sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Moradores rebatizam rua para protestar contra esgoto estourado há um mês

Moradores revoltados com esgoto que corre por toda a extensão da rua.


Sufocados pela lama e o mau cheiro provenientes de um esgoto estourado há um mês, os moradores da Rua Francisco Guimarães decidiram rebatizar a rua (foto) com um desabafo. “Depois de tantas solicitações à Prefeitura de Itaporanga e nenhuma providência, alguma coisa tinha que ser feita”, disse um morador.

A Francisco Guimarães é uma rua central e cruza a Balduino de Carvalho, onde fica o Tribunal Regional do Trabalho e que também está prejudicada.

Conforme o escritório local da Cagepa, em contato com a reportagem da Folha, o esgoto é, na verdade, um sistema de galerias para escoar água da chuva, mas também recebe dejetos e é de responsabilidade da Prefeitura, que já solicitou apoio da Companhia para desentupir a galeria. 

Apesar de aparentar ser uma cidade bem cuidada no ponto de vista sanitário, Itaporanga tem graves problemas sanitários: um deles é o canal Xique-Xique, considerado o maior esgoto a céu aberto da região e que também está tomado por entulhos, o que compromete o escoamento da água e esgotos gerados nas artérias urbanas, inclusive na Francisco Guimarães.


Para o canal convergem a maior parte da água e esgotos da zona urbana de Itaporanga. Há um ano e meio, moradores da Balduino de Carvalho, Marta Batista e Antônio Salviano encaminharam abaixo-assinado à Prefeitura pedindo o desentupimento do canal, que está completamente sedimentado, para evitar alagamento de suas residências no período de chuvas, mas o problema não foi resolvido.

Publicado no Folha do Vale em 15-03-2011

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More