sábado, 4 de outubro de 2014

Legislatura de: 1973/ À 1976

Para a legislatura de 1973/76, foram eleitos os seguintes Vereadores: João Barreiro Sobrinho, Francisco Bidô da Silva, Manoel Pereira Caiana, Joaquim Salviano da Silva, Francisco de Araújo Pedrosa, Antônio Nunes Guimarães e José Felismino. 

Prefeito: Sinval Pinto Brandão, Vice-prefeito: José Barros Sobrinho 

Na sessão do dia 26 de outubro de 1975, o vereador Manoel Pereira Caiana apresentou e a Câmara aprovo o Projeto de Lei n° 03/75, concedendo o título de "Cidadão Benemérito de Itaporanga" ao Dr. Dorgival Terceiro Neto. Apresentou, também, o Projeto de Lei n°. 04/75, autorizando o Prefeito a conceder ajuda financeira para a ampliação da Igreja do Rosário. Na sessão do dia, 22 de janeiro de 1977, Manoel Caiana apresentou Projeto de Lei, denominando de "Comerciante Belmiro Pinto Brandão", o Centro de Abastecimento e Terminal Rodoviário de Itaporanga (o Mercado Público e a antiga Rodoviária). Também, foram, dele, os Projetos de Lei n°. 04/77, denominando de Grupo Escolar Euclides da Cunha, a Unidade de Ensino Municipal, localizada, na Av. Padre Lourenço, onde hoje funciona o Polo Presencial da Universidade Aberta Brasil; o de n°. 02/77, denominando a Unidade de Ensino Municipal, localizada, no Alto das Neves, de Grupo Escolar Jacinta Tota Chaves Paulo, o de n° 03/77, denominando a Rua Pinto Madeiro de Rua Brunnet Ramalho e o de nº. 05/77, denominando a antiga Rua 13 de Maio de Rua Antônio Pereira Caiana. (Estas duas ruas, hoje permanecem com os nomes originais; Rua Pinto Madeiro, um dos fundadores de Itaporanga e Rua 13 de Maio).

Em junho de 1976, o vereador Joaquim Salviano da Silva assumiu a Presidência da Câmara Municipal. 

Em outubro de 1976, o vereador João Barreiro Sobrinho apresentou e a Câmara aprovou Projeto de Lei, mudando o nome da Rua da Várzea para Rua João Firmino Gomes, esta rua permeasse com este nome até os dias atuais. Também é dele o Projeto de Lei, dando o nome de Rua José de Lemos Femandes a uma rua, anexa, à Rua Luís Leite Guimarães. 


O vereador Francisco de Araújo Pedrosa, conhecido por Chico Anjo, apresentou e a Câmara aprovou, na sessão do dia 16 de outubro de 1976, Projeto de Lei, mudando o nome do Bairro Bela Vista para "Bairro Juscelino Kubstschek", (o bairro Bela Vista, nunca foi chamado por este nome, nem tampouco foi providenciado uma placa) e transferindo as Ruas Luís Leite Guimarães e José de Lemos Femandes para esse Bairro. 

Nessa legislatura, a Câmara aprovou o Projeto de Lei que autorizava o Prefeito Sinval Pinto Brandão a contrair empréstimo, com o Banco do Estado, no valor de Cr$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil cruzeiros), destinado à desapropriação de terreno para a construção do Novo Mercado Público Municipal, do Quartel da Polícia Militar, de um Armazém para comercialização de produtos agrícolas, de um Hotel e da Sub-Residência do DER. 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More