quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

FEBEAPA 2002


Começou no último dia 20 e se estenderá até o dia 03 de setembro a mais nova versão do Festival de Besteira que Assola o País, ou como é dito oficialmente, a Propaganda Eleitoral Gratuita. (um nome que não faz jus a coisa). De propaganda pouco se aproveita, já que os candidatos apresentam poucas propostas e a maioria delas, mera utopia. 

Os candidatos a Presidente que estão nos primeiros quatro lugares deverão ter uma acirrada troca de insultos durante o período. Vejam que logo nos primeiros dias, assistimos o candidato oficial do governo partindo pro ataque ao seu principal concorrente Ciro Gomes. 

De gratuita, é bom lembrar, já que pouca gente sabe; não tem nada. Os partidos e candidatos nada pagam; certo? Mas as emissoras, principalmente as de televisão, vivem de propaganda e não seriam tão boazinhas para deixarem de faturar durante cinqüenta minutos, só no horário nobre. A propaganda Eleitoral Gratuita é paga sim e adivinhem para quem sobra a conta? Certo! É para nós; pobres contribuintes. 

Para quem não tem o que fazer e quer matar o tempo, vale a pena assistir. As promessas de todos eles, que parecem ter uma varinha de condão e que num passe de mágica irão transformar o Brasil e fazer em quatro anos o que deixou de ser feito em quatro séculos essas já são nossas conhecidas. 

O candidato do PCO, que deseja um Brasil só para trabalhadores, (somente empregados, nada de patrão) quando eleito, irá elevar o salário mínimo para R$1.500,000,00. É uma boa proposta e já que não se tem patrão, ninguém deve se preocupar em pagar tão digno salário. 

O grande ministro Serra, irá criar oito milhões de empregos, proposta melhor não há. Melhor ainda seria juntarmos estes dois mágicos fenomenais que fazem o próprio Mister M babar de inveja e qualquer um simples mortal poderia fazer os cálculos: Só os salários dos novos trabalhadores custaria a bagatela de R$12.000.000.000,00 (doze bilhões de reais), uma quantia ínfima, para um país que está com a economia de vento em popa e dinheiro sobrando em caixa. 

No pouco tempo de que dispõe, o presidenciável do PSTU, apresenta, como um velho LP enganchado, suas duas espetaculares propostas: Fora O FMI e NÃO A ALCA. Ele deveria dizer ao menos, já que poucos sabem o que é a ALCA. Vale também lembrar que embora ele e o candidato do pior progama e que só se deve votar em trabalhador e metem o pau inclusive em Lula, que é do Partido dos Trabalhadores. 

O Senhor Garotinho (será que escrevi certo?, como um garotinho pode ser chamado de senhor?), por ser Evangélico acha que é um homem perfeito, será que depois da raça Ariana os evangélicos serão a próxima raça pura da humanidade? Creio que não! Pelo menos não é para onde os fatos apontam. A Rede Globo de Televisão mostrou na quinta-feira passada, com provas documentais; as mentiras deslavadas do candidato quando era então governador do Rio de Janeiro. 

E os nossos conterrâneos, os Nordestinos. Ciro ou Lula? Pelo andar da carruagem, agora chegou a vez do Nordeste. Desta eleição, , com certeza sairá um destes “cabras como presidente. Se você amigo leitor, ainda não tem candidato ou ainda não se decidiu, procure ver as propostas de todos os candidatos. Veja se as suas promessas têm algum fundamento. Olhe não só o presente e o que eles dizem que farão no futuro, procure se inteirar sobre o que eles fizeram, se é que fizeram algo, no passado. 

Deixando de lado os presidenciáveis, vamos aos candidatos 

do nosso estado. O Governador vive em briga constante com números e com o Ibope, chegando a ponto de utilizar um avião para divulgar uma falsa pesquisa que à noite foi desmentida pelo referido instituto. O Sr Cássio da Cunha Lima, não sei se por estar em confortável posição, deixa de comparecer aos debates e de denunciar no seu programa as denúncias contra o ex-governador Zé Maranhão, não sei se por medo ou por não querer baixar o nível da campanha. 

Restando ao candidato do PT, cuja propaganda prega a lisura do partido (mas não é isto que vemos, onde o PT conseguiu ser governo), ser um franco atirador. Eu deveria ter dito apenas, atirador; pois franco ele não pode ser tanto, já que o PMDB a nível estadual apóia o seu presidente e em Campina Grande, a prefeita do PT tem que defender o candidato do PSDB Cássio. 

Mais a melhor parte do Guia eleitoral, é quando aparecem os candidatos a Deputado Federal, Estadual e Senador - Ela é sempre recheada de humor principalmente quando o candidato é de um pequeno partido. Temos candidatos que não seriam eleitos como vereador de uma pequena cidade e, no entanto se candidatam a Deputado Federal ou Senador. É sem sombra de dúvidas, um dos melhores programas humorísticos da televisão brasileira na atualidade. A Globo deveria aproveitar alguns destes artistas, para melhorar o seu quadro de humoristas, que atualmente anda meio parado! 

Assistam aos programas eleitorais e tentem encontrar um candidato que seja digno do seu voto. Em última hipótese, escolha os menos ruins, pois, do seu voto dependerá as mudanças que tanto desejamos para à Paraíba, quanto para o Brasil! Na eleição você não deve se omitir e se acovardar votando nulo ou em branco, faça valer aquele velho ditado: “Dos males, o menor”. 

***


O “X” DA QUESTÃO

Para mim ainda não ficou muito clara a expressão acima. Por mais que me esforce não consigo ver o “x”, na palavra questão. Bem, mais vamos ao que interessa. 

O Prefeito “constitucional” de Itaporanga, no uso de suas atribuições e fazendo cumprir um Acórdão do Tribunal de Contas do Estado demitiu 143 funcionários que, segundo o referido Tribunal, estavam em situação irregular. Foi uma medida dura. Will fez isto de coração partido, e eu digo isto porque neste pouco tempo de convivência que temos, aprendi a admirar a pessoa humana que existe neste homem público de caráter e reputação ilibada pouco comum aos políticos atuais. Quem em sã consciência, as vésperas de uma eleição e tendo um genro como candidato, iria demitir alguém a não ser que fosse obrigado. 

Mas, como em Itaporanga tudo o que acontece de ruim, a culpa é do prefeito, o fato chegou às raias do ridículo: Incentivadas pelo programa Rádio Vivo, muitas pessoas de várias facções deram sua versão ou opinião sobre o acontecido, e a querela findou em ataques morais e até agressões físicas. Uma vergonha! A baixaria foi tão grande que quem assistiu deve ter se lembrado do “Programa do Ratinho” em seus tempos áureos. 

O Prefeito agiu de forma correta, pois decisão judicial não se discute, cumpre-se! 


Mas como sempre a culpa é do governo, transcrevo a seguir, um artigo que me foi enviado por minha amiga Derlene... 

O PREFEITO SEMPRE É A VÍTIMA


Se amigo de todos, é um demagogo. 
Se não procura os amigos, virou mascarado. 
Se adota decisões rápidas, é um irresponsável. 
Se tem planos de obras e de trabalho, é um indeciso. 
Se segue às leis, é frio e indiferente. 
Se não as usa, quer estar acima delas. 
Se segue o protocolo, é exibido e burocrata. 
Se não usa, é porque quer ser inovador. 
Se chega cedo ao Gabinete, é ambicioso, que enricar. 
Se chega tarde é preguiçoso e quer moleza. 
Se tudo anda bem, ele não faz falta. 
Se as coisas vão mal, é porque ele não é de nada. 
Se realiza muito, é porque os outros o ajudam. 
Se faz pouco, é porque é incompetente. 
Se aceita colaboração, é porque não tem personalidade. 
Se não aceita, é porque é arrogante e quer ser o "tal". 
Se trabalha em equipe, é porque não tem idéias próprias. 
Se trabalha sozinho, além de egoísta não confia em ninguém. 
Se aceita comissões, é mais um ladrão do povo. 
Se não aceita, é mais um trouxa, um babaca. 
Se procura os auxiliares, quer se fazer de importante. 
Se não procura, quer ser o "tal" sozinho. 
Se comparece a atos públicos, é "bicão". 
Se não aparece, está convencido porque já foi eleito. 
Se é amigo dos funcionários, quer com eles fazer média. 
Se não é, é um arrogante que representa do povo. 
Se é religioso, quer se aproveitar até de Deus. 
Se não liga pra religião, é mais um ateu pra atrapalhar. 
Se é jovem, é muito inexperiente para aprender. 
Se é velho, é bananeira que já deu cacho. 
Se é magro, não sabe aproveitar das festas e banquetes. 
Se é gordo, gasta verbas em mordomias e esta comendo a Prefeitura. 
Se é bom orador, é porque pretende levar o povo na conversa. 
Se não sabe falar, nem pra mentir serve. 
Se não está na Prefeitura, foi veranear na Capital. 
Se vive na Prefeitura, é um incompetente que não sabe buscar verbas 
fora. 
Se é amigo de políticos, é mais um bajulador barato. 
Se não tem amigos políticos, é um “bola murcha” que nem adular sabe. 
Se.é educado com todos, só serve para isto. 
Se tem “pavio curto”, é um estressado. 
Se recebe muitos, quer enrolar a todos de uma vez. 
Se atende um por vez, faz mistério a prestação. 
Se é amigo do povo, é vulgar. 
Se não é popular, é arrogante que só queria o meu voto. 
Se seu carro é novo, esta aproveitando da ocasião. 
Se seu carro é velho e feio, não sabe nem ter bom gosto. 
Se andar bem vestido, deve estar roubando muito. 
Se andar de roupa simples, está desfazendo do cargo e do município. 
Se persegue adversário, é um cretino. 
Se não é perseguidor, é uma vaca, abriu as pernas. 
Se tem parentes na prefeitura, é um nepotista. 
Se não tem, não serve nem para arranjar emprego para os seus 
Se é amigo dos vereadores, é porque tem medo de perder o cargo. 
Se não é, é porque não tem diálogo e quer mesmo briga. 
O QUEFAZER? 
AO MENOS DEUS SABERÁ COMPREENDER! 
Pois, bem disse Tomaz Kempis “A glória dos homens de bem, está na sua consciência e não na boca alheia.” 

***

RESTA UM

Em uma de suas belas letras, o saudoso Raul Seixas diz: 
“Buliram” muito com o “praneta” 
O “praneta” como um cachorro eu vejo, 
S'ele num “guenta” mais as pulgas... 
Se livra delas no “saculejo”. 

O Vale do Piancó aos poucos está também se livrando das suas, pelas minhas contas resta apenas um dos homônimos, mas quem sabe, O FIM ESTÁ PRÓXIMO! 
Em tempo: Meus parabéns ao meu amigo Fábio Arruda.

DEU BURRO!

No primeiro turno destas eleições os adversários da Coligação Por Amor à Paraíba comparavam os candidatos: Wilson Braga, Cássio e Efrain com uma famosa fábula “O velho, o menino e o burro”. 

O velho, que estava cotado para a segunda vaga do senado, perdeu. A desculpa dos seus correligionários é dizer que ele foi traído pelo menino. Será? As pesquisa costumam errar, mas, os números não mentem. Winson Braga em seu reduto - o Vale do Piancó - venceu em apenas sete cidades contra nove de Zé maranhão e quatro de Efrain Morais. Veja os quadros abaixo: 



Em Conceição num universo de 14.365 votos a maioria de Braga sobre Efrain foi de 2.342 votos (15,61%) enquanto em Santa Luzia, num universo de 13.389 votos (menor que Conceição), Efrain teve sobre Braga uma maioria de 3.341 votos (24,95%). 


Na Paraíba num universo de 2.984.168 votos válidos a diferença foi de apenas 2.801 votos (0,10%) e o curioso é que, em Santa Inês, terra natal de Braga, Efrain ganhou dele com45 votos (1,31 %) a mais. Agora você pode tirar suas próprias conclusões. 

Com o resultados das urnas, Efrain, contente da vida, deve estar pensando que é melhor ser comparado ao “burro” de ter a alcunha de um outro animal do jogo do bicho. 
Enquanto o perdedor justifica, o vencedor comemora. 

Do livro: Agnaro Pati

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More