sábado, 15 de novembro de 2014

4ª Edição Do FICA Teve Sua Abertura Nessa Sexta-Feira


A 4ª edição do FICA – Festival Itaporanguense de Cultura e Arte,  idealizado pelo ativista cultural Paulo Rainério Brasilino,  teve sua abertura por volta das 20h da noite desta sexta-feira, 14.

Abrindo a programação da noite, houve uma apresentação feita pela Fanfarra Marta Batista de Moura, seguida por uma apresentação no palco da banda de flauta doce formada por integrantes do GICI.


Não são apenas atrações musicais que tem espaço garantido no FICA. O Festival reúne ainda outros artistas da terrinha que se enveredam por outras formas de manifestação cultural, como por exemplo a participação de poetas locais, que declamam seus versos e causos, e durante esta primeira noite, o poeta J. Sousa deu uma pequena mostra do seu repertório, contando suas estórias e declamando versos que eram acompanhados atentamente pela plateia ali presente, prestigiando os valores da nossa cultura local.


Um dos momentos mais esperados para esta primeira noite do evento era a sua abertura oficial, realizada pelo seu idealizador Paulo Rainério Brasilino, que acompanhado no palco pelo prefeito do município de Itaporanga, Audiberg Alves e a primeira-dama, Naura Ney, declarou oficialmente aberto o evento, que tem duração de três dias, iniciando-se na noite de ontem, sexta-feira 14, e estendendo-se até o dia 16.


Na oportunidade, Paulo Rainério agradeceu mais uma vez a participação de todos os que se inscreveram para participar de mais uma edição do FICA e também agradeceu a todos os que contribuem para a realização do evento como alguns empreendimentos comerciais e todo o apoio que a prefeitura tem dado a este festival cultural.  Um dos momentos de emoção aconteceu quando o organizador do evento mencionou que o FICA deste ano terá como figura homenageada Audinete Alves, popularmente também conhecido como “Bagaceira”, que entre outros trabalhos já ocupou a secretaria dos transportes no município  e era irmão do prefeito,  e que faleceu no mês de fevereiro deste ano . Tanto Paulo Rainério, como o prefeito Audiberg Alves ficaram emocionados ao relembrarem momentos vivenciados entre entre eles durante os tempos de escola e durante a juventude e rememorando ainda a sua disposição de prontamente tomar a iniciativa em prestar ajuda aos outros.


O prefeito Audiberg Agradeceu a inesperada homenagem e reafirmou a sua participação enquanto gestor do município em dar todo o apoio ao Festival, destacando a sua importância para os artistas locais que se preparam muito e aguardam ansiosamente a sua participação no evento, que torna-se uma vitrine, dando-lhes visibilidade para mostrarem cada um aquilo que tem de melhor, brindando a todos com o talento que possuem.


A programação seguiu com as apresentações do grupo de dança As Ousadas que mostraram ao público um pouco sobre uma das vertentes musicais do nosso país, que é o funk.

Houve ainda as participações da banda gospel irmão Jackson e forró Fogo Santo,  e do poeta Zé do Agreste. E o encerramento desta primeira noite ficou por conta de Elson pressão e toda a swingueira do seu Pagodão Sensuart do Brasil.


Hoje, sábado 16 acontece a segunda noite do 4º FICA com outras diversas atrações que se revezarão pelo palco, numa mistura afinada entre cultura e arte que pelos tantos valores de nossos artistas locais tem engrandecido o nome de nossa Itaporanga.

Edízio Marques – Itaporanga Online

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More