quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Personalidades que construíram Itaporanga – Sival Pinto


Sinval Pinto assumiu a Prefeitura Municipal de Itaporanga no dia 31 de janeiro de 1973, ficando no cargo até o dia 31 de janeiro de 1977, período em que contou com a colaboração efetiva do ex-prefeito Sinval Mendonça Pinto como secretário-geral, Antônio Pereira Leite na diretoria-geral, Hilton Campos Leite na tesouraria e Maria Assinar Henriques respondendo pelo setor educacional. Á época, a Câmara Municipal era integrada pelos seguintes vereadores: João Barreiro Lemos, Francisco Bidô da Silva, Manoel Pereira Caiana, Antônio Nunes Guimarães, Francisco de Araújo Pedrosa e José Felismino. 

Entre as obras executadas por Sinval Pinto merecem destaque a demolição do antigo mercado público e a construção de um novo centro de abastecimento na Avenida Getúlio Vargas, que recebeu o nome de Belmiro Pinto Brandão, seu pai, local que também serviu de abrigo para um terminal  rodoviário. Promoveu à ampliação do cemitério “Mãe de Misericórdia”, além da construção das escolas de ensino fundamental “Jacinta Chaves” e “Euclídes da Cunha” (hoje onde está a UAB). Escolas do mesmo nível também foram construídas nos sítios Paraná e Cochos. 

Em parceria com o Governo do Estado implantou a rede de esgotamento sanitário, a estação elevatória inicial do esgotamento e a lagoa de estabilização e depuração dos dejetos da cidade. Recuperou as estradas vicinais do município, construindo diversos bueiros, fez a pavimentação em paralelepípedos e meio fio nas ruas Padre Lourenço, João Firmino Gomes e Manoel Medeiros Maia. No setor educacional merecem destaque ainda a fundação da Biblioteca “Paulo Correa da Silva”, a criação da Bandeira e do Escudo do município. 


Ainda na sua gestão, exatamente no ano de 1973, o Alto Comando do IV Exército hoje Comando do Nordeste, instalou-se em Itaporanga promovendo um série de manobras, desfiles de viaturas, operação de combate a guerrilha, recuperação de escolas, encontro com prefeitos do sertão e promoção de assistência médica e odontológica. As tropas ficaram acampadas no sítio Altinho. 

Sinval Pinto fez ainda a doação de terreno para a construção da Companhia de Polícia Militar, arborizou as avenidas Getúlio Vargas, Soares Madruga, Padre Lourenço. Além de adquirir uma nova repetidora de TV e implantar o pagamento do 13° salário ao funcionalismo municipal. Sinval executou um amplo programa de assistência social e patrocinou a realização de muitas festas, contando sempre com a colaboração da esposa Puquéria (Quesa) Pinto Brandão, de cuja união nasceram os seguintes filhos: Sinval Filho, Saulo, Samuel, Sávio e Sara. 

Filho de Belmiro Pinto Brandão e Antônia Pinto de Souza, Sinval nasceu no Sítio Várzea da Cruz, hoje pertencente ao município de Boa Ventura, no dia 06 de janeiro de 1928. 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More