luiz Cézar Loureiro, filho de Manoel Leite Cezar Loureiro e Izabel da Silva Loureiro. Nascido, no dia 28 de junho de 1912, em Itaporanga, antiga Misericórdia. Foi vereador, na Legislatura de 1950/54. Do casamento, com Severina Gomes Loureiro, nasceram os filhos: Antônio Loureiro Gomes, Alcione Loureiro Targino, Aluce Loureiro Ouricuri, Auridete Gomes Loureiro, Aldeci Gomes Loureiro, Anazilda de Fátima Loureiro Mangueira e Luiz Loureiro Junior. Faleceu, no dia 15 de fevereiro de 1979. 

Na sessão do dia, 10 de novembro de 1981, o vereador Joaquim Salviano da Silva propôs e a Câmara aprovou o título de "Cidadão Honorário de Itaporanga" para o professor Itapuan Bôtto Targino, Diretor da Escola Técnica Federal da Paraíba. Também, foi aprovado o Projeto de Lei n°. 181/81, de iniciativa do vereador Joaquim Salviano, dando o nome de "Belmiro Pinto Brandão" ao Edifício do Banco do Nordeste do Brasil S/A - Agência de Itaporanga. No dia 20 de janeiro de 1982, foi aprovado Projeto de Lei, denominando de "Praça Deputado Balduino de Carvalho", a praça de frente do Grupo Semeão Leal e da casa, onde morou, o referido Deputado e onde, ainda hoje, mora, sua filha, conservando esse imóvel que pode e deve ser considerado um patrimônio histórico de Itaporanga. 


Na sessão do dia 30 de abril de 1982, foi aprovada resolução, dando o nome de: "Estádio Municipal José Barros Sobrinho" - "O Zezão"- ao Campo de futebol do Município. No dia, 23 de maio de 1982, o Prefeito, Dr. Manoel Marleno Barros renunciou e a Câmara deu posse ao Vice-prefeito, Sr. José Moacir Pinto. Na sessão do dia 31 de julho de 1982, a Câmara aprovou Projeto de Lei, através do qual, o Prefeito Moacir Pinto concedia isenção de impostos municipais, por período indeterminado, à Agência Local do Banco do Nordeste do Brasil S/A e à futura Agência do Banco do Brasil S/A, a se instalar nesta cidade. Numa proposição do vereador Joaquim Salviano da Silva, a Câmara, também, aprovou Projeto de Lei, concedendo isenção de impostos ao Ginásio Diocesano D. João da Mata e, no dia 15 de janeiro de 1983, foi a vez de a Câmara aprovar isenção de impostos municipais para os funcionários da Administração Municipal e do Poder Legislativo. Nessa mesma reunião, foi aprovado Projeto de Lei, denominando de Rua Elvídio Figueiredo da Silva, a artéria urbana que liga o Hospital ao Posto de Jamaci.

Na sessão do dia, 27 de janeiro de 1983, a Câmara aprovou Projeto de Lei, ampliando o perímetro urbano de Itaporanga, compreendendo a zona de 6 (seis) hectares do sítio Xique-Xique, com os seguintes limites: ao Nascente, com terras dos herdeiros de Sebastião Rodrigues de Oliveira; ao Norte, com os fundos dos terrenos das casas que têm frente para a Rua Marquês do Herval, hoje, Dr. Manoel Medeiros Maia; ao Sul, com a rodovia BR-361, no trecho inicial, que liga Itaporanga a Boa Ventura; ao Oeste, com a Av. Osvaldo Cruz, hoje, Irineu Rodrigues da Silva.

Com Demir Cabral

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More