Em um programa dos programas “Correio Debate”, Norton Júnior fazia uma enquête sobre os 100 dias de governo de Cássio Cunha Lima e Luis Inácio da Silva, quando um professor ligou, para o rádio e falou que: “pra Lula dou nota oito, para Cássio, dou nota seis e para você, dou nota zero.” Isto porque o digno mestre achou que era errado o nome enquête. Norton, ficou muito sentido, não apenas por ter tido a reprimenda no ar, mas por ter vindo de um ex-professor, por quem tem muita estima, então saiu esta resposta:
AO MESTRE COM CARINHO
A linguagem falada e escrita sempre muda com o passar do tempo, desde simples dialetos até os idiomas mais tradicionais como o chinês, já tiveram alguma alteração.
Nos meios de comunicação, principalmente na radiodifusão somos obrigados a seguir estas mudanças para não perdermos o bonde do tempo e corrermos o risco de ficar “sentados no trono de um apartamento esperando a morte chegar”.
Muitas áreas do conhecimento humano, têm a sua terminologia própria e que se adéqua ao momento presente, não sendo falta de patriotismo usarmos termos que não são próprios da língua portuguesa que, para bem da verdade, ao longo dos anos tem enriquecido e muito, com o aportuguesamento de termos de outros idiomas. Cito como exemplo, o verbo deletar que foi por nos, incorporado, devido à popularização da informática, e enveredando por este ramo, afirmo com toda convicção que, cairia no ridículo, qualquer pessoa que em vez de dizer: eu tenho um site na internet e o endereço da minha home page é www.algumacoisa.com.br, dissesse: eu tenho um sítio na grande rede mundial de computadores e o endereço da minha casa de página é (vê dablio, vê dablio, vê dablio).alguma coisa.(ce, o, m).(bê, erre).
Amado catedrático, o termo Pesquisa, não vem do latim, de onde se derivou o português - língua falada em Portugal e alguns outros poucos países, e bem diferente, da aberração da língua mãe, que aqui tartamudeamos - Pesquisa, é um substantivo feminino, que vem do Espanhol e significa:
- Ato ou efeito de pesquisar.
- Indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade; investigação, inquirição.
- Investigação e estudo, minudentes (minuciosos) e sistemáticos, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento.
O termo Pesquisa é muito abrangente posto que podemos ter:
Pesquisa de campo, Pesquisa de mercado, Pesquisa de motivação, Pesquisa e desenvolvimento, Pesquisa operacional, Pesquisa de opinião, etc.
Por este simples motivo, nós que fazemos a imprensa falada, optamos pelo termo Enquête, que também é um substantivo feminino absorvido da língua francesa (Enqueté) e que tem um significado mais preciso em relação à investigação feita por nós. Segundo o Aurélio, Enquête é uma Pesquisa ou investigação metódica, baseada em testemunhos, opiniões, etc., sobre determinado assunto, geralmente organizada pelos meios de comunicação.
No programa da quinta-feira passada, procuramos saber como os itaporanguense julgavam o governo do Sr. Cássio da Cunha Lima e o Sr. Luís Inácio Lula da Silva, atribuindo-Ihes notas de zero a 10. Em momento algum pedimos para que dessem nota ao programa, a nossa pesquisa de opinião ou a qualquer dos apresentadores.
Desculpe-me meu caro mentor, mais o programa sempre é enriquecido com o julgamento de pessoas que têm opinião formada a respeito do que se está sendo pesquisado e às vezes até acrescentam comentários esclarecedores sobre o tema. Concordamos plenamente que: “Mestre é aquele que sempre busca aprender mais”.
***
Para Refletir
- Ladrão que rouba ladrão vive no Distrito Federal.
- Adoro as rosas, mas prefiro as trepadeiras.
- As mulheres perdidas são as mais procuradas.
- Como é difícil se livrar de uma mulher fácil.
- Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda a sofrer em Paris.
- Mais vale chegar atrasado neste mundo, do que adiantado no outro.
- Enquanto não encontro a mulher certa... Me divirto com as erradas.
- LULA é o meu pastor... Por isso eu estou pastando.
- Não roube, o governo detesta concorrência.
- No teatro do poder, todos são formados em artes cínicas. Herrar é umano.
Do livro: Agnaro Pati
0 comentários:
Postar um comentário