sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Até quando, conterrâneos(as)?

A morte é um fato natural com que aprendemos a conviver, mas é um ato da natureza que insistimos em não aceitá-lo.

A separação, que a morte provoca, dói e dói muito, porém o quê dói mais é vermos nossos entes queridos, vítimas de tragédias, serem levados, pela Polícia, para se submeter, em Campina Grande ou João Pessoa, a um exame cadavérico, a fim de se descobrir a “causa mortis”, tudo isto, porque, em Itaporanga e, até mesmo, na região do Vale do Piancó, não existe um Instituto de Medicina Legal-IML ou peritos credenciados para tal missão.

Não seria mais fácil e menos constrangedor, o Estado contratar Médicos/Peritos para o Hospital Regional de Itaporanga, já que não tem demonstrado interesse em instalar um IML ou, no mínimo, disponibilizar um veículo apropriado para o transporte dos cadáveres?

Isso, o Estado não fez, até agora, apesar dos apelos, já feitos, pelo Vereador Dr. José Valeriano da Fonseca e endossados, pelos demais Vereadores. Isso, o Estado, com certeza, não vai fazer, porque o eco dos pedidos dos Vereadores itaporanguenses não tem sido suficiente, para tocar a sensibilidade dos dirigentes maiores do Estado e Itaporanga, infelizmente, não dispõe de uma representação política, que tenha a força capaz de exigir uma ação positiva e o poder de persuadir nossos governantes.

O quê custa, para o Estado, instalar, em Itaporanga, um IML? Se nós tivéssemos um Deputado Estadual e um Federal, filhos de Itaporanga ou da Região, votados e eleitos, somente, com os votos das cidades do Vale do Piancó, será que as famílias itaporanguenses estariam passando pelo constrangimento de não saber o dia nem a hora de poderem conduzir seus entes até a sua última morada? Será que as famílias, sobretudo, as mais pobres, estariam passando por essa dor de ter que velar seus entes, na Capela(dependência) do Cemitério, devido ao avançado estado de decomposição do cadáver?

Pensemos nisso, conterrâneos(as) e não permitamos, neste ano de eleições, que Itaporanga continue neste estado de inação, de regresso e nas mãos de “políticos paraquedistas”, que descem, no nosso solo, pegam os votos de que precisam e desaparecem, para voltar, somente, depois de quatro anos.

Já que não temos representação política, nos âmbitos estadual e federal, conclamamos os(as) companheiros(as) internautas, blogueiros(as) e os representantes da Sociedade itaporanguense, para que, cada um, faça a sua parte, enviando e-mail, comentando e reivindicando, nos seus blogs, pois, assim, quem sabe se os responsáveis pela administração do Estado não se sensibilizem e resolvam instalar, em Itaporanga, um Instituto de Medicina Legal-IML, para tornar a dor de quem perde um ente querido menos dolorida?!

Alguém precisa fazer alguma coisa, para já. Como está, não dá. Os nossos mortos merecem respeito e precisam descansar em paz.

Até breve.

Materia do Site: www.demircabral.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More