sábado, 8 de novembro de 2014

Francisco Neto de Lima - O Dr. Daia.


Francisco Neto de Lima, nasceu em Itaporanga no dia 10 de dezembro de 1951, filho do casal, Manoel Tomas de Lima (Nezinho, natural de Igaracy), cuja profissão era agricultor e músico e Creuza de Araújo Lima (natural de Itaporanga), domestica. Francisco para os amigos era conhecido como Dr. Daia, teve uma infância não muito alegre, pois desde cedo, já ajudava na lida com seus pais. Ele cursou o ensino fundamental, antigo primário, na escola Simeão Leal, depois foi transferido para o Colégio Diocesano Dom João da Mata, terminando o ensino Fundamental II, dando continuidade aos seus estudos, deslocou-se para capital do Estado, a cidade de João pessoa onde concluiu o 2° grau, hoje conhecido por Ensino Médio, no colégio Liceu paraibano. Por motivo da não existência do curso na cidade natal. 

Prestou vestibular para o curso de Odontologia, sendo aprovado. Na época um dos cursos mais difíceis da UFPB; foi um grande herói; apesar de seus pais serem agricultores, sem emprego e enfrentando muitas dificuldades em anos de seca, esses obstáculos não foram empecilhos para continuar sua luta, procurou resolver seus problemas financeiros dando aulas particulares aos próprios colegas de curso, até chegas o glorioso dia de sua formatura, tão esperado por todos seus familiares. 

Retomando a sua terra natal, atuou profissionalmente, como dentista no Sindicato Rural de Itaporanga, como também nas cidades de Pedra Branca, São José de Caiana; além de desempenhar sua profissão de dentista, foi diretor e professor do colégio Fundação Padre Ibiapina em São José de Caiana. 

Em sua cidade natal, foi eleito Presidente de um dos principais clubes sociais da cidade (Atlântida Esporte Clube), sendo também atuante por varias vezes como membro da diretoria e contribuindo assim para o desenvolvimento social e cultural da sociedade itaporanguense, foi neste ambiente onde ele se sentiu feliz e realizado, passando grande parte do seu tempo exercendo funções antes tão sonhadas, apesar de sua timidez, gostava de debater assuntos ligados a vida social e política brasileira, sentindo-se confortável para candidatar-se a vereador de sua cidade, porém nesta ocasião sofrera um acometimento em sua saúde onde não tivera tempo para concorrer á eleição. 

Era um vigoroso amante de futebol, forte torcedor do Vasco, sendo o próprio um incentivador do esporte criando um time de futebol em sua cidade. 

Dr. Dais com sua família
Contudo o destino não fora tão generoso, interrompendo precocemente uma vida promissora aos 38 anos de idade, faleceu no dia 27 de janeiro de1991, não deixando Francisco desfrutar de suas conquistas, nem desenvolver seus projetos e ideais. Deixando saudosa sua família e amigos aos quais lhe tem belas recordações. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Mãe de Misericórdia.

A história aqui descrita é de um nordestino valente e orgulhoso de sua terra, não deixando se abater por mazelas sociais como a descriminação, ou tão pouco, por fatores econômicos. Conseguindo se sobressair, contribuindo para a história e o desenvolvimento desta terra. 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More