segunda-feira, 3 de novembro de 2014

JESUS SOARES FONSECA, Homenagem justa

Por João Dehon em 28/10/2008

Fui informado que um Instituto de Pesquisas ortográficas e redações de Pernambuco vai conceder ao nosso querido Jesus Soares Fonseca uma comenda de escritor e redator, pelo mesmo ter se destacado entre esses.

É um reconhecimento daquela do referido Instituto a quem pauta sua vida à boa leitura e à arte de escrever, respeitando o português e fazendo da língua mãe a maneira de transmitir bem os mais diversos assuntos e, diga-se de passagem, ele é muito bom também em conhecimento gerais.

A distinção ultrapassa o aspecto formal para ser uma merecidíssima homenagem ao homem que Jesus o é, e durante toda sua vida escreve sem atacar, tendo a retidão como seu escudo e inigualável senso de crítica cumprindo sempre ao que se compromete quando está com uma “caneta” na mão.

A vida de Jesus Soares Fonseca é uma seqüência de atos e gestos corretos, alicerçados no estudo, no conhecimento e no trabalho profícuo.

Na verdade, em todos os cargos por onde passou, quer no Jornal Correio da Paraíba, quer no Banco do Nordeste do Brasil ele teve seu comportamento calcado na seriedade, pela dedicação e pela vontade de servir às instituições e à coletividade.

Seu desempenho em nível de redação foi, aliás, prolongamento dos seus primeiros passos como revisor do “Jornal Correio da Paraíba” nos anos sessenta, porem, tudo adquirido nos bancos do Seminário da Várzea no Recife onde teve o seu primeiro contato com o “Latim” e o “Grego”, além da boa Literatura gerada nos Seminários de antigamente.

Quem se dispuser a consultar as páginas da história de Jesus Soares Fonseca, constatará o que estou dizendo, e como filho de Dona Dazinha, na sua adolescência, ele sempre esteve com um livro na mão e nas horas folga com um Lápis se divertindo, enchendo uma palavra cruzada.

Jesus Soares Fonseca é inserido nessa homenagem e nessa galeria de sumidades, porque serve de exemplo e espelho para as gerações que hão de vir.

Jesus Soares Fonseca é uma rocha, sendo exemplo para as atuais e futuras gerações, pela sua grandeza no agir e na retidão de caráter.

A Comenda que lhe concedida, representa, com certeza, uma justa e merecida homenagem.

Nós os filhos de Dona Dazinha e irmãos de Jesus Soares Fonseca, agradecemos a quem concedeu essa comenda.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More