quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Personalidades que construíram Itaporanga – Vidal Gomes


Antônio Vidal Gomes, que assumiu a Prefeitura de Itaporanga nos primeiros anos da década de 40, nasceu no sítio Minador, filho de José Vidal Gomes e Francisca Barreiro Gomes, no dia 31 de outubro de 1910. Apaixonado por música, aos 15 anos já tocava na banda de sua cidade, primeiro “requinta” e depois clarinete. O primário fez na sua terra natal, onde também foi professor de música. Como maestro, fundou em 1958, a banda de Mamanguape, da qual foi seu primeiro diretor. 

Destemido, Antônio Vidal, antes de completar 20 anos, alistou-se como voluntário na Polícia Militar na Paraíba para servir à Revolução de 30. Terminado o Movimento, deixou os quadros da PM e retomou a Itaporanga. Como Prefeito cuidou de dar um novo aspecto a cidade, promovendo a melhoria das áreas comerciais e oferecendo melhores condições aos que trabalhavam pelo desenvolvimento da cidade. 

Ele foi ainda o responsável pela criação do Clube Recreativo “Zelai que é Vosso”, em Itaporanga e, com funcionário da Secretaria de Finanças do Estado, foi agente fiscal em Mamanguape e coletor em Areia. De 1956 a 1958 exerceu o cargo de adjunto da Secretaria de Interior e Justiça, cujo titular era o advogado José Mário Porto. 

Em 1958, já aposentado com agente fiscal, fundou a União dos Inativos da Paraíba, e naquele mesmo ano assumiu a Secretaria da Prefeitura Municipal de Areia, de cujo município também foi Interventor. Antônio Vidal Gomes foi casado em primeiro núpcias com a professora Julieta Maia e, em segunda, com a funcionária estadual Marlene Gadelha Galvão. Antônio Vidal Gomes faleceu no dia 04 de abril de 1961. 

Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More