segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

"O Diário" de Mogi homenageia Luiz França



A história de um itaporanguense contada em um dos grandes carnavais de São Paulo

.
A história de vida do itaporanguense Luiz França de Melo é uma saga. Um drama de muitos capítulos fantásticos quanto comoventes. Um exemplo de superação e vitória. Hoje, aos 80 anos, realizado e feliz, ele ainda se pergunta como conseguiu ultrapassar tantas dificuldades, a começar pelo fato de seu próprio nascimento.

Luiz França, que há mais de meio século mora em Mogi da Cruzes, cidade da Grande São Paulo, para onde migrou em busca de uma vida melhor, é filho de uma mulher solteira e negra. Pobre e alvo do preconceito social da Itaporanga dos anos 20, Maria Vitalina foi expulsa de casa em virtude da gravidez, mas não abandonou o filho, também não o viu crescer: ela morreu em 1928 vítima de uma febre, chamada à época de paratifo, que atingiu o município e matou dezenas de pessoas. O menino ficou com apenas seis meses e foi adotado pelo senhor Marcelino, patriarca da família Diniz.

Luiz também não conheceu o pai. Foi criado em Itaporanga e aqui se casou, mas decidiu deixar a terra depois do nascimento do seu segundo filho. Sonhava com dias melhores para sua família, e no dia oito de dezembro de 1955, colocou a mulher Sebastiana e os dois filhos pequenos, Geralda Maria e Raimundo Nonato, dentro de um pau-de-arara e rumou para São Paulo.

A viagem demorou duas semanas e foi marcada por muito sofrimento. Drama pior ainda experimentou quando pôs os pés na capital paulista: sem dinheiro, sem abrigo, sem documento e carregando uma família aflita e faminta. Sua esperança era uma recomendação e um endereço que trazia da Paraíba. Por indicação de um político regional chamado Nelson Ribeiro, França deveria procurar um homem conhecido por Enoque, chefe de segurança da empresa Sufungi, na Lapa. Venceu a cidade grande à pé, mas chegou ao seu destino e as coisas começaram a mudar.

Trabalhou como fundidor na empresa e dois anos depois mudou-se para Mogi, onde teve como atividade profissional o polimento, até a aposentadoria.

São Paulo lhe deu uma vida melhor, mais quatro filhos e outros presentes: o carnaval foi um deles. “Minha paixão pelo carnaval começou quando eu ainda era menino em Itaporanga. Eu via aqueles blocos carnavalescos desfilando pela cidade, então eu me infiltrava no meio do pessoal e era uma felicidade, e quando eu cheguei aqui em Mogi comecei a me entrosar com o pessoal que fazia o carnaval daqui e até hoje participo”, contou Luiz França durante contato com a reportagem da Folha por telefone. E é o carnaval que vai narrar ao mundo toda a história e trajetória do paraibano de Itaporanga, saga que ao mesmo tempo é o enredo de vida de milhares de outros nordestinos.

No sábado, 21 de fevereiro, a escola Unidos do Sales, criada por outro itaporanguense, cunhado do homenageado, uma das dez do 2º grupo do carnaval de Mogi, vai contar a história de um operário de vitórias: Samba no Pé, Sertão no Sangue e Mogi no Coração é o enredo que vai sacudir o centro da cidade.

Nos três carros alegóricos da escola vão predominar símbolos da cultura nordestina e três bandeiras especiais para o homenageado: Itaporanga, Paraíba e Mogi. “O que eu lamento é que nossa terra vai ser homenageada, e, até o momento, eu não recebi nenhuma atenção das autoridades daí de Itaporanga”, diz revoltado Luiz. Há cinco anos, ele não visita a cidade, mas pretende visitá-la brevemente.

Luiz França é figura bem conhecida e respeitada em Mogi. É destaque constante na imprensa local, especialmente pelo seu amor à festa carnavalesca. Há 51 anos, o itaporanguense participa do carnaval de Mogi.

folha do vale

Observações do Blog:

A Bandeira de Itaporanga, foi doada pelo prefeito Antonio Porcino e a da Paraíba foi oferta de Joaquim Diniz e Mará.

O G.R.E.S Unidos de Sales, Escola que vai homenagear Luiz França foi Fundada por Sales, o também itaporanguense irmão de Luizinha de Chicó.

Xavier é o autor do Samba Enredo:

G.R.E.S. UNIDOS DO SALES
CARNAVAL-2009

Unidos do Sales hoje vem sambar
Vestindo azul e branco homenagear
Este cidadao do nosso Samba
8aluarte, gente bamba ... vOU cantar

"Luiz França" em Itaporanga sua cidade natal
Trabalhou na terra, com fé e esperança
Mas aprendeu amar Carnaval

É alegria, é paixão ... venha pra ver que legal
Esse grande cidadão, hoje é papel principal

Mas o menino, seguiu seu destino
Partiu ... Decidido escolheu
Da Paraiba a Sao Paulo
Com muito trabalho lutou e venceu
E na mesma trilha, trazendo a família
Um dia chegou por aqui
Realizando um sonho foi brincar no Carnaval
E esereveu sua história em Mogi

Quem não se lembra do Ki-Frio, da Manélinha
Não viu a Estre!a do Sul venha pra ver...
Vem reviver Mocidade Comercialina
Lá vem a Niktg tão bonita pra vencer!

O meu santo é forte, meu canto é de fé
É Sertão no samgue, é Samba no pé
A tua vida na avenida é emoção
Porque traz Mogi no coração

Mas hoje...
Publicado pelo Portal do Vale em fevereiro de 2009

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More