sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Personalidades que construíram Itaporanga – Kátia Brasileiro


Kátia Lúcia Fonseca Pinto Brasileiro, atual primeira-dama do município, se destacou entre muitos outros administradores do interior paraibano pela maneira equilibrada como desenvolveu as ações do seu governo, tanto na zona urbano como na rural. Logo que assumiu a Prefeitura, em 1997, enxergou a necessidade de manter o homem no campo, mas que para isto precisaria oferecê-lo uma série de benefícios que até então só eram oferecidos aos moradores da cidade. Assim passou a levar até eles obras de eletrificação, poços, açudes e barragens, estradas vicinais, escolas e ações no campo da saúde. Na cidade os benefícios também se multiplicaram, com destaque para os setores de educação, saúde, esporte, cultura e lazer, limpeza urbana, pavimentação e ação social. 

Primeira e única mulher a administrar Itaporanga, Kátia Lúcia, filha de José Moacir Pinto (ex-prefeito da cidade já falecido) e de Maria Ivete Fonseca Pinto, tabeliã pública e membro de uma das mais tradicionais família de políticos, nasceu em Itaporanga no dia 29 de outubro de 1960. Antes de completar 17 anos de idade casou-se com o médico Djaci Farias Brasileiro, ex-Deputado Estadual por quatro mandatos, ex-secretário estadual do Desenvolvimento Humano, atual Prefeito e uma das mais destacadas lideranças políticas paraibanas, principalmente no Vale do Piancó. 

Em sua gestão foram ampliadas as obras de eletrificação rural nas comunidades Capim Grosso dos Lemos, Cachimbo Apagado, Pitombeira, Cachoeira de Baixo, Jardim do Baião, Catolezeiro, Mamuda, Tabuleiro, Mata Velha, Casa Nova, Pau Brasil, Vaérzea de Dentro, Misericórdia Velha, Boa Sorte, Jenipapo, Capim Groso e Mamoiero. Dentre outros benefícios, a ex­gestora promoveu a recuperação de alguns açudes, construção de outros, edificação de barragens e perfuração de dezenas de poços artesianos, para que não faltasse ao homem do campo o precioso liquido em períodos de estiagem, tanto é que 75% da população do município consome água tratada, através dos sistemas de abastecimento instalados em várias áreas. Igual percentual deixou também em relação à rede de esgotos. 
Entre os açudes construídos, recuperados e ampliados na gestão de Kátia Lúcia estão: Castanheiro, Mata Velha, Cafula e Casa Nova. Foi na gestão dela que foram executadas obras de abastecimento d’água nas seguintes comunidades: Mata Velha, Cachoeira, Pau Brasil, Cachimbo Apagado, Cravoiero, São Pedro de Baixo, Pitombeira, Saco do Pinto, Cachoeira Velha, Paraná, Jardim do Baião e Lagoinha. A barragem construída na comunidade dos “Macacos” é apontado pela ex-prefeita como uma das mais importantes obras executadas em sua administração, levando-se em consideração a sua capacidade de armazenamento, que é de 350 mil metros cúbicos d’água. 

Na área da Educação e Cultura foram executadas, durante a sua gestão, as seguintes obras de desenvolvimento: construção do grupo escolar da comunidade Catolezeiro, recuperação total da creche municipal, recuperação de vinte e seis escolas da zona rural, recuperação do grupo escolar “Euclides da Cunha” para abrigar a sede da Secretaria Municipal de Educação, aquisição de uniformes para todas as crianças, aquisição de equipamentos escolares para todas as escolas; aquisição de kits escolares composto de TV, Vídeo e Antena Parabólica, para algumas escolas do ensino fundamental, fornecimento de transporte escolar atendendo aproximadamente quatrocentos alunos da rede de ensino fundamental, aquisição de três Kombis zero krn para o transporte de alunos e professores da zona rural para a cidade e vice­versa, promoção da feira da ciência, aquisição de merenda escolar de excelente qualidade para distribuição com o alunado, implantação do Programa Brasil Criança Cidadã que atendia cem menores diariamente, construção do ginásio poliesportivo “O Demão”, aquisição de ônibus zero krn para transporte de estudantes e a construção de uma grande escola de ensino fundamental, a Escola Modelo, que se estivesse funcionando seria um dos mais importes centros educacionais do Vale do Piancó. 

Na saúde, a gestão de Kátia Brasileiro também desenvolveu um bom trabalho, senão vejamos: construção de saneamento básico nas Ruas Crizanto Pereira, Dr. Manoel Medeiros Maia, Santo Antônio e no Conjunto Chagas Soares, com implantação de sistema elevatório; construção do laboratório do Hospital Distrital de Itaporanga, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, recuperação e ampliação do Matadouro Público; execução de programas de saúde, em parceria com a Funasa, combatendo o mosquitos da dengue e o tratomideo que transmite de chagas; assistência médica para todos os carentes do município, com doação de exames laboratoriais, exames específicos, cirurgias; participação no Consórcio Intermunicipal de Saúde que oferece até hoje vários tipos de exames à população local, doação de remédios com pessoas carentes, transporte de pacientes para Patos, Campina Grande e João Pessoa; aquisição de uma ambulância zero km; além de ampla reforma no Hospital Infantil “Dr. Manoel Maia”. 


No setor de Obras e Urbanismo a atividades desenvolvidas foram as seguintes construção de 44 casas populares; reforma geral no estádio “O Zezão”; construção de canal com tubulação dupla e aterro total da rua que dá acesso à tecelagem Itatex; recuperaçã de todas as estradas vicinais; preparação total do solo para o plantio sempre que necessário, recuperação de calçamento em várias ruas da cidade; conclusão do canal Xique-Xique com a necessária limpeza, cobertura e colocação de bocas de lobo; sinalização de transito vertical, horizontal; aquisição de dois caminhões para utilização na limpeza urbana; aquisição de um veículo para servir ao gabinete da prefeita, doação de terreno para construção de casa para servir os representantes do Ministério Público local; reforma completa do Paço Municipal. 

Além disso, a prefeita Kátia Brasileiro fez melhorias nas festas tradicionais, como: 09 de Janeiro, Carnaval, São Pedro de Rua, Natal e Ano Novo. Ela sente-se orgulhosa por ter sempre pago em dia ao funcionalismo municipal, seja contratados ou prestadores de serviços, como também a fornecedores. 

Atual Primeira-Dama do município Kátia Lúcia Fonseca Pinto Brasileiro, e o Prefeito Djaci Brasileiro, de cujo matrimônio fooram gerado os seguintes frutos: Djaci Júnior, que tem uma filha, Vanesa e Karina. 

Revista "Itaporanga, 144 anos se história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More