sábado, 29 de novembro de 2014

Prefeito Djaci Brasileiro assina MP que define o brasão como marca a ser utilizada pelo Governo

Brasão (Escudo)
Nestes 144 de história a cidade de Itaporanga ganha um presente importante e representativo, que enfoca a alta-estima de um povo guerreiro e de uma gente hospitaleira, O prefeito Djaci Brasileiro já começa o seu governo com um ato merecedor de aplausos de toda a população, devido ter definido através da assinatura de Medida Provisória que garante a Prefeitura Municipal de Itaporanga a nova logomarca da atual administração municipal, e por dispositivo de Lei para as próximas administrações. A nova logomarca com o Brasão Oficial do Município e as Cores Municipais, Azul e Branco, atendendo o que determina a Lei Municipal n° 11/73, que define como logomarca permanente, definitiva, exclusiva e obrigatória do município de Itaporanga. 

A nova logomarca oficial do município será obrigatoriamente acompanhada da inscrição do lema oficial: Ordem, União e Trabalho. E sera utilizada institucionalmente nas ações, programas, obras e serviços realizados pelos órgãos do Poder Executivo Municipal. A nova logomarca, ainda, será colocada em uniformes, placas, veículos, prédios públicos, entre outras coisas pertencentes ao patrimônio público municipal. 

O ato desprendido pelo prefeito Djaci Brasileiro busca o disciplinamento do uso do Brasão e das cores do nosso Município, além de valorizar um símbolo representativo municipal, fazendo cessar uma prática corriqueira que simplesmente favoreciam e promoviam pessoalmente alguns governantes, que se preocupavam muito mais com suas vaidades pessoais do que com os interesses da coletividade, inclusive, sem atentarem, para os excessivos gastos, que geravam ao erário público, em consequência das constantes modificações na logomarca do Município, sempre que um novo prefeito assumia. 


“É mais do que uma honra poder assegurar no âmbito do Governo Municipal a logomarca oficial do município com a definição do Brasão e cores oficiais, que dão, sem dúvidas, mais representatividade a cidade de Itaporanga e aos seus habitantes por se tratar de um símbolo histórico e que representa essa gente brava, guerreira e hospitaleira”, disse o prefeito Djaci Brasileiro. 

Na linha do que determina a medida adotada, a nova logomarca que é uma criação do jornalista e multimídia Ricardo Pereira da Silva e destaca os dois principais símbolos do município, o Brasão e as Cores da Bandeira (do município). "Nossa idéia foi colocar o Brasão do município sob uma base, representando o seu povo e sua gente. Dando total ênfase ao Azul e Branco, que são as cores oficiais. Esse é um passo importantíssimo que o atual Governo Municipal dá em direção ao respeito e a representatividade da história de Itaporanga", disse Ricardo Pereira. 

Brasão (Escudo)
O Brasão (Escudo) é usado como timbre nos papéis oficiais do Município. Foi oficializado pelo Prefeito de Itaporanga, na época Sinval Pinto Brandão. Observando-se seu desenho, vê-se que é formado por um campo azul, contornado pelas cores estaduais, sustentado pela Estrela do Estado da Pátria. Formado, ainda, por um Triangulo ao centro representando à pecuária e acidentes geográficos do Município; ladeando o Escudo, ramos da produção agrícola do Município: Algodão, Milho, Arroz e Feijão. 

* Este texto contém erros groseiros

Bandeira

Com as Cores Municipais: Azul e Branco, e como Símbolos: Estrela Branca, que representa a sede do Município. Um Escudo, que representa a segurança da municipalidade e do povo, fortificados pelos poderes nacionais e estaduais representados nas cores do pavilhão nacional e estadual. E, as inscrições: Ordem, União e Trabalho. 

A foto a seguir mostra as Bandeiras: Estadual, Nacional e Municipal. 

Como efeito este ato tem como objetivo por um fim as mudanças de logomarcas a cada quatro anos, quando assume um novo prefeito, pois o Brasão, e as cores municipais, representam simbolicamente o Município de Itaporanga, sua história e seu povo, independentemente do mandatário e de sua coloração política partidária, não podendo assim, servir de instrumento para a satisfação do ego pessoal de quem quer que seja, com práticas que desperdiçam o dinheiro público mesmo se revestindo da legalidade, mas sendo injustas quando gastas vultosas quantias de dinheiro com mudanças de logomarcas. 

Segundo Ricardo Pereira, com essa definição todos os órgãos da administração do Poder Executivo Municipal receberão em breve as informação acerca da nova marca, que enfoca a história e a cultura da cidade. A Bandeira e o Escudo de Itaporanga foram criados pelo então prefeito Sinval Pinto Brandão, na década de 70. 

BANDEIRA OFICIAL

Arte: Fernando Veriato. Supervisão Rainerio

Baixar Brasão em arquivo .bmp:

Fonte: Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More