quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Personalidades que construíram Itaporanga – José Silvino


José Silvino Sobrinho, filho de Adalgisa Téodulo e João Silvino da Fonseca, nasceu em Itaporanga no dia 11 de junho de 1936, onde fez o curso primário no Grupo Escolar “Simeão Leal”, indo depois estudar o secundário em Patos e João Pessoa. Assumiu a Prefeitura Municipal de Itaporanga em janeiro de 1993, permanecendo no cargo até o final de 1996. Formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Paraíba, em 1962. Fez mestrado na PUC no Rio de Janeiro e pós ­graduação em construção de estradas na Califórnia, nos Estados Unidos, e planejamento de sistema na Universidade de Kyoto, no Japão.

Ele começou a sua vida profissional como engenheiro do DER-PB, em 1963, passando no mesmo ano a servir ao DNOCS. A partir de então foi professor titular da UFCG. Silvino exerceu, ainda, os cargos de Secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Diretor-Presidente da Cagepa, Secretário de Planejamento, Secretário de Transportes e Obras e Secretário de Recursos Hídricos do Governo da Paraíba, além de ter sido Diretor-Técnico da Suplan e Diretor do Porto de Cabedelo. 

Pelos muitos cargos que ocupou tomou-se o responsável pela construção da estrada ligando Cuitegi a Pilões, dos açudes do DNOCS nas cidades de Arcoverde, Pedra de Buique, Araripina e Porções, no Estado de Pernanbuco, a pavimentação da malha de transporte urbanos de Campina Grande, além de infra-estrutura de drenagem do bairro Cachoeira, projeto e construção das obras de acesso à UFCG, obras de expansão física da UFCG e o planejamento e implantação do Terminal Rodoviário “Argemiro de Figueiredo”, em Campina Grande.


Como Secretário de Estado, foi também responsável pela expansão do Aeroporto castro Pinto e do Terminal Rodoviário, em João Pessoa, a perfuração de dois mil, oitocentos e setenta e três poços tubulares e amazonas em diversos recantos da Paraíba, a construção de oitocentos e setenta e cinco quilômetros de estradas, sendo quinhentos e quarenta e três pavimentados e trezentos em leito de terra, a construção de noventa e seis barragens, nos termos do Projeto Canaã, contribuindo de maneira substancial para diminuir os efeitos danosos das frequentes estiagens que se abatem sobre a região. Ainda promoveu a construção dos hotéis Pedra Bonita, em Itaporanga, e Pousada do Vale em Piancó, e dos açudes Riacho verde em Boa Ventura; Socorro, em Olho D’Água; Santana, em Santana de Mangueira; Cachoeira, em Itaporanga, Catolé II, em Manaira; Pedra Branca, em Pedra Branca; Cochos, em Igaracy, Emas, em Emas; Jucá das Marrecas e Ameixa ambos em Catingueira, Pelo Sinal, Manaira; Saco, em Nova Olinda; Serra Vermelha e Video, ambos em Conceição; Varzante, em Diamante; Bom Jesus, em Água Branca; Queimadas, em Santana dos Garrotes; Albino, em Imaculada; e Frutuoso II, em Aguiar. A região recebeu ainda a perfuração e instalação de duzentos e trinta e um poços amazonas e a construção dos campos de pouso de Conceição e Itaporanga. 

Nos quatros anos em que esteve a frente da Prefeitura de Itaporanga, José Silvino realizou um intenso programa de treinamento de professores municipais, a construção de dois grupos escolares em Mamuda e São João, com capacidade para duzentos alunos, a restauração e ampliação de trinta e nove escolas e aquisição de material didático e merenda escolar para quarenta e oito estabelecimentos de ensino do municipal. Realizou também um arrojado programa de vacinação das populações adulta e infantil, implantação de um programa de assistência a saúde dos mais carentes, compreendendo consultas médicas, exames laboratoriais, remédios e cirurgias. Implantou também uma usina para produção de mil litros/dia de leite de soja, destinado a crianças de até cinco anos. 

José Silvino promoveu igualmente um aprofundado levantamento cadastral de todos os imóveis da cidade para fins de planejamento urbano e implantação de um moderno sistema de de cobrança de IPTU. Na sua administração Itaporanga passou por um detalhado levantamento topográfico, incluindo o sistemas de esgotos e rede de água o que possibilitou também a elaboração, em pareceria com a Cagepa, de novos projetos de esgotamento sanitário e para a rede de abastecimento d’água de toda a cidade. Na zona rural construiu sistemas de abastecimento d’água convencionais nas comunidades de: São João, Cardoso dos Viriatos, Riachão e Pitombeira. 

Nos últimos meses o ex-prefeito vem travando uma verdadeira cruzada na luta para conseguir um Campus Universitário da UFPB para Itaporanga. Silvino articulou, inclusive a doação de um terreno nas proximidades DER para a universidade, faltando tão somente o reitor cumprir a promessa e instalar o Campi. 

Na sua gestão pode ainda construir cinquenta e dois açudes de uso comunitário, recuperar vinte e sete pequenas obras de barragens, perfurar quarenta e seis poços amazonas e recuperar dezesseis outros, construir redes elétricas de alta e baixa tensão em seis comunidades rurais, implantar o programa de povoamento com alevinos, em todos os açudes do município, além de executar um sistemático programa de limpeza pública, e de apoiar a implantação de noventa e seis pequenas empresas, em trabalho conjunto com o Banco do Nordeste. 

Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More