quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Personalidades que construíram Itaporanga – Will Rodrigues


Filho do ex-vereador Lourival Rodrigues da Silva e Edite Fonseca Rodrigues, José Will Rodrigues nasceu em Itaporanga no dia 01 de julho de 1937 foi único a administrar por duas oportunidades a cidade de Itaporanga, sendo o primeiro mandato de 1988 a 1992, e o segundo, de 2000 a 2004. Começou a trabalhar logo cedo demonstrando excelente capacidade administrativa, tanto que em 1956 tomou-se Chefe do Escritório da Sanbra, cargo em que permaneceu até 1962, quando passou a ser gerente da mesma empresa na sua sede em Itaporanga. Em 1965 foi exercer o mesmo cargo na cidade de Acari (RN) onde ficou até 1975. Naquele ano foi nomeado para a função de Inspetor da empresa nos estados da Paraíba, Pernanbuco, Ceará e Rio Grande do Norte. 

Em 1983 tornou-se Diretor­Administrativo da Cooperativa Central Agrícola da Paraíba. Foi ainda Gerente das usinas de Piancó, Patos, Sousa e São Mamede. Presidente da Maternidade de Acari e, depois, Diretor-Administrativo da Maternidade Cândida Vargas, em João Pessoa. Ocupou, ainda, a Tesouraria Geral do Distrito L-14 do Lions Clube, Diretor Social do Atlântida Clube e Presidente do Campestre Clube, em Itaporanga. 

Como prefeito, José Will Rodrigues realizou, entrou outras, as seguintes obras: construção de 64 mil metros quadrados de calçamento; pavimentação asfáltica das principais avenidas da cidade; construção de 40 escolas municipais na zona rural; construção da creche “Edite Fonseca Rodrigues”; construção do Terminal Rodoviário “Lourival Rodrigues”; ampliação do cemitério “Mãe de Misericórdia”; colocação de cobertura metálica no Mercado Público; construção da sede da Associação Comunitária Cachoeira Velha; reforma do matadouro e do açougue públicos; recuperação das estradas vicinais e dos prédios das escolas Jacinta Chaves, Miguel Alves, Euclides da Cunha, Hormisda Téodulo; além dos estabelecimentos de ensino nos sítios Paraná, Capim Grosso dos Martins, Capim Grosso dos Lemos, Cardoso dos Soares e Cochos. 

José Will implantou ainda um Posto Médico na cidade oferecendo consultas permanentes, curativos, primeiros socorros e distribuição gratuita de medicamentos; eletrificou as ruas do canal do Xique- Xique, Alto das Neves, Conjunto Chagas Soares, Sítio São Pedro e do Cemitério Público;  além de manter o pagamento dos servidores municipais em dia, ainda, concedeu-lhes 15 aumentos salariais ao longo de sua primeira gestão. 

Na sua segunda gestão (de 2000 2004) Will Rodrigues pavimentou dezenas de ruas, tendo destaque quase que por completo o Bairro do Alto do Ginásio. No ano de 2001 ele traz a Itaporanga o magnífico reitor da Universidade Federal de Campina Grande, dá inicio ali uma grande cruzada em busca da implantação de um Campus Universitário em Itaporanga, que hoje, inclusive, já foi feita até a doação de um terreno nas proximidades do DER. No entanto, a cidade ainda espera a promessa feita pelo reitor de instalar o Campus Universitário. Luta esta reforçada nos últimos meses pelo ex-prefeito José Silvino. Foi durante a segunda gestão de Will Rodrigues que o Cemitério “Mãe de Misericórdia” foi ampliado, haja vista, a superlotação que afetara a parte antiga. Em parceria com Governador Cássio Cunha Lima, o prefeito Will conseguiu pavimentação de diversas avenidas e ruas como também, o a construção de todo, sistema de esgotamento de ruas como Bruno Rodrigues Pita.

José Will Rodrigues é casado com Marisa Procópio Rodrigues, de cujo matrimônio nasceram os seguintes filhos Wilza Rodrigues Villarim (atual vice prefeita), Domingos Sávio Prccópio Rodrigues, Wilka Rodrigues de Medeiros, Willa Procópio Rodrigues, Wilna Procópio Rodrigues e Wenner Procópio Rodrigues. 

Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More