sábado, 22 de novembro de 2014

VISITA AO CRISTO REI E MISSA NA MATRIZ MARCAM ANIVERSÁRIO DE OITO ANOS DA MORTE DE PADRE ZÉ


Celebrações ocorreram nesta sexta-feira

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Foi ponto facultativo em Itaporanga nesta sexta-feira, 19, pelo aniversário de oito anos de morte do monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, o saudoso Padre Zé. Durante toda a manhã e tarde, a maior parte do comércio e alguns órgãos públicos funcionaram normalmente, mas as escolas das redes municipal e estadual, assim como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), não abriram as portas no dia de hoje.

Pela manhã, alunos do Colégio Diocesano Dom João da Mata, educandário construído por Padre Zé e uma de suas principais obras, subiram à Serra do Recanto e visitaram o mausoléu onde estão sepultados os restos mortais do religioso, que fica abaixo da estátua do Cristo Rei, outra obra dele. À noite, houve a celebração de uma missa na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição pela alma do religioso.

Padre Zé faleceu em João Pessoa em 2006, aos 82 anos, vítima de câncer, e seu passamento deixou um vazio imenso no município. O cajazeirense, que chegou a Itaporanga no ano de 1955, foi uma das figuras mais importantes para o desenvolvimento local e regional, nos mais diversos setores, sobretudo no campo educacional.

Além do Colégio Diocesano Dom João da Mata e da estátua do Cristo Rei, Padre Zé criou a banda firlamônica Cônego Manoel Firmino; ampliou a igreja matriz; criou a Gráfica Vale do Piancó; e construiu a Casa do Menor São Domingos Sávio, entre outras obras e ações igualmente importantes. A atuação dele também foi significativa para a vinda da energia elétrica, do sinal de TV, da telefonia para a cidade, a construção do Hospital Distrital e o funcionamento do antigo Funrural.


PE. ZÉ 8 ANOS DE SAUDADES.

Registramos, com saudades, os 8 anos de falecimento do nosso querido Mons. José Sinfrônio de Assis, carinhosamente chamado de Pe. Zé. Pároco da Paróquia Nossa Senha da Conceição, e grande benfeitor do município de Itaporanga.

Natural de Cajazeiras, o Mons. José Sinfrônio de Assis Filho faleceu, aos 82 anos de idade, no Hospital da Unimed, em João Pessoa, no dia 19 de setembro de 2006.
Como vigário de Itaporanga por mais de cinqüenta anos teve uma vasta atuação principalmente na área educacional, onde fundou no dia 26 de maio de 1957 o Ginásio Diocesano de Misericórdia, hoje, Colégio Diocesano “Dom João da Mata”. No campo social também suas ações foram diversas, as quais podemos destacar: construção da estátua do Cristo Redentor, fundação da Banda Filarmônica Cônego Manoel Firmino, Parque Gráfico Diocesano, entre outras ações sociais, sem contar em sua luta em favor do povo sofrido do Vale do Piancó e sertão paraibano como a criação da Casa do Menor São Domingos Sávio, entre tantas importantes ações.


24 DE MAIO: 90 ANOS DO NASCIMENTO DE PE. ZÉ SINFRÔNIO


O monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho (24/05/1924 – 19/09/2006) foi vigário de Itaporanga por mais de cinquenta anos, onde construiu diversos monumentos, como: O Colégio Diocesano, a estátua do Cristo Redentor, criou a Gráfica monsenhor José Sinfrônio, criou a Filarmônica Cônego Manoel Firmino, ampliou a Igreja Matriz, criou a Casa do menor São Domingos Sávio, conseguiu a energia elétrica e a telefonia para Itaporanga, conseguiu a abertura do Hospital Distrital, entre tantas importantes ações.

Quer saber mais quem foi esse Grande Homem, sacerdote querido amado pelo o povo de Itaporanga o nosso maior benfeitor?  seja você também músico da Banda Filarmônica Cônego Manoel Firmino, faça parte, assim você o conhecerá e nos ajudará a manter viva a memória do nosso Fundador e Mestre Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho (Pe. Zé).


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More