terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Afiando a Lingua


Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida ou transmitida, sejam quais forem os meios empregados: eletrônicos, mecânicos, fotográficos ou quaisquer outros, sem a autorização prévia, por escrito, do autor.


Direção Editorial
Stellio Mendes

Assessoria Pedagógica
Carla Teíde Mendes

Capa
Ronnie Kerlle

Editoração Eletrônica
Lidiane Cavalcanti


A663a

Araújo Filho, Ivo Teixeira de

           Afiando a língua: o Português do cotidiano.! Ivo Teixeira de Araújo
Filho, Ilustrações de Cada Teide Mendes. - Fortaleza: Editora Littere, 2014.

           84p.: II

           ISBN: 978-85616l3-70-9
           
           1. Língua portuguesa. 2. Educação - Politicas- Públicas. I. Título

CDD469


A comunicação, a informação, a tecnologia como partes indissociáveis das paisagens contemporâneas têm favorecido a manifestação dos discursos em suas inúmeras características. Certamente a diversidade discursiva converge para as possibilidades de escolhas e de um público definido, afinal, as linguagens estão por todos os lados.

O Professor Ivo tem seu público definido a tempo. Seu discurso, sua forma de lidar com as juventudes, seu fino humor, sua articulada forma de traduzir as informações formais (gramaticais) e informais para uma linguagem acessível aos estudantes da educação básica reforçam duas ideias, uma de ordem mais exógena e outra endógena: 
  1. O professor pode se utilizar de todos os recursos midiáticos disponíveis, mas não tem garantia de sucesso.
  2. O carisma de ser professor não é adquirido, é nato. 

Então, querido amigo professor Ivo, tens a maestria, a sabedoria que facilita o uso das palavras, o domínio equilibrado da Inteligência prática, a liderança que faz com que a juventude queira te escutar. Essas características me levam a crer que você nasceu professor, logo todo este teu carisma é nato. 

Tuas palavras, tuas ideias, teu discurso compilados nestas páginas apenas materializam o ser (v) Ivo = ser vivo. Não tenho dúvida do sucesso. 
Receba meu reconhecimento e carinho. 

Pofª Izandra Falcão

Afiar a língua para quê? A toda hora essa flor do Lácio insiste em pregar peças e somos tomados de interrogações. Transformamo-nos em sujeitos estranhos, estrangeiros de nosso próprio idioma. Calar é a solução? Óbvio que não. Melhor é lhe dar justeza e momento certo para o uso e a língua, enfim, se torna grande parceira. A obra do professor Ivo Filho transforma-se, dessa forma, em companhia agradável e necessária para os momentos mais difíceis. 

Vinícius Camêlo, professor de Literatura. 

Que língua é essa, tão linda, que vai por tantos caminhos, repletos de curvas, meandros, e são muitas, como só uma poderia ser? 
Essa língua é a nossa, é pátria, é berço e canção. Às vezes, trava, engana e complica, mas chega o poeta, que afiando a língua, revela a menina e espanta o bicho papão. 

Lupércio Filho é educador, escritor e artista. 

Não há quem não tenha dúvidas sobre o significado de determinadas expressões do português, nem vez por outra não derrape em questões gramaticais. Geralmente se escrevem livros para esclarecer um ou outro desses dorninios Ivo Filho resolveu abordar os dois neste “Afiando a língua”, em que associa o talento de professor com inquietação do pesquisador que traz dentro de si.

O resultado é uma mistura saborosa, que tanto esclarece fatos do idioma quanto alimenta a curiosidade do leitor. A cada passo Ivo Filho nos surpreende com a variedade dos tópicos abordados, que vão da palavra mais longa da língua portuguesa à explicação dos nomes que designam os meses do ano. De permeio, um tira-dúvidas gramatical de grande utilidade para os que, na escola ou no trabalho, lidam com o idioma e não querem sair do tom. 

Chico Viana, professor de Língua Portuguesa - UFPB. 

A experiência no magistério o faz transitar com desenvoltura no terreno sempre íngreme e movediço da gramática. Refiro-me ao Prof. Ivo Filho, cujo livro “Afiando a Língua”, certamente, será de extrema valia - e de consulta obrigatória - para docentes, discentes e para o público em geral. 

Sérgio de Castro Pinto, poeta e professor no curso de Letras, na UFPB. 

Professor, o primeiro sentimento que me tomou ao ler sua obra foi o orgulho. Orgulho pela capacidade e iniciativa do conterrâneo em produzir contributo tão importante à boa escrita da língua nossa, nossa principal identidade como nação. 

O livro Afiando a Língua é uma rica e relevante fonte de pesquisa e de conhecimento sobre o nosso idioma. A obra tem uma proposta didática, mas sua escrita é leve e atrativa. Explica, desvenda, esclarece os embaraços do português de forma bem humorada e de fácil compreensão. 

Além do ensinamento sobre a escrita de expressões do cotidiano, o livro conta as origens e história de muitos termos que tanto utilizamos sem, no entanto, atentarmos para as circunstâncias e o tempo em que nasceram. 

A obra alvorece ainda mais sua brilhante carreira de professor de Português. Muito além das salas de aula, suas lições agora ganham o mundo e alcançam a posteridade. 

Sousa Neto - Jornalista 
Itaporanga, tarde de abril de 2014.

Conheci Ivo Filho já com a língua afiada. Desde a Casa do estudante (Rua da Areia), já se percebia um espírito inquieto, irônico e contestador. O jovem estudante defendia, com veemência, os interesses de adolescentes sertanejos que vinham tentar a sorte na capital, com tal empenho e dedicação que já o tornava um estudante diferenciado. 

A língua foi ficando cada vez mais amolada, expandindo horizontes, causando reflexões entre os docentes, discentes e incomodando os acomodados. Através de um estilo extremamente singular (pessoal e profissional), Ivo desperta o riso, sem perder o compromisso com as questões político-sociais. É exatamente esse engajamento que aparece em Língua Afiada: um livro didático, sem ser chato; provoca o riso, sem ser cômico; ilustra, sem ser meramente decorativo; informa, sem ser monótono. 

Ivo Filho, através de sua linguagem lúdica e direta, credencia-se como um autor compromissado com o seu tempo e com o seu ofício. Somente alguém que está em contato com o público jovem, diariamente, e conhece a realidade como poucos, poderia nos presentear com uma obra tão significativa para o processo de ensino-aprendizagem. Só tenho a agradecer a satisfação que tive ao folhear uma obra tão rica. Parabéns! 

Gilvamarque é professor de Literatura, licenciado em Letras pela UFPB e especialista em Educação pela UEPB. 

Poderia ser apenas uma cartilha, mas o que esperar de algo escrito por Ivo? Certamente, uma leitura que vai além do aprendizado das regras da nossa língua; Ivo poeta, Ivo professor, Ivo, um observador crítico e cheio de humor sobre as coisas simples da vida. O resultado é Afiando a Língua, um livro para enriquecer o nosso conhecimento, para nos tornar “afiados”, ainda que esta nem seja a maior intenção, para nos levar a um aprendizado com sabor, construindo um conhecimento cheio de significados, de sentidos, de relações com as situações do dia a dia. Este é o grande desafio daqueles que são, de fato, educadores, conseguir transformar o que parece técnico em algo real, e, nisso, o autor é mestre, e é com maestria que, diante dos alunos, nos encanta com a arte de falar, de escrever, de recitar, de ensinar, de aprender. Afiando a Língua é um livro cheio de vida, é um livro cheio de Ivo. 

Andréia Outra Escarião é Pedagoga, Psicóloga, Mestre em Educação, Professora da Universidade Federal da Paraíba, no Centro de Educação. Ex-aluna do autor, amiga e admiradora do professor-poeta. 

A chaira utilizada com a finalidade de moldar de forma a ser bem usada a linguagem com a qual usualmente convivemos no dia a dia. 

A busca de ensinar/aprender sem a preocupação lacônica de seguir a regra pelas regras e se perder num emaranhado de exceções. 

O Afiando a Língua usa como pedra de amolar o simples, o direto, aquilo que necessitamos para melhor domínio do que queiramos dizer. 

A proposta do livro é, tão somente, mostrar ao leitor que podemos aprender a Língua Portuguesa sem nos preocuparmos com o areal movediço que a circunda e, onde, geralmente nos afundamos. 

E esta obra consegue esse intento. 

O livro se propõe somente a desmistificar o “ser difícil” que amedronta a absoluta maioria dos que necessitam dominar o nosso idioma pátrio. 

O que amedrontava antes se faz, muitas vezes, engraçado; o que parecia inacessível fica próximo de cada um de nós; o que julgávamos incompreensível fica simples. 

E que cada um dos que tenha a sorte de cruzar com esta obra a aproveite da melhor maneira possível, fazendo, dela, um uso adequado para 

afiar o cutelo das dificuldades linguísticas, moldando as espadas das sintaxes sem fim, afiando a contento os bisturis das enfadonhas regras gramaticais e os estiletes das regras atormentadas pelas inúmeras exceções. 

Ildefonso Teixeira de Araújo - poeta 

Sinto orgulho em saber e ver que o amigo Ivo Filho, através não só das letras, mas, principalmente, da vivência, torna este manual tão agradável. 

Só um poeta de seu porte tem o dom de tornar a nossa língua deliciosa. Este material (prefiro chamar manual) vem para nos tirar dúvidas, através de uma forma simplificada, de expressões e palavras que nos maltratam tanto. 

Parabéns, amigo! Vejo que acertei em confiar plenamente em você. 

Socorro Arruda, professora de Língua Portuguesa. 


O autor

Ivo Teixeira de Araújo Filho é natural de Itaporanga - PB. Em 1992, prestou concurso para a Escola Técnica Federal da Paraíba (CEFET-IF). Aprovado para o curso de Estradas, começa a construir todo o seu caminho na Capital. 

Em 1994, torna-se Diretor de Imprensa do Grêmio Estudantil da Escola e presidente da Casa do Estudante, onde morou durante quatro anos. Em 1996, é aprovado para curso de Letras, na UFPB, e começa a progredir na arte de lecionar Língua Portuguesa. Ganha, em 1998, com o poema “Ideias de um Visionário”, o FESERP (Festival Sertanejo de Poesia), considerado o maior concurso de poesia do Nordeste. 

Em 2004, publica o seu primeiro livro de poema: “Versos que cortam”. Em 2011, com o poema “Chico Não Vai Passar”, obtém classificação no Concurso Novos Poetas, realizado pela Videira Editora. O poema foi publicado numa coletânea e registrado na Biblioteca Nacional. Em 2012, lança o seu segundo livro de poesia: “Versos Inversos”. Tem crônicas publicadas em alguns jornais e revistas. 

Ivo Filho leciona Língua Portuguesa, há 18 anos. É licenciado em Letras pela UFPB e especialista em Fundamentos da Educação - Práticas Interdisciplinares - pela UEPB. 
Dedicatoria
Aos meus pais e irmãos.Às minhas filhas.Aos amigos.A Minha namorada e família.Aos colegas de profissão.Ao nosso precioso idioma

Do Livro: Afiando a lingua

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More