quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Um passeio por Itaporanga


ITAPORANGA é uma cidade com uma população de aproximadamente 21.000 habitantes sendo, 10.193 do sexo masculino e 10.807 do sexo feminino. A cidade faz parte do Estado da Paraíba, com cerca de 482 km² quadrados de área.

História

Iniciada com o desbravador português, Antônio Vilela de Carvalho que adquiriu da Casa da Torre grande quantidade de terras, às margens do rio Piancó, onde implantou uma fazenda para a criação de gado. Anos depois, Joaquim Carnaúba, João Madeiro, Alexandre Gomes da Silva e Padre Lourenço, moradores do sitio Misericórdia atravessaram o rio e, na outra margem, construíram algumas casas. Madeiro, que ergueu sua casa, no Alto do Ginásio, escolheu o local para a capela - a igreja do Rosário - do futuro povoado de Misericórdia, bem distante de sua morada. Devido à sua localização, a vila logo prosperou. 


Tendo sua emancipação política em 1863, a vila só teve a instalação oficial do município em 09 de janeiro de 1965 e permaneceu com o nome de Misericórdia, por 63 anos, quando o interventor municipal, Praxedes da Silva Pitanga, mudou para Itaporanga. Não desmerecendo os outros governantes, Pitanga era um político que pensava grande e resolveu expandir a cidade. Quando o arruado mal chegava, onde é hoje o Banco do Brasil, ele iniciou, a mais de 500m, a construção de um mercado público, com área de 10.560 m2. Bem próximo ao mercado, construiu um dos maiores hotéis do sertão e resolveu erigir sua casa, bem mais longe, onde funcionou, até pouco tempo, a 7ª região de ensino.

Apartir de 1959, o município perdeu mais de 70% do seu território, com a emancipação política de Pedra Branca, Curral Velho, Boa Ventura, Diamante, Serra Grande e São José de Caiana. Mesmo diminuído o seu território, a Pedra Bonita, graças ao empenho de seus filhos, continuou o seu crescimento. Tendo destaque entre os governantes da época, Francisco Clementino de Carvalho(o Dr. Paizinho) que, entre obras de grande porte, conseguiu a eletrificação da cidade com energia de Paulo Afonso(tendo, para isto, que ir ao Presidente João Goulart, em Brasília), via Coremas, a construção do abastecimento d’água e esgoto e a pavimentação das principais ruas do centro da cidade.

Preparando uma possível candidatura a prefeito, o diretor do Departamento de Saúde e que respondia, interinamente, pela Secretaria de Saúde do Estado, o médico Adailton Teódulo da Silva conseguiu a abertura e funcionamento do Hospital Distrital "José Gomes da Silva", um dos maiores e mais modernos do sertão e que estava em obras há mais de vinte anos. Quando eleito prefeito, construiu uma lavanderia pública e fez a doação do terreno para a edificação da torre da TELPA(posteriormente Telemar e hoje Oi). Também conseguiu, para o município, uma patrol e um trator de esteira para a conservação das estradas vicinais.

O advogado Manoel Marleno Barros, quando administrou nossa terra, também, deu a ela grande impulso, construindo o estádio municipal e uma unidade sanitária, anexa ao Hospital Distrital. Adquiriu e doou os terrenos para a construção do Hotel Pedra Bonita, da Coletoria Estadual, do Colégio Adalgisa Teódulo da Fonseca e do BNB Clube. Ainda, na sua gestão, foi instalada a Delegacia do Serviço Militar e criadas as agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e do Bradesco. Marleno comprou o primeiro ônibus para o transporte de estudantes, para que os universitários pudessem se deslocar até a cidade de Patos.

Renitente em seu intento de ser prefeito de nossa cidade, o bacharel João Franco da Costa tanto lutou que conseguiu ser eleito em 1982, com o apoio do então deputado Soares Madruga. No seu governo, os destaques foram a construção da adutora que, atualmente abastece a cidade com água do açude Cachoeira dos Alves, a criação do Hino da Cidade e a introdução do São Pedro de rua, nos termos atuais, que, atualmente, é sem sombra de dúvidas, o melhor da Paraíba.

A vida pública do jornalista e deputado estadual José Soares Madruga é um exemplo que deveria ser copiado e seguido pelos nossos atuais representantes e políticos, em geral. Ao longo dos 15 anos, em que esteve na Assembléia Legislativa, trouxe, para Itaporanga e para o Vale do Piancó, inúmeros benefícios, representados, pela construção de obras e instalação de órgãos regionais que mudaram, completamente, as relações de forças entre Itaporanga e outras cidades da região. Soares Madruga foi o segundo itaporanguense a assumir o governo do Estado, tendo sido José Gomes da Silva, o primeiro(como interventor federal).

Na Prefeitura, bem como na Secretaria de Estado, que ocupou durante o governo de Wilson Braga, merece destaque, pelo muito que fez, em benefício de Itaporanga, do Vale do Piancó e de toda a Paraíba, o engenheiro José Silvino da Fonseca(o homem do Canaã). As obras de mais destaques, no seu governo, foram exatamente no campo hídrico, onde nosso conterrâneo é um “expert”, como a construção de dezenas de açudes, recuperação de barragens, perfuração de poços e sistemas de abastecimento d’água. Silvino, também, sancionou a lei que instituiu o Jornal Oficial do Município.

Garantindo o título de primeiro itaporanguense a ser eleito duas vezes, para governar o município, José Will Rodrigues, em seu primeiro governo, teve, como destaque, a construção de um terminal rodoviário e a pavimentação asfáltica das principais artérias da cidade. Neste segundo mandato, o maior destaque é, na área da saúde, com a implantação dos postos do Programa de Saúde na Família. Will foi o primeiro Prefeito do Vale a cumprir a lei do salário mínimo e ter um site oficial do município, na Internet.

Além de todos os já citados, não poderíamos esquecer de outros filhos(não políticos) naturais ou adotados, como é o caso de Divaldo Dantas(grande empreendedor no ramo têxtil), Cícero Carneiro(no comércio e construção), Jaélcil Serafim(comércio e serviços), Francisco Pinto Brandão Filho(comércio), Severino Soares de Araújo Junior(indústria), que trabalham para o nosso engrandecimento. Na educação, Maria do Carmo Lima Mendes(tia Kall) e Francisco de Assis Alves(Chico da Kazon), pela implantação de cursos de pós-graduação, através da FFM de Patos. Um destaque especial é para o Monsenhor José Sinfrônio de Assis, o nosso eterno “Padre Zé”, não pela construção da 2ª maior estátua do Brasil(o Cristo) e sim, pela criação do educandário que muito contribuiu para a formação de itaporanguenses, que, hoje, são destaques, no cenário Nacional e Internacional. Padre Zé, também, foi o responsável pela criação da companhia telefônica do Vale do Piancó.

Soares Madruga, é tido como o politico que mais fez por Itaporanga
Foto: Guardiões do vale do Piancó

Monsenhor José Sinfrônio: maior construtor de monumentos e referência educacional no Vale.
Foto: Guardiões do Vale do Pianco

Salomé Pedrosa, síntese de bravura e carater.
Foto: Guardiões do Vale oo Piancó

Balduíno Minervino de Carvalho: era médico e foi deputado constituinte da Assembléia Legislativa.
Foto: Guardiões do Vale do Pianco

Praxedes da Silva Pitanga: advogado, promotor de justiça, prefeito, deputado estadual e federal.
Foto: Guardiões do Vale do Piancó

José Gomes da Silva: foi eleito prefeito, deputado federal e nomeado interventor do Estado.
Foto: Guardiçoes do Vale do Piancó

Wil Rodrigues, ex-prefeito de Itaporanga

Dejaci Brasileiro, foi deputado estadual e prefeito de Itaporanga

Audiberg Alves, atual prefeito de Itaporanga

VPN

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More