domingo, 25 de janeiro de 2015

Personalidades que construíram Itaporanga – Antônio Porcino


Antônio Porcino Sobrinho nasceu a 14 de março de 1951, no Sítio Barrocão, em Itaporanga, filho de dona Noêmia Lopes da Silva e de Francisco Porcino da Silva. Casado em segunda núpcias com Andréia Porcino, é pai, da primeira núpcias, de dois filhos: Michel e Alessandra. 

Na década de 60 começou a trabalhar em postos de gasolina como frentista e em 1975 tomou-se caixa e gerente. Solidário com os colegas de trabalho sentiu necessidade de organizar os trabalhadores de postos de gasolina e em 1982 ingressou no Sindicato dos Minérios como Delegado de Base, último na composição da chapa da Diretoria, participou de muitas greves nas distribuidoras de gás, liderando muitos movimentos na defesa dos frentistas. 

Galgou vários cargos na Diretoria dos Minérios inclusive Diretor do Departamento Jurídico e finalmente tomou-se Presidente do Sindicato dos Minérios em 1987 mas ainda sentia necessidade de libertar e organizar os trabalhadores de postos de gasolina (frentistas). O desmembramento dos frentistas do Sindicato dos Minérios tornou-se inevitável e Antônio Porcino, junto com alguns companheiros seus, fundaram em 04 de março de 1990 o Sindicato dos Frentistas do Estado de São Paulo, o primeiro Sindicato específico da área. Fundando anos depois a Federação Nacional e Estadual dos Frentistas. 

Bacharel em Direito, Juiz Classista Aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Jornalista e Diretor Executivo da Força Sindical de São Paulo. Foi eleito vice­prefeito de Itaporanga, em 2000, na chapa do então prefeito Will Rodrigues que abriu as portas da política local para o filho Barrocão. No ano de 2002 inscrito como Segundo Suplente do Senador eleito José Maranhão. Em 2004, foi eleito Prefeito de Itaporanga, tendo como vice José Silvino, com o importante e fundamental apoio do grupo liderado pelo então deputo estadual Djaci Brasileiro. 

Como prefeito Antônio Porcino, teve uma gestão não muito boa, tendo que administrar os grandes problemas que apareceram em seu governo. Ficou lembrado como um gestor ausente já que passava mais tempo cuidando do seu sindicato, em São Paulo, do que administrando Itaporanga. Foi o primeiro gestor de Itaporanga a ser cassado pela Justiça devido a denúncias de compra de votos nas eleições de 2004. Mesmo assim, uma decisão judicial o manteve no comando Prefeitura. 

Entre as obras e ações do seu mandato, destacam-se: Construção da Caixa d’água erguida no Bairro Alto das Neves, Implantação do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), Construção de um Tele centro, Perfuração de Vários Poços Artesianos na Zona Rural, entre outras. 

Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More