quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Personalidades que construíram Itaporanga – José Barros


Com o final do governo de Getúlio Vargas e, consequentemente, redemocratização do país, quando aconteceram eleições em todos os níveis, José Barros Sobrinho tomou-se o primeiro prefeito após o período ditatorial, concorrendo pela legenda do Partido Liberal. Ele governou o município de 30 de novembro de 1947 até o dia 30 novembro de 1951. Filho de Rosendo Barros da Silva e Francisca Barros da Silva, José Barros nasceu no dia 12 de janeiro de 1914 sítio Barra de Otis, pertencente ao então distrito de Diamante. Casado com Marina Vieira Barros teve quatro filhos: Manoel Marleno, Jeová, Luiz e Alberto Barros da Silva. 

Apesar de óo ter cursado o primário, José Barros era um homem intelectualmente preparado, tanto que chegou a lecionar escola do Professor Neves, um dos muitos educandários existentes em Itaporanga na primeira metade do século. Como prefeito procurou sempre atender as necessidades povo e melhorar os aspectos urbanísticos da cidade. Foi ele quem iniciou os preparativos para o início do calçamento da Avenida Getúlio Vargas, e as escavações pare a construção do antigo mercado público e o Hospital “José Gomes da Silva”. Ele também promoveu a conservação das estradas ligando a sede a sede aos vários distritos do município e patrocinou a abertura de vários grupos escolares. 

Militante político de todas as horas, José Barros foi nomeado tabelião e escrivão do Primeiro Cartório de Notas da Comarca de Itaporanga, no dia 08 de fevereiro de 1963. No dia 15 de novembro de 1972 foi eleito vice-prefeito de Itaporanga na chapa encabeçada por Sinval Pinto Brandão, sendo empossado no dia 31 de janeiro de 1973. Ele faleceu no dia 25 de novembro daquele mesmo ano. Em reconhecimento a tudo que representou, José Barros foi homenageado pelo município com a colocação do seu nome na artéria que morou, a antiga Rua Santa Terezinha, e no Estádio Municipal

Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More