terça-feira, 28 de outubro de 2014

Brasil perde o gênio do Trombone

03.07.2010 - Radegundis Feitosa

O itaporanguense Radegundes Feitosa Nunes foi o primeiro doutor trombonista do Brasil.

Itaporanga(PB) – Um grave acidente automobilístico ocorrido por volta das 09h45m da manhã da última quinta-feira(01Julho2010), no Km 973 da BR-361, no trecho que interliga as cidades de Piancó à Itaporanga, na região do alto sertão paraibano, resultou na morte do trombonista e maestro paraibano Radegundis Feitosa Nunes(41 anos) e dos músicos Ademilton França(24 anos),  Roberto Ângelo Sabino(41 anos) e Luiz Benedito(69 anos).


O grupo de músicos seguia em um veículo Citroen C4 Pallas, de placas NPP-5510(João Pessoa/PB), seguia para a cidade de Itaporanga, onde iriam realizar apresentação na quermesse da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, como parte da programação festiva do aniversário de 150 anos de atuação religiosa na cidade, as quais foram imediatamente suspensas quando a trágica notícia chegou à cidade.


A programação comemorativa foi substituída pela celebração de uma missa em sufrágio da alma dos músicos. O poder executivo municipal decretou luto oficial durante três dias.


O veículo que era conduzido por Radegundis, saiu da pista, capotou várias vezes e acabou por colidir num rochedo, explodindo. Três dos ocupantes do veículo ficaram presos nas ferragens e morrem carbonizados.


O músico Roberto Ângelo, que possivelmente viajava sem utilizar o cinto de segurança, foi arremessado para fora do automóvel e também acabou morrendo queimado, já que carro explodiu e acabou incendiando a vegetação no local.


Os primeiros informes davam conta que o maestro teria tentado desviar de um animal que se encontrava na pista, entretando, levantamentos posteriores realizados no local do acidente pela Polícia Rodoviária Federal, apontaram que o acidente deva ter ocorrido motivada por "uma saída de pista seguida de capotamento". Radegundis e Roberto Ângelo faziam parte do Sexteto da Paraíba.


Aos 41 anos de idade, o maestro e trombonista itaporanguense, era reconhecido internacionalmente e considerado como um dos maiores  trombonistas do mundo. Foi o primeiro doutor trombonista do Brasil.


Ele era graduado em no curso de barachel em Música(1983) pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB), instituição federal de nível superior da qual era professor. Durante a vida acadêmica na UFPB recebeu orientação do Professor Jacques Ghesten, trombone principal da Orquestra Sinfônica da Paraíba.


Em 1987, concluiu mestrado pela “The Juilliard School” de New York, U.S.A e em 1991 tornou-se doutor em trombone performance pela “The Catholic University of América” de Washington D.C., U.S.A. Nos cursos de Mestrado e Doutorado teve como orientador o professor Dr. Per Brevig, trombone principal do Metropolitan Opera House em New York(USA).


Foi premiado em concursos nacionais e internacionais a exemplo do Sulamerica/Jovens Concertistas Brasileiros e o Jovens Intérpretes da Música Brasileira/Funarte e do East & West Artists para debut no Canegie Recital Hall em New York, U.S.A. No ano de 2001, Radegundis Feitosa Nunes, lançou, ao lado da Camerata Brasílica, o álbum "Concerto Brasileiro".


Gênio do trombone

Natural de Itaporanga(PB), o trombonista e maestro paraibano Radegundis Feitosa Nunes, estudou com o maestro sertanejo Edmilson Pinto e integrou a "Filarmônica Cônego Manoel Firmino" do Colégio Diocesano D. João da Mata, sob a direção de Severino Ferreira.


Apresentou-se como solista, camerista e instrumentista de Orquestra em centros musicais importantes do Brasil, Estados Unidos e em paises europeus. Desenvolvou atividade didática intensa no Departamento de Música da UFPB e nos vários festivais de música do Brasil.


Foi o presidente fundador da Associação Brasileira de Trombonistas, e era o trombone principal da Orquestra Sinfônica da Paraíba e trombonista do BRASSIL(Grupo de Metais e percussão) e do BRAZILIAN TROMBONE ENSEMBLE. 

Discografia

1) Integrante de orquestras sinfônicas

- A BRAZILIAN EXTRAVAGANZA. Orquestra Sinfônica da Paraíba, regência Eleazar de Carvalho. 1989, Delos International, Inc.;

- MASTERS AND WINNERS. Orquestra Sinfônica da Paraíba, regência Eleazar de Carvalho. 1989, Delos International, Inc.;

- O GUARANI. Orquestra Sinfônica de São Mateus, regência Modesto Flávio. 2000, Secretaria de Estado da Cultura e Esportes/ES;

- ORQUESTRA FILARMÔNICA NORTE/NORDESTE. Orquestra Filarmônica Norte/Nordeste, regência Aylton Escobar. 2000, CPC-UMES;

2) Solista de Orquestra:

- ORQUESTRA SINFÔNICA DA PARAIBA E SIVUCA. Orquestra Sinfônica da Paraíba, regência Osman Giuseppe Gioia. 1999, Fundação Espaço Cultural da Paraíba;

- CONCERTO BRASILEIRO, RADEGUNDIS FEITOSA E CAMERATA BRASÍLICA. Camerata Brasílica, direção Francieudo Torres. 2001, CPC-UMES;

3) Trombone e Piano:

- TROMBONE BRASILEIRO. Radegundis Feitosa, Trombone e Maria Teresa Madeira, Piano. 1998, Classe X;

4) Como integrante do Sexteto BRASSIL:

- BRASSIL TOCA BRASIL. Sexteto de Metais e Percussão. 1992, Série Regia Música Vol. V, Edições Paulinas/COMEPE;

- BRASSIL PLAYS BRAZIL. Sexteto BRASSIL(Quinteto de Metais e Percussão). 1995, Nimbus Records Limited;

- BRASSILEIRO. Sexteto BRASSIL(Quinteto de Metais e Percussão). 1997, Nimbus Records Limited;

- DESAFIOS/CHALENGES. Brazilian Trombone Ensemble(Sexteto de Trombones e Percussão). 2003, CPC-UMES.

5) Integrante de Orquestra de Frevo

- RECIFE FREVOÉ. Orquestra do Maestro DUDA, regência DUDA. 1996, Fundação de Cultura da Cidade do Recife(PE).

Luto estadual

O Governo do Estado decretou, na sexta-feira(02Julho2010), luto oficial de três dias pela trágica e inesperada morte dos quatro músicos paraibanos vítimas de acidente de trânsito, ocorrido na quinta-feira(01Julho2010), na BR-361, próximo ao município de Itaporanga: o maestro Radegundis Feitosa e Roberto Ângelo, ambos integrantes da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Ademilton França, da Orquestra Sinfônica Jovem, e o cantor popular Luís Benedito, pai de um integrante da Orquestra Jovem.

“Lamentamos a perda tão precoce desses grandes profissionais, que através do seu talento, de uma verdadeira paixão e dedicação pelo trabalho, nos presenteavam com uma música de elevadíssima qualidade. Deixamos o nosso abraço de sincero pesar a todos os familiares, amigos e admiradores dos nossos quatro músicos”, comentou o secretário Chefe da Casa Civil, Inaldo Leitão.

Remoção e sepultamentos

A Gerência de Medicina e Odontologia Legal(Gemol) de João Pessoa providenciaram identificação de três dos quatro corpos dos músicos mortos. O único identificado  foi o músico Roberto Ângelo, que foi arremessado do carro. Os demais ficaram presos nas ferragens e foram carbonizados.

Funcionários do órgão informaram que os corpos foram transferidos da Unidade do Departamento Médico Legal(DML) de Patos e chegaram à Capital do Estado por volta das 23h00m. A carbonização dos corpos dificultou a identificação por parte do setor de antropologia da Gemol, tendo o reconhecimento ocorrido pela arcada dentária das vítimas.

O corpo do trambonista Radegundis Feitosa foi velado e cremado na sexta-feira(02Julho2010), no Crematório e Central de Velórios Caminho da Paz, na cidade de Cabedelo(PB). Familiares e amigos fizeram diversas homenagens ao músico. Já Roberto Ângelo Sabino(41 anos) e o cantor popular Luís Benedito(69 anos), foram sepultados em Itaporanga(PB). O trombonista da Orquestra Sinfônica Jovem Adenilton Soares França(26 anos), foi sepultado na cidade de Patos(PB).

O bê-a-bá do sertão

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More