terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Personalidades que construíram Itaporanga – Hormisda Teodulo


Nomeado pelo governador do estado com a missão de administrar provisoriamente o município e fazer o elo entre o regime ditatorial e a democracia que chegava também aos municípios brasileiros com a eleição dos seus respectivos prefeitos. Hormisda Teodolo da Silva recebeu a Prefeitura de Marcolino Farias da Silva e a entregou a José Barros Sobrinho, num momento de singular importância para a vida política do país que, finalmente, encontrava os caminhos para a retomada da cidadania e, conseqüentemente, os meios necessários ao seu desenvolvimento integrado. 

Hormisda nasceu no dia 14 de setembro de 1897, na cidade de Itaporanga, e faleceu no dia 20 de setembro de 1968, em Campina Grande. Ao longo dos seus 71 anos de existência, foi comerciante em Piancó, entre os anos de 1926 e 1930, gozando de muito prestigio nos meios políticos e sociais do município, representado pelo padre Aristides e a família Leite, de grande influência na região. 

No início da década de 30, quando novos ventos sopravam sobre o município, ele retomava a sua terra natal e, aliado de Praxedes da Silva Pitanga, passa a ser um espécie de articulador político cuidando de aparar arestas e promover acordos em benefício do progresso e da paz entre as muitas famílias do lugar, e do desenvolvimento das comunidades itaporanguenses. Apesar da brevidade de sua administração, ela caracterizou-se pela preocupação com o bem estar da população, especialmente os mais humildes e carentes. Durante muitos anos exerceu o cargo de tabelião público, aposentando-se no dia 10 de outubro de 1959, quando foi substituído pela sobrinha Maria Ivete Fonseca, ainda em atividade. 

Hormisda Teodulo deixou para seus familiares e conterrâneos um exemplo de vida honesta e progressiva, destacando-se pela contribuição para o desenvolvimento inicial de Itaporanga, com coragem e justiça, legado que foi seguido pelas novas gerações. 

Revista "Itaporanga, 144 anos de história

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More