quarta-feira, 15 de outubro de 2014

JOÃO FRANCO


JOÃO FRANCO DA COSTA – Décimo Nono Prefeito de Itaporanga – 1983 a 1988

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, turma de 1955, João Franco da Costa nasceu no município de Itaporanga no dia 17 de julho de 1922, filho de Manoel Franco da Costa e Maria Mônica da Costa. Cursou o primário no Grupo Escolar Gama e MeIo, na cidade de Princesa Isabel, e o ginásio nos colégios Pio XI, em Campina Grande, e no Liceu Paraibano, em João Pessoa. Em 1942 foi convocado pelo Exército e passou todo o período da II Guerra servindo no Quartel General na capital paraibana, sendo Licenciado no ano de 1946. O seu curso cientifico foi realizado no Colégio Joaquim Nabuco, em Recife.

Logo que deixou o Exército, João Franco estabeleceu-se como comerciante, abrindo um escritório de representação comercial em João Pessoa, chegando a ter filiais em Recife e São Paulo. No ano de 1949 ingressou na Maçonaria, passando a pertencer a Grande Loja 7 de Setembro, em João Pessoa, onde chegou a ser Venerável. No ano de 1950 assumiu o cargo de diretor Industrial e Comercial da firma Comércio e Indústria Araújo S/A. O ingresso de João Franco na política de Itaporanga deu-se no ano de 1954, quando disputou a Prefeitura contra Abraão Diniz. Atendendo a convite de Antônio Franco da Costa, Arsênio Mangueira da Costa e do deputado Balduíno de Carvalho. Foi derrotado, mas decidiu que um dia seria prefeito de Itaporanga. A sua obstinação o levou a disputar todas as eleições até o ano de 1982, quando foi finalmente eleito com o apoio do deputado Soares Madruga. 

Entre os vários cargos que exerceu, João Franco foi funcionário do IBGE, Promotor Público de Bonito de Santa Fé e Procurador do Estado, nomeado em 1963 pelo então governador Pedro Moreno Gondin. Foi ainda diretor geral dos Presídios do Estado da Paraíba e interventor no município de Curral Velho. Ele não chegou a completar o seu mandato à frente da Prefeitura Municipal de Itaporanga. Foi cassado pelo governador Tarcísio de Miranda Burity, que nomeou o Bel. José Murilo Bernardo, Interventor do Município de Itaporanga r através do Decreto Estadual n°. 12.482, datado de 11 de maio de 1988, renunciou ao cargo no dia 16 de maio de 1988, temendo não ser cassado pelo então com base em parecer do Tribunal de Contas do Estado. 

Como Prefeito João Franco da Costa procurou manter a cidade limpa, através da aquisição de diversos equipamentos, colocou placas de sinalização com os nomes de todas ruas da cidade, com a respectiva numeração das casas, implantou a carteira de identidade estudantil e fez a distribuição de material escolar com os estudantes da rede municipal de ensino, além da compra de centenas de livros para a biblioteca da prefeitura.

João Franco procurou ainda ajudar os mais carentes, fazendo a distribuição de feiras e medicamentos. Construiu o calçamento das ruas Argemiro de Figueiredo, Padre Lourenço e Quintino Bocaiúva, construiu ainda 111 fossas sanitárias no Cantinho, a iluminação da Crizanto Pereira, a adutora que hoje abastece Itaporanga com águas do açude Cachoeira, reconstruiu o matadouro e a lavanderia pública, edificou grupos escolares no Capim Grosso e no conjunto Chagas Soares, e um posto médico no Sitio Barrocão, que também recebeu eletrificação. Construiu e doou 13 casas no conjunto Chagas Soares, e galerias em várias ruas da cidade. Reequipou a Banda de Música do Município e patrocinou a gravação do Hino de Itaporanga. 

A introdução do São Pedro de rua, nos termos atuais, é uma das iniciativas de João Franco, que mandou construir um grande palco, inteiramente desmontável, para a apresentação de danças, quadrilhas e shows. Ele sempre manteve em bom nível as estradas vicinais do município e mandou terraplenar dezenas de ruas da cidade, que também receberam inúmeros melhoramentos, como iluminação, arborização, esgotos e galerias para o escoamento das águas.

João Franco sancionou a Lei Municipal Nº 25/84, aprovada pela Câmara Municipal, para a criação do Hino Oficial do Município, no dia 17 de outubro de 1984. Letra do conterrâneo e poeta Vicente Cassimiro e música de Moacir Geraldo Maciel. Quando João Franco era administrador Itaporanga sempre foi representada com gala ma feira dos municípios, evento realizado anualmente pelo governo do estado.

João Franco morreu no dia 1º de julho de 2011, coincidentemente dois dias depois da festa criada por ele; O Maior São Pedro da Terra, uma das mais tradicionais festas de rua de nosso calendário. Embora ele tenha morrido em João Pessoa, seu corpo esta sepultado no Cemitério Mãe de Misericórdia.


Com a Revista Itaporanga, janeiro de 2000
__________________________________________

Se porventura, existir algum fato não condizente com a verdade, desculpem-nos, pois, poucas são as fontes de consulta. Os familiares dos ex-prefeitos que quiserem colaborar conosco, com fotos ou documentos; favor entrar em contato com: itaporanga150@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More