terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Fundação pede plano emergencial pela ameaça de colapso d’água em Itaporanga e mais 3 cidades

Solicitação foi encaminhada ao Governo do Estado


Por Redação da Folha – Com o reservatório que abastece a zona urbana de Itaporanga com menos de 10% de sua capacidade e diante de previsões meteorológicas não muito animadoras quanto à chuva, a fundação humanitária José Francisco de Sousa encaminhou, ao Governo do Estado, um documento em que mostra a gravidade do quadro hídrico regional e solicita o desenvolvimento de um plano emergencial para o socorro imediato à população no caso de um colapso no abastecimento.

Se não chover forte nos próximos 30 ou 40 dias, a situação ficará calamitosa, e não apenas em Itaporanga. Conceição, Aguiar e Piancó também vivem a mesma crise em face do baixo nível dos seus reservatórios. Além do desenvolvimento do plano emergencial para garantir a certeza d’água nas quatro cidades, o que envolve perfuração de poços nos bairros, disponibilidade de carros-pipas e adutoras de engate rápido, a entidade também pede que seja priorizado o consumo humano nos reservatórios que abastecem os quatro centros urbanos. 

Neste quesito, a fundação solicitou que o governo, através da Aesa (Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba), promova um intenso trabalho de fiscalização e controle para evitar a captação irregular de água nos reservatórios, priorizando o consumo de gente e bicho. Esse mesmo alerta ao governo foi feito pela entidade em 2012, mas nenhuma providência foi tomada. A sorte é que choveu e o caos foi evitado, mas agora poderemos não ter a mesma sorte.

Publicado pelo Folha do Vale em 26-01-2015

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More