sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

REGINALDO DE SOUSA


Reginaldo de Sousa nasceu em Campina Grande, no dia 8 de abril de 1966. Filho mais velho do padeiro, Geraldo Francisco de Sousa e Itaporanguense Creusa Gabriel de Sousa. Casado com Anna Belly Farias de Lima, pai de Wendell de Sousa, Emille Bruna Santos de Sousa, Nathália Santos de Sousa, Anna Beatriz Farias de Sousa e Anthonny Farias de Sousa. Com nove anos de idade se mudou para cidade de Itaporanga, vez que seu pai veio trabalhar na padaria do Sr. Agildo

Nesta cidade de Itaporanga-Pb cursou o ensino fundamental na Escola Municipal Jacinta Chaves Paulo e da quarta a sétima  séries no Colégio Diocesano D. João da Mata.

Com doze anos de idade, ingressou na Banda Filarmônica Cônego Manoel Firmino, sendo um dos mais jovens músicos a ingressar nesta entidade tão respeitada na época nesta cidade, ainda menino já se via sua paixão pelo esporte, em especial o futebol, jogou na escolinha do Sr. Zezinho, time infantil da 3ª companhia de Policia Militar da Paraíba, na Taça rede Globo nos anos 80, Vasco de Pedro Antero e vários outros clubes amadores de nossa cidade.

Aos dezesseis  anos de idade, foi estudar na cidade de Campina Grande na Escola Estadual Antonio Oliveira, aos dezessete (1984) foi estudar em João Pessoa no Colégio Getulio Vargas e tocar na Banda de musica da Escola Técnica Federal da Paraíba junto com outros jovens de Itaporanga elevando o nome da nossa terra alem de nossas fronteiras. Com o sonho de continuar com sua carreira de músico ingressou em 1985 nas fileiras do Exercito Brasileiro, no qual almejava seguir carreira na Banda de Música mas com o passar do tempo, foi se destacando no futebol e atletismo ingressando nas seleções destas modalidades e se destacando a nível nacional, representando o exercito nos jogos das forças armadas nos anos de 1986, 1987, 1988, 1989, 1990 e 1991, se distanciando da musica e tomando outro rumo na sua vida, dessa vez ingressando de vez no mundo dos esportes, participando de varias competições nacionais e internacionais através do atletismo, representando o 15º BIMTz e o Exercito Brasileiro, trazendo orgulho para nossa cidade e servindo de exemplo para vários jovens que buscaram o mesmo caminho se espelhando nesse exemplo de desportista.

 Foi jogador profissional pelo Nacional de Cabedelo e Auto Esporte, no ano de 1993 ingressou na UFPB no Curso de Educação Física e em 1994 no futebol como Prep. Físico e depois Treinador das Categorias de base do Botafogo da Paraíba até 1997 onde mais uma vez fez historia como a primeira equipe paraibana a participar da copa São Paulo e Futebol, ingressou sua carreira como Treinador Profissional em 1999 no Confiança de Sapé, depois foi para o estado de alagoas onde treinou o Capela e Penedense onde foi campeão invicto do campeonato Alagoano de Futebol Profissional a segunda divisão e depois o CSE de Palmeiras dos Indios, em Pernambuco treinou Ypiranga, Serra Talhada, Chã Grande, Central de Caruaru, na Paraíba treinou, Auto Esporte, Atlético de Cajazeiras, Botafogo-Pb, América de Caaporã, Miramar, Desportiva Guarabira, Treze F.C, Nacional de Patos, Sousa E.C, S.C Paraíba e Cruzeiro de Itaporanga, em 2004 foi mais uma vez indicado a ser o Treinador do representante da equipe paraibana na Copa São Paulo de Futebol no qual mais uma fez fez historia como a melhor colocação de uma equipe paraibana na competição até os dias atuais, vencendo  América Mineiro que era o atual campeão da competição, naquela época prestou mais um serviço ao nosso município convocando e iniciando jovens itaporanguenses na vida  profissional de futebol, a exemplo do Márcio Paraíba, Douglas e Rogerio, que faziam parte dessa equipe. Retornou a Itaporanga em 2005, onde profissionalizou o Cruzeiro, participando da segunda divisão revelando vários talentos que representou nossa terra em vários estádios brasileiros, nos quais se tornaram grandes profissionais do futebol, tendo dado suas primeiras passadas profissionais sob suas orientações, depois que saiu do comando do cruzeiro nunca mais surgiu uma nova revelação, ainda fundou a escolinha de futebol Cia da Bola para ensinar futebol as crianças e adolescentes sem cobrar pelo serviço contribuindo assim na formação de atletas e bons pais de família, é o único treinador de Futebol Profissional atuante e Campeão de toda a Historia de Itaporanga, sendo  reconhecido pelo seu brilhante trabalhos em todos os estados do nordeste.

Foi instrutor de Educação Física do Curso e Formação da Polícia Militar do Estado da Paraíba, curso realizados em Itaporanga no 3º Batalhão.

 Alguns anos após regressou a cidade de  Caaporã, mas continua ajudando muitos jovens Itaporanguense a ser tornarem jogadores de futebol e contribuindo com o desenvolvimento do desporto local, ele e  toda sua família retorna sempre a Itaporanga, onde o Matriarca da família Creusa Gabriel de Sousa, carinhosamente conhecido na cidade pelo nome de Dona Creusa, ou Creusa de Duca Serafim com quem foi casada, e reside no conjunto Miguel Morato de Moura. 

Como ele tem dito, o que ele fizer de produtivo em prol da sociedade Itaporanguense não é mais do que obrigação e gratidão pelos momentos de felicidade que propiciaram a ele e sua família.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More