sábado, 31 de janeiro de 2015

Personalidades que construíram Itaporanga – Ivete Pinto


Berço de sabedoria, de espírito público e altivez inquestionável. Maria Ivete Fonseca Pinto durante sua gloriosa trajetória de vida viu e participou ativamente das mudanças ocorridas em Itaporanga, em mais de meio século vividos vitoriosamente bem. Descendente de uma linhagem forte, de uma raça admirável, sem dúvidas, se orgulha de pertencer à família mais destacada e importante em nosso município, dos que fundaram a Vila de Misericórdia e dela fizeram um Município majestoso e promissor. 

Unindo simplicidade e emoção Dona Ivete Fonseca Pinto marcou época e continua marcante nos tempos atuais. Viúva do admirado e competente ex-prefeito Moacir Pinto, precisou continuar firme na condução da família, o que fez com maestria, ampliando seus conhecimentos e conquistas. Considerada caudilha, é uma líder política que soube, e ainda sabe militar em todas as instâncias. Seu pai lutou na Revolução de 1930 defendendo Misericórdia. Atuante em todos os setores da comunidade, embora fosse mulher, é uma reverência para muitos políticos, que a consultam antes de tomar decisões que afetam Itaporanga. Líder nata, não compactua com as situações que permeiam as questões da cidade. Não é de se deixar intimidar e por isso mesmo, alcançou em sua vida um respeito que muitos não conseguiram. 

Dona Ivete Fonseca Pinto, que já teve o marido prefeito de Itaporanga, não chegou a ser prefeita, mas na história está inserida como responsável pela ascensão à Prefeitura, em pouco mais de vinte anos, de: um primo, um irmão e uma filha. Além de ser base da ascensão de um genro, por quatro vezes, à Assembleia Legislativa da Paraíba. Filha de João Silvino da Fonseca, a Tabeliã Pública sempre esteve e, ainda, está presente nos acontecimento do município. Na verdade, a história a registra como uma grande formadora de líderes. Sabe ser leal mesmo com adversários políticos e guerreira nos momentos decisivos de sua vida. Sua participação na política começou muito cedo, nunca desejou assumir cargo político, mas isso não a impedia de estar presente e atuante nas questões mais importantes do município que sempre buscou alavancar econômica e politicamente. 

Dona Ivete Fonseca Pinto com todos os destaques que recebeu ao longo de sua vida as maiores virtudes que tem para seus contemporâneos são o seu exemplo de mulher digna, leal, guerreira e extremamente justa. Justiça, sem dúvidas, nenhuma é a palavra que melhor define sua personalidade e sua trajetória de vida. Altruísta como só ela sabe ser, não cansa de dizer que o dinheiro só serve para ajudar os outros. Apesar de todo requinte com que foi criada, Dona Ivete Fonseca Pinto é de uma simplicidade absurda. Mulher de fibra, de visão e, sobretudo, bem à frente do seu tempo. Também é conhecida por ser uma exímia contadora de histórias, principalmente por ser um baú vivo da história de Itaporanga. Mãe espetacular, amorosa, protetora. 

Itaporanga se orgulha de ter em Dona Ivete Fonseca Pinto uma de suas lideranças mais dedicadas, ativas e respeitadas por companheiros e adversários. Representa, na verdade, uma lição de mulher que soube e sabe viver intensamente e defender tudo aquilo em que acreditou. Não é possível falar ou escrever sobre Dona Ivete Pinto sem falar na história e na própria construção da identidade da sociedade itaporanguense. Dona Ivete Fonseca Pinto certamente continuará sendo um verdadeiro referencial como ser humano, como líder, como mãe e principalmente como um exemplo de mulher - guerreira, ativa, uma verdadeira liderança que tem inegável presença na política itaporanguense.

Sempre ligada às questões políticas de nossa “Rainha do Vale”, é um nome vivo e atuante em prol do desenvolvimento da cidade e de seus cidadãos. Com muito orgulho se diz realizada por ter em suas filhas a continuação desses exemplo de mulher, são elas: Andrea, Flávia, Valéria e Kátia (ex-prefeita e atual primeira-dama do município). Sua postura marcante e defesas ideológicas fortes contribuem muito para o engrandecimento de Itaporanga. Pelo seu esforço bem intencionado, merece a reverência e o respeito da comunidade itaporanguense sempre, por ser um de seus ícones. 

Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More