quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Médica itaporanguense desenvolve técnica no mundo, em anestesia!

Técnica anestésica desenvolvida por médica de Itaporanga é inédita no mundo e deverá ser premiada 

Thaís Bezerra concluiu residência médica em anestesiologia em João Pessoa, e deverá atuar no Vale


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - A jovem médica itaporanguense Thaís Bezerra (foto) foi destaque na imprensa estadual semana passada, em razão de uma técnica anestésica desenvolvida por ela que promete revolucionar, mundialmente, a cirurgia da hérnia inguinal, a conhecida hérnia da virilha. O procedimento permite que apenas metade do corpo dos pacientes apresente efeito do anestésico, acabando com os riscos de sofrerem hipotensão (pressão arterial baixa) após se submeterem à cirurgia. Os maiores beneficiados são os hipertensos e diabéticos, porque não podem sofrer no ato anestésico uma hipotensão devido às suas patologias, segundo explicou a médica.

A técnica foi apresentada em solenidade realizada no dia 19 deste mês, no hospital estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, onde a médica concluiu residência médica em anestesiologia, e fez parte dos trabalhos de conclusão da especialidade desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que tem como matriz de ensino o próprio nosocômio paraibano.

Thaís falou que não serão apenas os pacientes que se beneficiarão com a técnica, mas também os próprios cirurgiões, em razão do “excelente relaxamento muscular que o procedimento proporciona”. Ela contou que “a técnica consiste em posicionar o paciente deitado de forma lateral na hora da raquianestesia, onde é utilizada metade da dose rotineira de anestésico local”.


“Além da vantagem de não sofrer a hipotensão, os pacientes saem satisfeitos com o procedimento, pois voltam a mexer um dos membros inferiores de maneira mais rápida do que a anestesia convencional”, revelou a médica, “que se utilizou de um grupo de pacientes com idade superior a 18 anos prestes a precisaram ser submetidos à cirurgia para retirada da hérnia inguinal num hospital afiliado da rede SUS e foram selecionados por um período de sete meses no ano passado”, conforme apurou o site oficial do Governo do Estado.

Atingem mais homens - Conforme o site do governo, as hérnias inguinais correspondem a 75% de todas as hérnias abdominais, é 25 vezes mais comum em homens do que em mulheres e o tratamento é cirúrgico.

Médica vai disputar prêmio nacional - O trabalho da médica foi elogiado pelo coordenador de Residências Médicas do HEETSHL, Gualter Ramalho, para quem a profissional atingiu um nível excelente e será submetido à premiação pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).


Vem para o interior - A nova anestesista irá exercer a medicina possivelmente em Itaporanga e região, já que ela disse que irá atuar no interior paraibano, por reconhecer a carência de sua especialidade por aqui. Thaís é filha de Ivanlúcia Ventura e do médico cirurgião José Bezerra, que exerce o ofício na cidade e região há muito tempo, e é casada com o também médico Júnior Carnaúba, filho do ex-prefeito de Curral Velho, Luiz Carnaúba.

Solenidade de conclusão da residência - Está marcada para o próximo dia 12 de março a solenidade de conclusão da residência de anestesia. 

Folhadovali.com.br


Médica itaporanguense desenvolve técnica no mundo, em anestesia! 

Ladys  and Gentemans! O Portal do Vale orgulhosamente apresenta reportagem que sairá em uma revista médica e também acaba de sair na Secon do governo do estado.

Veja reportagem na íntegra:

Técnica anestésica desenvolvida por residente do Hospital de Trauma-JP é inédita no mundo


Pacientes que sofrem de hérnia inguinal (localizada na virilha) não terão mais riscos de sofrerem hipotensão (pressão baixa), após cirurgia, graças a uma técnica, inédita no mundo, desenvolvida pela residente de Anestesia, Thaís Bezerra, onde apenas metade do corpo apresenta efeito do anestésico.  O procedimento foi apresentado na noite desta terça-feira (21), em solenidade no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HEETSHL) e faz parte dos trabalhos de conclusão da especialidade desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e tem como matriz de ensino, a unidade hospitalar.

As hérnias inguinais são hérnias que ocorrem na região da virilha e correspondem a 75% de todas as hérnias abdominais. Este tipo de hérnia é 25 vezes mais comum em homens do que em mulheres. O tratamento das hérnias inguinais é cirúrgico. “Este tipo de anestesia beneficia principalmente os hipertensos e diabéticos, pois não podem sofrer no ato anestésico uma hipotensão devido às suas patologias”, lembrou Thaís Bezerra.

Para desenvolver a técnica, a estudante se utilizou de um grupo de pacientes com idade superior a 18 anos que precisaram ser submetidos à cirurgia para retirada da hérnia inguinal num hospital afiliado da rede SUS e foram selecionados por um período de sete meses no ano passado. Além da vantagem de não sofrer a hipotensão, os pacientes saem satisfeitos com o procedimento e equipe médica cirúrgica, pois voltam a mexer um dos membros inferiores de maneira mais rápida, do que a anestesia convencional.

Segundo Thaís, a equipe de cirurgiões também se beneficia por conta do excelente relaxamento muscular que a técnica proporciona. “A técnica consiste em posicionar o paciente deitado de forma lateral na hora da raquianestesia onde é utilizada metade da dose rotineira de anestésico local”, explicou.

Ao falar sobre a conclusão da especialidade, ela disse que tem a sensação do dever cumprido e exemplifica o quão importante é a residência sediada no Hospital de Trauma-JP. “Agora planejo entrar no mercado do trabalho no interior da Paraíba que é mais carente de profissionais.       A Anestesia me preparou muito bem para o mercado e não deixou a desejar em nenhuma parte da especialidade”, lembrou.

Para o coordenador do Programa de Residências Médicas, Gualter Ramalho, o trabalho da estudante Thaís, assim como os demais, atingiram um nível excelente e serão submetidos à premiação pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). “Temos a convicção que até o final do ano, a residência de Anestesia, sediada no Hospital de Trauma-JP, deverá figurar no ranking das 10 melhores do País, sediadas nos 98 Centros de Ensino e Treinamento (CET’s)”, destacou.
         
Ele lembrou a via crúcis que a especialidade percorreu para atingir um nível excelente de ensino, pois saiu do penúltimo lugar do ranking das 25 piores do País, avaliada em 2010 pela SBA, passando a ocupar no ano passado a posição da 25ª melhor, levando a ser agraciada em dezembro com o título de menção honrosa pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). “Superamos grandes centros médicos no Brasil, como o Inca, Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre outros, que oferecem a residência. Hoje a demanda pelo curso cresceu e temos sido procurados por alunos de toda a região Nordeste”, lembrou.

Anestesia, um mercado promissor - Gualter Ramalho informou que a 2ª especialidade mais carente do País é a Anestesia que só perde para Pediatria. O mercado atual conta com a mão de obra de 11 mil especialistas, segundo a secretaria da SBA, e precisaria muito mais para atender a demanda.

O diretor técnico do HEETSHL, Edvan Benevides, informou que já há entendimentos com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Saúde para absorver a mão de obra dos novos anestesistas com o concurso público que está em fase de preparação; ampliação de hospitais e construção de centros médicos de alta complexidade, entre eles: o Hospital Metropolitano em Santa Rita, o Hospital de Mamanguape e o Centro de Oncologia em Patos. “O mercado desta especialidade promete e temos que oferecer um suporte com a formação de novos profissionais”, disse.

Além do trabalho ‘Raquianestesia Unilateral para Herniorrafia Inguinal’ da estudante Thaís Bezerra, também foram apresentados mais três trabalhos acadêmicos da residência de Anestesia no Hospital de Trauma, como: Avaliação do Tempo de Jejum Pré-Operatório e seu Impacto no Grau de Desconforto do Paciente de autoria do estudante Diego Nóbrega; Avaliação da Eficácia Analgésica Somática e Neuropática de Dextrocetamina em Bloqueios Duplexos Braqueal por Juliano Teles e Comparação entre Anestesia Geral e Raquianestesia para Colecistectomia Aberta por Pâmela Valyssa Pacheco.

A residência de Anestesia, desenvolvida pela SES no Hospital de Trauma-JP possui três anos de duração com carga horária de 60 horas/aula por semana, ministrada por  preceptores em sete hospitais da rede pública estadual, municipal e filantropia da capital, como o Hospital Infantil Arlinda Marques, Maternidade Cândida Vargas, Hospital Santa Izabel, Hospital Edson Ramalho, Hospital Napoleão Laureano, Ortotrauma e Hospital de Trauma-JP.

As disciplinas oferecidas são Anestesia em Cirurgia Infantil, em Cirurgias Obstétricas, em Cirurgias Oftalmológicas, em Cirurgia Oncológica, em Cirurgia Geral, entre outras.

Até o final do curso, os residentes da especialidade têm a meta de realizarem 440 procedimentos em anestesia por ano.

A solenidade de conclusão das residências de Anestesia, Medicina Intensiva e Ortopedia acontecerá no dia 12 de março.

* Thais Bezerra Ventura é filha do casal itaponguense Ivanlucia e dr Bezerra, está terminando residência em anestesiologia na capital paraibana, e é casada com o também médico, Luís Alves Barbosa, mais conhecido como Junior Carnaúba.

Embora muito jovem, Thais é uma excelente médica e orgulho de toda família,dos colegas e amigos. O Portal do Vale parabeniza a médica e todos os familiares por mais essa grande conquista.

www.portaldovale.net com anestesia_ inédita-md

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More