segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Personalidades que construíram Itaporanga – Murilo Bernardo


Murilo Bernardo era um, homem estranho na política de Itaporanga. A sua nomeação foi recebida com frieza por alguns setores da sociedade civil que entendiam que o cargo deveria ser ocupado por alguém da terra ou por uma pessoa perfeitamente integrada à vida da cidade. A situação, no entanto, não perturbou Murilo. Com a carta branca do governador Tarcísio de Miranda Burity ele logo começou a trabalhar, reunindo em tomo de si uma equipe eficiente, capaz de levar adiante o seu programa de governo. E foi o que aconteceu. 

Filho de Geraldo Bernardo de Albuquerque e Rosa Amélia Dantas Bernardo, Murilo nasceu em Antenor Navarro (atual São João do Rio do Peixe), em 1937 no sertão paraibano. Estudou o primário em sua cidade natal e o ginásio no Diocesano de Patos. Mudou-se para o Recife, onde cursou o científico, bacharelando em Direito na Universidade do Agreste, na cidade de Caruaru-PE. Integrante do Ministério Público a partir de 1960 é hoje Procurador do Estado na classe especial. Já foi funcionário do Banco do Nordeste, delegado da SUNAB e Superintendente do IBAMA no Estado. Foi ainda Interventor no município de Pedras de Fogo, no Governo Burity, de março de 1989 a março de 1990 exerceu as funções de Secretário de Comunicação Social, Secretário das Assessorias Especiais do Governo do Estado e Chefe de Gabinete do Governo do Estado. 

José Murilo Bernardo é professor concursado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde ministrou aulas sobre Direito Penal. Ele ficou na Prefeitura de Itaporanga de 14 de março a 31 de dezembro de 1988, quando teve oportunidade de desenvolver inúmeras ações, tais como: restauração de 6,8 mil metros quadrados de calçamento em várias ruas e avenidas da cidade, além de instalar luminárias nas ruas centrais. Murilo também construiu galeria de escoamento nas Ruas Padre Lourenço, Dandão Severino e Soares Madruga, e rede de esgotos na Severino Neves, Dandãr Severino, entre outras. Comprou um imóvel na Avenida Getúlio Vargas que passou por reformas para servir depois para a instalação de uma Biblioteca e da Secretaria de Educação (onde hoje funciona a agência do Banco do Brasil e a Câmara Municipal de Vereadores), e um terreno no bairro Bela Vista para a instalação de um sistema de retransmissão de TV. Adquiriu, ainda, uma ambulância, dois tratores e reformou completamente o estádio municipal “José Barros Sobrinho”, promoveu a restauração dos grupos escolares Hormisda Téodulo, Euclides da Cunha, Jacinta Chaves e Miguel Alves e, em convênio com a Telpa (hoje Telemar) instalou telefones automáticos no sítios São Pedro, Jenipapo, Barrocão Cardoso e Frade. 

Murilo Bernardo confessa-se orgulhoso de ter concedido de um aumento de 1.000% ao funcionalismo municipal, além de ter contribuído com a construção da sede da Associação do Filhos de Itaporanga, no Retão de Maneira em João Pessoa, e ter entregue a Prefeitura com um saldo em caixa de cinco milhões, oitocentos e setenta cruzeiros (moeda da época).

Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More