terça-feira, 21 de outubro de 2014

Nos tempos do coronel Zuza Lacerda


O coronel Zuza Lacerda é reverenciado no hino oficial de Boa Ventura e é nome de rua na cidade. Ele era do Ceará e ainda jovem veio para o então povoado de São Boaventura, no século passado. Fez fortuna por essas bandas e adquiriu uma extensa propriedade onde hoje fica a cidade de Curral Velho.

A equipe do blog Delcides.com esteve naquela cidade e conversou com o senhor Manuel Pereira de Lacerda, descendente do coronel e responsável pelas chaves da capela de São José, que foi construída por Zuza há muitos anos.

Educado e conversador, seu Manuel abriu a capela e nos mostrou o altar, o velho sino, um velho balcão onde algumas imagens ficam expostas, além de apontar o local no piso da capela onde estão enterrados o coronel Zuza Lacerda, a esposa dele, dona Aninha, e o padre Tavares, que morava com o coronel e era da cidade de Princesa Isabel.

Ao lado da capela ficava a velha casa grande do coronel Zuza Lacerda, e que hoje em dia está totalmente destruída. O curral onde se colocavam os muitos animais ficava bem perto da casa, ao lado da estrada que dá acesso á cidade de Boa Ventura.

Dois fatos da história do coronel Zuza Lacerda, seu Manoel conta e diz que foram verdadeiros: Um dá conta de que as pessoas de fora que passavam naquela época pela propriedade do velho Zuza, tinham que apresentar os documentos ao coronel; e a outra é que ele morreu muito abatido, sem se alimentar, devido alguns homens das bandas de Manaira ter feito de Zuza refém,  e ter passado uma semana com ele no sitio chamado Poço do Cachorro.

A liberdade só ocorreu por que um filho do coronel ficou no lugar do pai e entregou  grande quantia em dinheiro, e para que isso acontecesse, foi preciso vender uma propriedade no brejo, para conseguir os valores pedidos pelos algozes.

A capela pertence à comunidade católica e hoje, o chão onde ficava a velha casa pertence aos herdeiros do ex-vereador Silvino Pereira de Marrocos, mais conhecido por gato, já falecido.

O que sobrou da antiga casa 

Seu Manoel Lacerda

Capela de São José
                    .
Antigo Armário com as Imagens

Altar da Capela

Piso onde o Coronel Zuza está sepultado

Sino da antiga capela

Linhas da antiga casa do Coronel

Antigo Curral do Coronel

Estrada que dá acesso a Boa Ventura

Delcides.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More