Sinval Mendonça Pinto candidatou-se e venceu a campanha política derrotando o ex-deputado Praxedes da Silva Pitanga, com o apoio do deputado Balduíno Minervino de Carvalho, sendo o seu vice o comerciante Paulo Costa. O seu mandato durou seis anos, já que foi prorrogado por mais um, estendendo-se de 1964 a 1969. As suas principais realizações foram a construção de mais de 30 mil metros quadrados de calçamento, aquisição de um trator e carroções para o transporte de lixo, manutenção do sistema de abastecimento d’água (que era administrado pelo município), manutenção do serviço de energia elétrica (também sob responsabilidade da Prefeitura), doação de terreno a Cehap no Alto Santo Antônio, para a construção de casas para os mais carentes, doação de uma ambulância ao Lions Clube de Itaporanga, doação de terreno ao DNOCS, além da manutenção de assistência aos mais pobres.
A sua época a Câmara Municipal de Itaporanga tinha a seguinte composição: Ademar Soares, Djaci Sinfrônio da Silva, Edval Figueiredo, Francisco Assis Firmino, Felinto Saturnino da Silva, José Zú Figueiredo, José Manoel de Souza, João Inácio de Araújo Neves e Valdomiro Araújo Lima. Sinval Mendonça tinha três auxiliares diretamente ligados ao seu gabinete: Aurea Gomes Nunes (Tesoureira), José Augusto de Carvalho (Secretário-Geral) e Antônio Pereira Alves (Finanças).
Sinval Mendonça chegou a Itaporanga na década de 50, pois era natural de Bananeiras, no Brejo Paraibano, onde nasceu no dia 03 de dezembro de 1924 e veio para nossa cidade trabalhar na Sambra. Aqui casou-se com Maria Valdenir Pinto Mendonça com quem teve os seguintes filhos: Maria do Carmo, Onildo e Homero. Sinval adotou Itaporanga como sua terra e dela nunca mais se afastou. Exerceu inúmeros outros cargos de relevância no município. Faleceu aos 73 anos de idade, no dia 27 de agosto de 1998.
0 comentários:
Postar um comentário