sábado, 17 de janeiro de 2015

Personalidades que construíram Itaporanga – Moacir Pinto


Com a renuncia de Marleno Barros, o vice José Moacir Pinto assumiu a Prefeitura Municipal de Itaporanga disposto a continuar com a obra administrativa do seu antecessor, dando prosseguimento aos empreendimentos pôr ele iniciados e procurando seguir os seus passos na procura de beneficios e na busca de soluções para os problemas da cidade, notadamente no que dizia respeito aos seus aspectos urbanísticos e na execução de uma política de assistência a população mais carente que continuou recebendo uma atenção toda especial pôr parte da administração municipal. 

Filho de Dinamérico Pinto Filho e de Otília Cavalcanti Pinto, Moacir nasceu no dia 08 de dezembro de 1932, na Vila de Boa Ventura, no município de Misericórdia. Recebeu os primeiros ensinamentos escolares no sítio Angicos, estudou o primário na escola do professor Lindolfo Ramalho. Ainda muito jovem mais demonstrando uma excelente vocação comercial, enveredou por esse caminho, estabelecendo um grande intercâmbio entre os estados da Paraíba, Maranhão e Bahia, comprando e vendendo arroz e café, ao mesmo tempo em que, na sua terra natal, dedicava-se a agricultura e a pecuária. 

Em 1960, já atuando também com transporte rodoviário, Moacir contraiu núpcias com Maria Ivete Fonseca, Segunda Tabeliã Pública da Comarca de Itaporanga, exatamente no dia 1º de fevereiro. Desta união nasceram quatro filhas: Kátia (ex-prefeita de Itaporanga), Valéria (advogada), Andréa (médica) e Flávia (advogada). 

Apesar de todo o prestigio que desfrutava no meio empresarial e social do Vale do Piancó, somente em 1976 é que Moacir Pinto resolveu ingressar na política disputando a vice-prefeitura na chapa encabeçada por Manoel Marleno Barros, quem terminou sucedendo quando este foi nomeado advogado do Banco do Brasil, oportunidade em que realizou diversas obras, com destaque para a construção de grupo escolar no Sítio Cardoso, e do posto de saúde no Cantinho; Promoveu ainda a recuperação limpeza do mercado público; desobstrução e limpeza de diversas ruas, como a Damião Guimarães; manutenção da arborização, conservação das artérias da cidade, tanto no centro como na periferia. 

O trabalho desenvolvido pôr Moacir Pinto foi de tal maneira profícuo que o itaporanguenses não permitiram que ele se desligasse da política, tanto que elegeram sempre candidatos que ele indicava, como José Silvino em 1992 e Kátia, sua filha mais velha, em 1996. Convidado pelo então prefeito José Silvino assumiu a Secretaria de Obras e Urbanismo da Prefeitura, cargo que lhe valeu aplausos do povo de Itaporanga pela maneira como ele tratava dos problemas da cidade. 

Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More